A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS DISCIPLINA CARTOGRAFIA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Prof. Dr. Richarde Marques

2 POR QUE GEOPROCESSAMENTO ?
O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Esta tecnologia, denotada por Geoprocessamento, influencia de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional.

3 Definições O QUE É GEOPROCESSAMENTO?
É um sistema que realiza o tratamento computacional de dados geográficos. É um sistema automatizado de coleta, armazenamento, manipulação e saída de dados cartográficos. Geoprocessamento centra-se na geração da informação ambiental, potencializada através da geoinclusão. O Geoprocessamento usa dados já identificados e estruturados para gerar informação.

4 Definições O Geoprocessamento tem como objetivo resolver problemas complexos de planejamento e gestão que envolvem a realização de operações espaciais. O SIG permite conexões entre diferentes atividades, baseado em sua proximidade geográfica. De modo simplificado, um SIG combina diversos níveis de informação sobre um lugar fornecendo-lhe uma melhor compreensão sobre o mesmo.

5 Características Nos SIGs deve existir uma base de dados integrada, estes dados precisam estar georreferenciados e com controle de erro. Devem conter funções de análises destes dados que variem de álgebra cumulativa (operações tipo soma, subtração, multiplicação, divisão etc.) até álgebra não cumulativa (operações lógicas).

6 GEOPROCESSAMENTO Computadores e periféricos
GPS (Global Positioning System) Sistemas de Informação Geográfica Sensoriamento Remoto CAD (Computer Aided Design) Banco de Dados

7 Evolução da Tecnologia
Uso principal Ambiente Sistemas CAD, Cartografia Desenho de Mapas Projetos isolados Pacotes separados B. Dados, Imagens Análise Espacial Cliente-servidor Software integrado Sistemas Distribuídos Centro Dados Multi-servid., WWW Interoperabilidade 1a. geração 2a. geração 3a. geração ( ) ( ) (2000-?)

8 GEOPROCESSAMENTO OBJETIVOS
Produzir mapas temáticos de maneira rápida. Diminuir o custo de produção de mapas. Facilitar a utilização de mapas e o acesso digital. Permitir modelagem matemática e técnicas de geoestatística. Possibilitar a automação da atualização e revisão. Revolucionar a análise quali-quantitativa de dados espaciais.

9 ESPAÇO GEOGRÁFICO E INFORMAÇÃO ESPACIAL
A informação geográfica apresenta uma natureza dual: um dado geográfico possui uma localização geográfica (expressa como coordenadas em um espaço geográfico) e atributos descritivos (que representam as características de um objeto geográfico em um banco de dados).

10 RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE FENÔMENOS GEOGRÁFICOS
Correlação espacial Correlação temática Correlação temporal Correlação topológica

11 ALCANCE E LIMITAÇÕES DO GEOPROCESSAMENTO
Expressar relações espaciais e temporais complexas através de procedimentos lógico-matemáticos. O uso consistente de SIGs para estudos ambientais requer que duas pré-condições sejam satisfeitas: o domínio dos fundamentos teóricos de Geoprocessamento e uma metodologia de trabalho solidamente baseada.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google