A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MESSIAS DOS HOMENS E O MESSIAS DE DEUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MESSIAS DOS HOMENS E O MESSIAS DE DEUS"— Transcrição da apresentação:

1 O MESSIAS DOS HOMENS E O MESSIAS DE DEUS
Cenáculos Oração Missionária O MESSIAS DOS HOMENS E O MESSIAS DE DEUS COM …

2 Introdução Animador(a) – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa mesma vocação e missão que é oferecer ao Pai, por Cristo, a nossa vida; pedir sem cessar o dom do Espírito Santo para o povo de Deus, para as religiões e para o mundo, e viver em comunhão uns com os outros, para trabalhar para que todos O possam reconhecer nos nossos gestos de partilha.

3 Cântico

4 Saudação Animador(a) – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Ámen! Animador(a) – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade.

7 Oração inicial Senhor, como os dois discípulos de Emaús, as nossas esperanças nem sempre são as mais justas e acertadas. Como a eles, Tu convidas-nos a olhar mais longe, iluminados pela Tua palavra para poder ver as cosias como Tu as vês. Que este encontro nos dê a força de procurar e encontrar em Ti a energia para prosseguir a nossa caminhada na certeza que Tu nos acompanhas. Nós to pedimos a Ti que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo. Todos - Ámen.

8 Leitura Bíblica: Lc.24,13-35.

9 Comentário Lucas escreveu este Evangelho quando quase todos os apóstolos já tinham morrido. Os cristãos cansavam-se de sofrer e interrogavam-se: como é possível manter a fidelidade ao Senhor Jesus morto e ressuscitado diante de tantas dificuldades? Podemos dividir o texto em 3 partes para melhor compreensão: 1 - Lucas 24, 13-24 Os dois peregrinos de Emaús são figura da Igreja. Um tem nome, chama-se Cléofas, o outro não tem nome. Posso, eu e tu, colocar lá o meu/teu nome. Eles fazem um longo caminho de fé, desde o não conhecerem até ao reconhecerem o Senhor Jesus.

10 Comentário Jesus é um viajante, aproxima-se, caminha, escuta e…questiona: que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho? Pararam…tristes! Jesus é o Emanuel. Não apenas “aquele que é” mas “aquele que é com”. Na verdade Jesus permanece sempre connosco, mais ainda: permanece “em nós”. 2 – Lucas 24,25-27 O segundo passo é usar a Bíblia para iluminar a vida. Jesus serve-se da Palavra e história das pessoas para iluminar o problema que fazia sofrer os dois amigos de Emaús e tentar esclarecer o que estavam a viver. Assim também nós hoje somos chamados a fazer, com amor e em caminho com o outro, com todos e para todos(as). Como fazer isto hoje com os que se cruzam no nosso caminho?

11 Comentário 3 – Lucas 24, 28-32 O terceiro passo é a partilha na comunidade da experiência de vida e de fé. A Palavra por si só não abre os olhos. Faz apenas “arder o coração”. O que abre os olhos e nos faz “ver” é a fração do pão, o gesto comunitário da partilha do Pão da Vida ou seja a celebração da Eucaristia que conduz à partilha do pão quotidiano. No momento em que os dois discípulos reconhecem Jesus, renascem na esperança e na fé… Jesus desaparece. Os dois retomam coragem e metem-se a caminho. É no regresso, e não na fuga, que experimentam Jesus vivo no meio deles. Os discípulos de Emaús experimentam a vida e não a morte, a vida em abundância (Jo.10,10).

12 Pistas para o diálogo em grupo
1) Quais são hoje as conversas dos que sofrem e estão tristes que os impedem de ver Jesus? 2) “Nós esperávamos…mas…!” - Já viveste uma situação de desespero que te levou a dizer: “eu esperava, mas...!”? 3) Já sentiste o coração a arder durante a leitura e a meditação da Palavra de Deus? Partilha com o grupo.

13 Leitura missionária

14 Preces Irmãs e irmãos: Com a Ressurreição de Jesus, entrou no mundo a vitória de Jesus sobre a morte. Peçamos ao Filho de Deus que está vivo: Todos- Ficai connosco, Senhor! Dai-nos a Vida. Pelas comunidades cristãs, pelos fiéis que invocam o Nome de Jesus e fazem o bem e pelos ministros que perdem a esperança e desanimam. Oremos com fé e esperança. Pelos países que não confiam nas suas riquezas, pelas pessoas que pedem ao Senhor o que não têm e por aqueles que agradecem a Deus o que recebem, oremos com fé e esperança.

