A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Goiás

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Goiás"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Goiás
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis

2 Agenda História do Linux Software Livre 2.1 Projeto GNU
2.2 Definindo software Livre 2.3 Licença GPL Distribuição GNU/Linux Características do GNU/Linux O Mascote Tux Termos utilizados Links

3 Disponibilizou a versão 0.02 em 05/10/1991.
História do Linux Criado pelo estudante finlandês de Ciência da Computação da Universidade de Helsinque, Linus Torvalds. Inspirado em um sistema operacional compatível com o Unix desenvolvido por Andrew Tanenbaum, chamado Minix. Disponibilizou a versão 0.02 em 05/10/1991. Linus Torvalds

4 Criador do projeto GNU – 1984.
Richard Stallman trabalhou nos laboratórios de Inteligência artificial do MIT (iniciou em 1971). Criador do projeto GNU – 1984. Idealizou um movimento que apoiasse a liberdade de uso de software. Lançou as bases filosóficas do software livre. Criou a Fundação do Software Livre. (FSF-Free Software Foundation) para promoção do software livre. Richard Stallman

5 Animal – símbolo do projeto GNU
GNU, que significa Gnu Não é Unix, é o nome para um sistema de software completo e compatível com o Unix.

6 Software Livre Segundo Stallman, software livre é aquele que permite ser livremente executado, estudado, redistribuído e aperfeiçoado.

7 "Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço.
SOFTWARE LIVRE = LIBERDADE "Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço.

8 Software Livre O software livre deve prover as 4 liberdades principais: Liberdade 0 – A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. Liberdade 1 – A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Liberdade 2 – A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. Liberdade 3 – A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

9 GLP – General Public License
"GPL" significa "General Public License" (Licença Pública Geral). A mais difundida dessas licenças é a GNU General Public License, ou GNU GPL.

10 Distribuição GNU/Linux
O que é uma distribuição GNU/Linux Também chamada de distro. 2) É um sistema operacional GNU/Linux funcional (utiliza o kernel linux e uma coleção de softwares livres ou não, testados para funcionar em conjunto).

11 Distribuição GNU/Linux
Conectiva (braço brasileiro da Mandriva) Kurumin (brasileira) Debian BR CDD (brasileira) Debian Fedora Gentoo Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu Yellow Dog Linux (para Mac)

12 Distribuição GNU/Linux
Live CDs: Linux sem instalação São disponibilizadas na forma de Live CDs. Capazes de rodar diretamente do CD. Dispensa instalação no disco de seu computador. Boa forma de ter seu primeiro contato.

13 Distribuição GNU/Linux
Exemplos de Live CDs. Kurumin (brasileira) Litrix (brasileira) Knoppix Mandriva (possui versão Live) Ubuntu (possui versão live)

14 Características do GNU/ Linux
Gerais Servidores Desktop

15 Características do GNU/ Linux
Características Gerais Comunidade Solidária Vasta documentação Segurança Multiprocessador, multitarefa e multiusuário Melhoria contínua

16 Características do GNU/ Linux
Características para servidores Servidor Web (páginas Internet) Servidor de Servidor FTP (File Transfer Protocol) Servidor de Arquivos Compartilhamento de conexões Internet Conectividade com várias redes Linguagens de programação

17 Características do GNU/ Linux
Características para desktop Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório Execução de binários Windows e DOS

18 O Mascote Tux A história do Tux - o pinguim símbolo do Linux Nome: Tux (Não se sabe a origem. Algumas teorias: tuxedo = smoking, fraque, ou também Linus Torvalds e Unix). Ano: 1996. Desenho criado por Larry Ewing que venceu o concurso.

19 A evolução do desenho O Mascote Tux
Site oficial:

20 O Mascote Tux O Tux real Alan Cox, outra personalidade por trás do Linux, juntamente com a revista Linux World, decidiu dar o nome de Tux a um pingüim do zoológico de Bristol, na Inglaterra, como forma de homenagear Linus Torvalds por seu aniversário.

21 Termos utilizados Copyleft – é uma condição aplicada em licenças que impede que um software se torne proprietário, permitindo a modificação do software se e somente se as condições de software livre forem preservadas. Distro – é sinônimo de Distribuição. Distribuição GNU/Linux: é uma coleção de software livres, em grande parte do projeto GNU, que juntamente com o kernel Linux formam um sistema operacional completo.

