A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORIGEM DA VIDA Capítulo 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORIGEM DA VIDA Capítulo 4."— Transcrição da apresentação:

1 A ORIGEM DA VIDA Capítulo 4

2 Ideia de que a vida poderia surgir da matéria sem vida é conhecida como Geração espontânea ou abiogênese

3 Teoria da geração espontânea ou abiogênese
Dizia que a vida poderia surgir da matéria sem vida. Jean Baptista Van Helmont, médico belga, elaborou uma receita para produzir ratos por geração espontânea: "... colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos..."

4 Teoria da geração espontânea ou abiogênese

5 Experimento de Redi Redi contestou a ideia da geração espontânea e elaborou um experimento para testar sua hipótese. Redi colocou carne em vários vidros. Deixou alguns abertos e cobriu os outros com um tecido fino, que permitia a entrada de ar.

6 Experimento de Redi

7 Experimento de Redi Resultado: Redi mostrou que as moscas surgiam de outras moscas, e não por geração espontânea. A moscas podiam entrar nos frascos abertos e depositar seus ovos sobre a carne e desses ovos saiam as larvas. Como as moscas não conseguiam entrar nos frascos cobertos pelo tecido, nesses frascos não havia moscas.

8 Experimento de Pasteur
Mesmo depois de Redi provar que as larvas provinham de ovos colocados por moscas adultas, muitas pessoas continuaram acreditando na ideia da geração espontânea com relação aos microrganismos. Pasteur realizou um experimento para demonstrar que os microrganismos surgiram, de microrganismos que estavam presentes no ar.

9 Experimento de Pasteur
Líquido estéril- sem microrganismos

10 Experimento de Pasteur
Pasteur ferveu caldo de carne em um balão de vidro com gargalo em forma de S. Quando o caldo de carne esfriou, o ar entrou no frasco pois o gargalo estava aberto, mas os microrganismos ficaram retidos na curva do gargalo e por isso não havia microrganismos no frasco. Pasteur quebrou o gargalo do frasco, e sem o gargalo os microrganismos do ar caíram no frasco e contaminaram o caldo.

11 Revisando o experimento de Pasteur

12 Experimento de Pasteur
Resultado: Pasteur provou que os microrganismos do ar contaminaram o caldo, e não haviam surgido surgido por geração espontânea.

13 Como tudo começou Há 4,6 bilhões de anos, quando o planeta havia acabado de se formar, devido o vulcanismo muito intenso, a temperatura da Terra era tão alta que impedia a vida. Cerca de 600 milhões de anos depois, a Terra foi gradativamente esfriando e o vapor de água se condensou formando nuvens e chuvas e assim surgiu a água líquida no planeta.

14 Teoria de Oparin- Haldane
Oparin e Haldane achavam que a atmosfera primitiva era diferente da atual: ela era formada por metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. CH4- metano e NH3- amônia

15 Como tudo começou Temperatura elevadíssima
Vulcanismo intenso: eliminação de gases e vapor pelos vulcões Temperatura elevadíssima Resfriamento gradativo – condensação do vapor de água - formação de nuvens Energia da radiação solar Chuvas intensas com descargas elétricas Oceanos primitivos

16 Teoria de Oparin- Haldane
Na década de 20, Oparin e Haldane lançaram uma hipótese para explicar a origem da vida na Terra. Acreditavam que a atmosfera da Terra primitiva era formada por metano, amônia, hidrogênio além de vapor de água. Quando a Terra esfriou o suficiente o vapor de água se condensou, formou uma enorme quantidade de nuvens e a chuva abundante se acumulou nas regiões mais baixas do planeta, formando os oceanos primitivo.

17 Teoria de Oparin- Haldane
Com a energia das descargas elétricas que acompanhavam as tempestades e a energia dos raios ultravioleta do Sol, os gases da atmosfera reagiram formando substâncias orgânicas. Essas substâncias foram levadas pelos mares pelas chuvas e se combinaram formando novas substâncias orgânicas.

18 Teoria de Oparin- Haladane
Nesse momento, houve o aparecimento de uma substância capaz de se duplicar, ou seja, de fazer cópias de si mesma- uma espécie de gene primitivo. Os genes primitivos se associaram a outras substâncias como as proteínas e dessa forma teria surgido algo parecido com uma célula- uma espécie de bactéria mais simples que as bactérias atuais.

19 Continuando... Ao longo de 3 bilhões de anos, surgiram novas formas de vida pelo processo de evolução. Não foram apenas os seres vivos que mudaram com o tempo, o ambiente do planeta também passou por alterações: continentes se moveram, o nível do mar se alterou, vales e cadeias de montanhas se formaram, vulcões entraram em erupção, meteoros abriram crateras, o clima se alterou.

