A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termologia."— Transcrição da apresentação:

1 Termologia

2 Termologia É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com o calor e a temperatura.

3 Energia Interna Todos os corpos são constituídos por partículas que estão sempre em movimento. Esse movimento é denominado energia interna do corpo. O nível de energia interna do corpo depende da velocidade com que suas partículas se movimentam. Verifica-se que o estado de aquecimento influi no estado de agitação das partículas.

4 Conceitos importantes
Termometria - Estuda as medidas de temperaturas e os efeitos provocados pela sua variação. Temperatura - é a grandeza que mede o grau de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico. Calor - é a energia térmica que flui de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura.

5 Conceitos importantes
As partículas constituintes dos corpos estão em contínuo movimento. Entende-se temperatura, como sendo uma grandeza que mede a maior ou menor intensidade dessa agitação térmica. A quantidade que informa quão quente ou frio é um objeto em relação a algum padrão é chamada de temperatura.

6 Conceitos importantes
Frequentemente associamos o conceito de temperatura com o grau de quente ou de frio de um corpo que tocamos . A nossa pele é sensível à taxa de transferência de energia e não à temperatura do corpo . Se os corpos estiverem a temperaturas diferentes, a energia pode ser trocada entre eles.

7 Conceitos importantes
No equilíbrio térmico os corpos em contato térmico deixam de trocar energia. "Se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles estão em equilíbrio térmico entre si."

8 Termômetros É um aparelho que permite medir a temperatura dos corpos. Seu processo baseia-se no equilíbrio térmico. De um termômetro exige-se: sensibilidade, exatidão e comodidade. Termômetros industriais Termômetro clinico Termômetros para ambientes

9 Pontos fixos fundamentais
FUSÃO PONTO DE GELO - Ponto correspondente a temperatura do gelo que está se transformando em água. EBULIÇÃO PONTO DE VAPOR - Este ponto corresponde a temperatura da água que está se transformando em vapor sob pressão normal.

10 Escalas Termométricas
Escala Celsius Construída em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Dividiu-se o intervalo obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais, em que cada parte corresponde a uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C.

11 Escalas Termométricas
Escala Fahrenheit Foi construída, em 1727, pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, que adotou o valor para o ponto de fusão do gelo, 32 °F e para o ponto de vapor da água o valor 212 e cada parte recebeu o nome de grau Fahrenheit, cujo símbolo é °F.

12 Escalas Termométricas
Em países de clima frio, as temperaturas assumem, quase sempre, valores positivos na escala Fahrenheit, o que não é acompanhado pela graduação em Celsius. O zero Fahrenheit é -17,78 °C, portanto, poucas serão as situações em que serão apresentados valores negativos na previsão do tempo, o que facilita a compreensão de temperatura pelos habitantes de países de clima frio, principalmente para cálculos de amplitude térmica pelos mais humildes.

13 Escalas Termométricas
Escala Kelvin É a escala oficial do Sistema Internacional admitida para a temperatura termodinâmica, onde o valor correspondente ao gelo fundente é 273,15K e para o vapor d´água em ebulição é 373,15K. É também chamada de escala absoluta ou científica pois define como 0K (zero absoluto) a temperatura teórica em que as partículas que compõem um corpo estariam paralisadas.

14 Celsius Fahrenheit Kelvin

15 Escalas Termométricas

16 Escalas Termométricas
F T


Carregar ppt "Termologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google