A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03
Prof. Gabriel Silva

2 Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux.
Instalando Servidor Linux. Comandos Básicos. Atividades.

3 O que Linux O Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. É um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamente pela Internet. Seu código fonte é liberado como Free Software (software livre).

4 O que Linux O código fonte aberto permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona (útil para aprendizado), corrija alguma problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria. Esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, do aumento da compatibilidade de periféricos (como novas placas sendo suportadas logo após seu lançamento) e de sua estabilidade.

5 Kernel Kernel é uma palavra inglesa que significa "núcleo".
Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operacional do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.

6 Kernel É o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam o uso deles. Isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.

7 Distros Só o kernel GNU/Linux não é suficiente para se ter uma sistema funcional, mas é o principal. Existem grupos de pessoas, empresas e organizações que decidem “distribuir” o Linux junto com outros programas essenciais (como por exemplo editores gráficos, planilhas, bancos de dados, ambientes de programação, formatação de documentos, firewalls, etc).

8 Distros Este é o significado básico de distribuição. Cada distribuição tem sua característica própria, como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc. A escolha de uma distribuição é pessoal e depende das necessidades de cada um.

9 Distros Algumas distribuições bastante conhecidas são: Slackware, Debian, Red Hat, Suse, Monkey, CentOs, Ubuntu todas usando o SO Linux como kernel principal.

10 Instalação do Linux Distro : Ubuntu lts Server

11 Estrutura de diretórios no Linux
A raiz do Linux fica no diretório "/", e dentro deste diretório existem vários outros, cada um significando uma coisa.  O diretório raiz do Linux é o diretório com maior hierarquia entre todos os diretórios do sistema. Isto significa que todos os diretórios do Linux ficam abaixo deste diretório.

12 Estrutura de diretórios no Linux
No Linux, um diretório (corresponde ao conceito de pasta do Windows) pode ter outros diretórios ou arquivos. Dizemos que um diretório é filho de outro diretório quando ele está logo abaixo do diretório em questão. O diretório que está um nível acima é chamado de diretório pai.

13 Estrutura de diretórios no Linux
/bin , /boot , /dev , /etc , /home , /lib , /proc , /tmp , /usr , /var , /root /bin - Diretório com os arquivos binários de comandos disponíveis para todos os usuários. /boot - Diretório com os arquivos do boot de inicialização.

14 Estrutura de diretórios no Linux
/home - Diretório que armazena os diretórios dos usuários do sistema. /sbin - Diretório com os arquivos binários usados na administração do sistema. /tmp - Diretório com arquivos temporários.

15 Comandos Básicos Obs: O LINUX é case sensitive. O que é isso?
Case sensitive é quando as letras escritas em maiúsculo são diferentes das escritas em minúsculo. Por exemplo, no linux a palavra PERGUNTA é diferente de pergunta que é diferente de Pergunta.

16 Comandos Básicos Comandos são ordens que passamos ao sistema operacional para executar uma determinada tarefa. Cada comando tem uma função específica, devemos saber a função de cada comando e escolher o mais adequado para fazer o que desejamos.

17 Comandos Básicos ls - Mostra(lista) os arquivos de diretórios Opções:
-a Não ignora entradas começando com “.” -l Usa o formato de lista longa.

18 Comandos Básicos  cd - Serve para acessar e mudar de diretório corrente. Ex: cd /home cd /home/eduardo

19 Comandos Básicos pwd - Exibe a pasta atual na qual o usuário se encontra. Ex: Se o usuário andre digitar cd ~/ e em seguida digitar pwd, o retorno será /home/andre.

20 Comandos Básicos cp - Copia arquivos – é o CTRL+C + CTRL+V
cp “origem do arquivo” “destino do arquivo” EX: $cp exemplo.doc /home/diniz/Trabalho/exemplo.doc

21 Comandos Básicos mv - O comando "mv" tem a função de mover arquivos. A utilização dele é praticamente igual  a do comando cp EX: $ mv MV.txt /home/marcos/Trabalho/MV.txt

22 Comandos Básicos rm - tem a função de remover arquivos. Tome cuidado ao utilizá-lo, pois caso você remova algum arquivo por engano, o erro será irreversível. Ex: rm /home/doido/Arquivo.txt  O arquivo Arquivo.txt localizado na pasta /home/doido será deletado.

23 Comandos Básicos cat - exibe o que há dentro de determinado arquivo. Ele é útil quando deseja ler ou exibir um arquivo de texto. EX: cat PROVA.txt – Exibe o conteúdo do arquivo PROVA.txt

24 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

25 Atividade 1º Pesquise sobre os diretórios /etc , /var, /root, e descreva com suas palavras o que contem nesses diretórios. 2º Liste o conteúdo do diretório raiz, tire um print e poste na atividade. 3º Pesquise a diferença entre o comando cat e o comando less.

26 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

27 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

28 Dúvidas Acesse o Fórum!! Chat!! FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google