20 Experimento de Miller Stanley Miller, acreditando que a Terra primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água – segundo o modelo de Oparin- Haldane - criou, em 1952, um experimento no qual esses gases eram aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas que imitavam os raios das tempestades. Esta foi uma tentativa de a atmosfera primitiva. Após uma semana, a água do tubo foi analisada através de vários experimentos e mostrou a presença de aminoácidos, que são substâncias orgânicas.

21 Experimento de Miller CH – metano NH – amônia H- hidrogênio H O- água

22 Experimento de Miller Esse experimento tentou mostrar que os gases da atmosfera primitiva poderiam, em certas condições, formar algumas substâncias que se encontram nos seres vivos. Hoje, acredita-se que a atmosfera primitiva não tinha exatamente esses gases usados nesse experimento e que a origem da vida que ainda deve ser muito discutido.

23 Essa divisão foi feita para facilitar o estudo da evolução da vida.
Toda essa história da Terra é dividida em eras, que são divididos em períodos Essa divisão foi feita para facilitar o estudo da evolução da vida.

24 Os seres vivos foram surgindo através do processo de evolução.

25 E se a história do universo fosse um calendário?
Você já ouviu falar no calendário cósmico? Ele foi criado pelo mito Carl Sagan, maior astrônomo do século XX e desde então é muito utilizado por cientistas para descrever o quanto somos insignificantes na história do Universo.

26 Após dividir a idade do universo pelos 365 dias do ano, o astrônomo chegou à conclusão de que cada segundo equivale a cerca de 434 anos e 5 meses, cada minuto cerca de 30 mil anos, cada hora cerca de 1.6 milhões de anos, cada dia corresponde a 38 milhões de anos, e, consequentemente, cada mês a 1,1 bilhão de anos. E se você estiver se perguntando: A duração média de vida de um humano – 70 ~ 80 anos – dura 0,16 segundos nessa escala cósmica.

27

28 Em termos práticos o calendário funciona da seguinte forma: Imagine um calendário normal, que vai de 1 de Janeiro até 31 de dezembro. Agora, suponha que este calendário representa a história inteirinha do universo, ou seja, o dia 1° de janeiro, às 0 horas, 0 minutos, 0 segundos, 1 milésimo de segundo seria o Big Bang, que como você sabe, é a gigantesca explosão que deu origem a tudo que existe hoje. Do outro lado, quando for 31 de dezembro, 23 horas, 59 minutos, 59 segundos 59 milésimos seria o momento atual em que você lê esse texto.

29 01 de Janeiro – Ocorre o Big Bang e daí deriva tudo o que existe hoje.
01 de Janeiro – Formação da radiação cósmica. 07 de Janeiro – Surgem as primeiras estrelas. 26 de Janeiro – Formam-se as primeiras galáxias, entre elas a nossa Via Láctea.

30 20 de Março – Formam-se os primeiros aglomerados de galáxias.
31 de Agosto – Surgimento do sol. 09 de setembro – Começa a se formar o sistema solar. 14 de Setembro – Forma-se a Terra. 15 de Setembro – Forma-se a Lua. 16 de Setembro – Idade que remonta às mais antigas rochas do planeta. 21 de setembro – Floresce, finalmente, a vida na terra (seres unicelulares, procariontes) 12 de Outubro – Surgimento da fotossíntese. 29 de Outubro – Acontece a “Grande Oxigenação”. 09 de Novembro – Aparecem as células complexas (eucariontes). 05 de Dezembro – Primeira forma de vida multicelular. 07 de Dezembro – Surgimento dos animais mais simples. 14 de Dezembro – Surgimento dos artrópodes, ancestrais dos insetos e aracnídeos, por exemplo.

31 7 de Dezembro – Surgimento dos peixes e anfíbios primitivos.
20 de Dezembro – As plantas começam a colonização da terra. 21 de Dezembro – Surgimento dos insetos e das sementes. 22 de Dezembro – Surgimento dos anfíbios. 23 de Dezembro – Surgimento dos répteis. 24 de Dezembro – Ocorre a extinção do Permiano-Triássico, uma das 5 extinções em massa, a maior de todas, onde 90% da vida que habitava o planeta desapareceu. 25 de Dezembro – Surgimento dos dinossauros. 26 de Dezembro – Surgimento dos mamíferos. 27 de dezembro – Surgimento dos pássaros. 28 de Dezembro – Surgimento das flores. 30 de Dezembro (06:24) – Extinção dos dinossauros. 30 de Dezembro – Surgem os primatas.