22 Termos utilizados FSF – é acrônimo para Free Software Foundation, a fundação criada por Richard Stallman para promoção do software livre. GPL – é o acrônimo para Licença Pública Geral, que garante liberdade para os seus usuários copiarem, distribuirem, entender e modificar o código-fonte e que os softwares resultantes de modificações sejam também GPL.

23 Termos utilizados Kernel – principal parte de um sistema operacional, denominado também de núcleo, responsável pelo controle de todo o hardware, e seu uso pelos demais softwares. Linux – é o kernel criado por Linus Torvalds, utilizados nos Sistemas Operacionais funcionais GNU/Linux.

24 Termos utilizados Minix – é o sistema operacional baseado nos padrões Unix, para fins didáticos e criado por Andrew Tanenbaum. Este sistema foi o que inspirou Linus quando se criou o GNU/Linux. POSIX – são os padrões criados pelo IEEE, para definir as características básicas do Unix. Unix – atualmente é uma família de sistemas operacionais, que seguem os padrões POSIX e o mais atual, “Single Unix Especification”.

25 Ambiente Gráfico KDE (K Desktop Environment) GNOME (GNU Network Object Model Environment)

26 Konsoles Virtuais CTRL + ALT + F7 = Modo Gráfico CTRL + ALT + F2 = Modo Texto

27 /dev/hda1 Pontos de Montagem
Número que identifica o número da partição do disco rígido. Letra que identifica o disco rígido (a = primeiro, b = segundo) Sigla que identifica o tipo do disco rígido (hd = ide, sd = scsi) Diretório onde são armazenados os dispositivos existentes

28 Estrutura de Diretórios
/: diretório raiz (equivale ao C:\) /boot: inicializado pelo sistema /dev: acesso aos dispositivos /tmp: temporários /etc: configuração /bin: executáveis (programas) /sbin: binários do super usuário /lib: bibliotecas /var: contém arquivos que são alterados

29 Estrutura de Diretórios
/usr: diretório do usuário /home: arquivos pessoais /root: home do super usuário /mnt: ponto de montagem /floppy ou /mnt/floppy: ponto de montagem de disquete /cdrom, media/cdrom ou /mnt/cdrom: ponto de montagem do cdrom

30 Case Sensitive: LINUX ≠ linux Formato Geral de um Comando:
Comandos Básicos Case Sensitive: LINUX ≠ linux Formato Geral de um Comando: Comando [opções] [argumentos] Sujeito [verbo] [predicato] Comando – Comando ou programa a ser executado Opções – Modificadores do comando (opcional) Argumentos – Define o objeto a ser afetado pelo comando (opcional)

31 Pacotes de Escritório Gimp: Manipulação de imagens ( BROffice ( OpenOffice (

32 BROffice/ OpenOffice Principais Aplicativos: Writer – um processador de texto e uma ferramenta para criar páginas da Web. Calc – um aplicativo de planilha para cálculos e gráficos. Impress – um aplicativo de apresentação para slides. Draw – um aplicativo de edição de imagem vetorial. Base – um front-end de banco de dados. Math – ferramenta para desenhar e inserir fórmulas gráficas nos documentos.

33 Programas para Internet
Netscape ( Opera ( Mozilla Firefox: Navegador ( Wget: Programa para downloads, em modo texto ( LimeWire: Programa para downloads de arquivos (

34 Links Indicados [1] Definição de Sistema Operacional
Define o que é um Sistema Operacional, do excelente site Webopedia, uma enciclopédia on-line de definições em informática. [2] Uma breve história do Unix Página da Universidade de Geórgia, que apresenta uma breve história do Unix.

35 Links Indicados [3] Space War – o jogo que motivou a criação do Unix
Este site você conhecerá uma pequena história do surgimento do primeiro game SpaceWar. [4] FSF – Projeto GNU a) b) c) O primeiro endereço fala da fundação criada por Richard Stallman para a promoção do software livre. A segunda e terceira já são endereços úteis para compreender melhor a filosofia por trás do software livre e a sua licença respectivamente.

36 Referências CAMPOS, Augusto. O que é uma distribuição Linux. BR-Linux. Florianópolis, março de Disponível em < Consultado em 30/01/2009. A história do Tux, o pingüim-símbolo do Linux. Disponível em: < Acesso em 30/01/2009. GNU/Linux – Usuário Avançado. Sistemas Abertos, Goiânia – GO.

37 Linux Não há e nunca haverá um sistema operacional melhor que os outros em tudo. Linus Torvalds, Pai do Linux.


Carregar ppt "Universidade Estadual de Goiás"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google