15 Preces Pelos discípulos que sentem o coração a arder, quando Jesus lhes explica as Escrituras, e por aqueles que o reconhecem no partir do Pão, oremos com fé e esperança. Pelos doentes que pedem auxílio a Deus e aos outros, pelas pessoas que os ajudam espiritualmente e pelos amigos que de dia e de noite dão apoio, oremos com fé e esperança. Por aqueles cujo coração anda mais triste, pelos que o notam, se aproximam e lhes sorriem e por aqueles que encontram Deus ao comungar, oremos com fé e esperança. Outras orações espontâneas… Pai Nosso...

16 Oração pelo mundo Animador(a) – Pai de Jesus e nosso Pai, sois justo e misericordioso! Todos – Toda a Terra vos adore, ó Pai, e glorifique a vossa misericórdia! Animador(a) – Para que o machado da violência e do mal não destrua o Povo e a Igreja, enviais os Profetas, como João para alertar, corrigir e orientar. Quereis que todos se salvem! Animador(a) – Pela Morte e Ressurreição de Jesus, destruís o poder de Satanás, e chamais à conversão pessoas, religiões e povos. Animador(a) – Pai, seguindo Jesus Bom Pastor, o Bispo Óscar Romero construiu a paz com a força do amor e testemunhou a fé com a sua vida até à doação total.

17 Oração pelo mundo Animador(a) – Pai, mergulhai o mundo e as religiões no Fogo do Espírito Santo. Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Animador(a) – Nos acontecimentos e dores do mundo, Ele é o Sopro criador de novos céus e nova terra. Animador(a) – O Espírito-Amor faz dos crentes um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho entre as Nações! Animador(a) – Perante a gravidade do pecado, ó Pai, respondeis com o Dom do Espírito Santo, Plenitude do perdão. A Vossa misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado. Ninguém pode colocar um limite ao Vosso amor, ó Deus que perdoais. Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e cobri a Terra com o orvalho do vosso perdão. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

18 Entrega do Cenáculo Animador(a) – Unidos a Maria, entreguemos todos os Cenáculos a Jesus. Todos - Ó Jesus, pelas mãos de Maria, entregamo-nos a Vós e Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. A Vós pertencemos. Animador (a). Atraí-nos mais e mais ao vosso Coração de Filho, Missionário, Irmão e Bom Pastor Misericordioso. Tornai-nos semelhantes a Vós. Todos. Inflamai-nos nas labaredas do Espírito Santo, que jorra do Vosso Coração Aberto. Uni-nos especialmente à vossa oração missionária e à oferenda que sem cessar de vós mesmo fazeis ao Pai. Animador (a). Fazei de nós comunidades de discípulos missionários santos e capazes de comunicar o calor da ternura fraterna e a luz do Evangelho aonde quer que cheguemos. Todos. E todos os Povos, reunidos no Vosso Coração, louvem para sempre o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.

19 III Parte – Compromissos e Atividades
Revisão do compromisso anterior (Cada um conta como o realizou). Sugestão do novo compromisso: Acolhendo a sugestão do Papa Francisco, ler e meditar diariamente durante minutos a Sagrada Escritura. 

20 Oração Conclusiva Ao terminarmos este momento de oração, queremos agradecer-Te, Senhor, pela presença do Teu Espírito no meio de nós. Que Ele continue a guiar os nossos passos e a ser o fogo que, ardendo nos nossos corações, dê dinamismo ao nosso caminhar. Ensina-nos a descobrir-Te na leitura das Escrituras e do partilhar do Pão. Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo. Todos - Ámen.

21 Cântico

22 Bênção e Despedida Animador(a) - Por intercessão de Nossa Senhora da Alegria e Mãe dos Cenáculos Missionários, abençoe-nos Deus todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Todos - Amén. Animador(a) - Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, nos acompanhe. Todos – Graças a Deus.


Carregar ppt "O MESSIAS DOS HOMENS E O MESSIAS DE DEUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google