32 31 de dezembro 31 de Dezembro (06:05) – Surgimento dos macacos.
(14:24) – Surgimento dos hominídeos. (22:24) – Humanos primitivos e ferramentas de pedras. (23:44) – Domínio do fogo. (23:52) – Humano moderno (23:55) – Início do período glacial mais recente.

33 (23:59:47) – Primeiros registros escritos, no início da era do bronze.
Último minuto (23:59:20) – Domesticação dos animais (23:59:32) – Domínio da agricultura e a possibilidade de surgimento das primeiras cidades. (23:59:47) – Primeiros registros escritos, no início da era do bronze. (23:59:48) – Primeira dinastia egípcia; Surgimento do primeiro povo que daria origem aos mesopotâmicos; Início da astronomia. (23:59:49) – Criação do alfabeto; Invenção da roda; (23:59:55) – Nascimento de Cristo; Invenção do 0 pelos árabes; Nascimento de Jesus; Ptolomeu faz grandes avanços na astronomia. Último segundo (23:59:59) – Revolução Francesa; invenção do telescópio; 1ª e 2ª Guerra Mundial; Ciência moderna; tecnologia, viagem espacial; robótica; Eu e vocês lendo esse texto.

34 CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

35 A classificação dos seres vivos
Por que classificar os seres vivos? A biodiversidade do planeta é muito grande→ a classificação permite a formação de grupos, cujos seres são semelhantes entre si→ facilita os estudo dos seres vivos. Classificar= separar

36 Critérios usados pelos pesquisadores para classificar os seres vivos
São agrupados segundo as semelhanças, as quais indicam que há um grau de parentesco entre eles e, portanto, a existência de uma ancestral comum. Ancestral=antepassado

37 Uma das características morfológicas em comum, no cavalo, no sapo e na ave é a presença de coluna vertebral e crânio, por isso são agrupados como vertebrados.

38 Uma das características fisiológicas de cães, porcos e vacas é a presença de glândulas mamárias, sendo portanto classificados como mamíferos.

39 Uma das características genéticas comuns entre o ser humano e o rato é o alto grau de semelhança de alguns genes, o que indica que tiveram um ancestral comum na história evolutiva.

40 Essa classificação começou com o naturalista sueco Lineu, em 1735.
Como classificar Atualmente as classificações são naturais, isto é, procuram agrupar os seres vivos de acordo com o maior número possível de semelhanças. Essa classificação começou com o naturalista sueco Lineu, em 1735. Ele desenvolveu um sistema de classificação que é usado até hoje, com algumas modificações.

41 Categorias taxonômicas
No sistema proposto por Lineu as categorias de classificação são chamadas de categorias taxonômicas. São elas:

42 Espécies semelhantes são agrupadas em um mesmo gênero, gêneros semelhantes são agrupados numa mesma família, famílias semelhantes são agrupadas numa ordem, ordens semelhantes são agrupadas em um filo, e filos ou divisões semelhantes são agrupados em um reino.

43 Espécie: unidade de classificação
Seres da mesma espécie são seres semelhantes, capazes de se reproduzir e dar origem a descendentes férteis.

44 Classificação do lobo.

45

46 Nomenclatura científica
O nome científico de uma espécie é: binominal, isto é, formado de 2 nomes o primeiro nome indica o gênero e deve ser escrito com a inicial maiúscula, o segundo nome indica a espécie dentro do gênero e deve ser escrito com letra minúscula escrito em latim destacado do texto (grifado, em negrito ou em itálico)

47 Alguns exemplos Nome popular Nome científico Palmeira juçara
Euterpe edulis Ser humano Homo sapiens Cafeeiro Coffea arabica Bananeira Musa paradisiaca Gato Felis catus

48 Toirão e lontra pertencem a mesma família: Mustelidade.
Leopardo e toirão, lontra, cão e lobo pertencem a mesma ordem: Carnívora. Toirão e lontra pertencem a mesma família: Mustelidade. Cão e lobo pertencem a mesma família: Canidae e ao mesmo gênero: Canis

49 OS REINOS As algas pluricelulares também são do reino Protista

50

51 Reino Monera Unicelulares Procariontes Autótrofos ou heterótrofo
Ex: bactérias e cianobactérias

52 Reino Protista Unicelulares ou pluricelulares Eucariontes
Autótrofos ou heterótrofos EX: protozoários e algas unicelulares e algas pluricelulares

53 Reino Fungo Unicelulares ou pluricelulares Eucariontes Heterótrofos
EX: leveduras, bolores, cogumelos, orelhas de pau

54 Reino Animal Pluricelulares Eucariontes Heterótrofos
EX: todos os animais

55 Reino Planta Pluricelulares Eucariontes Autótrofas
EX: todas as plantas


Carregar ppt "A ORIGEM DA VIDA Capítulo 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google