A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Guilherme Vieira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Guilherme Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Guilherme Vieira
CIÊNCIAS Turma: 7º ano Professor: Guilherme Vieira

2 CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO CAP 15 E 16
1-

3 PÁGINA 115 2- C

4 PÁGINA 116 3- A região onde a raiz cresce é a região lisa, ou de crescimento, na qual as células meristemáticas se alongam, aumentando o tamanho da raiz. Já a região onde ela absorve água e sais minerais é a região pilífera, pois lá estão presentes os pelos absorventes que realizam esse processo.

5 Página 122 1- pigmento que absorve a luz do sol para realizar a fotossíntese; 2- Processo em que a planta produz o seu próprio alimento; 3- gás eliminado pela planta na respiração; 4- alimento da planta; 5- ocorre durante o dia e a noite, sem ser interrompida; 6- conjunto de células da folha que auxiliam na fotossíntese, na respiração e na transpiração; 7- processo responsável pelo controle da temperatura da planta.

6 Página 123 4- A 5- a) nervuras paralelas b) Nervura principal seguida de nervuras secundárias.

7 Página 124 1- 1- vasos condutores de seiva; 2- sementes 3- flores e frutos 2- a queda das folhas das árvores ocorre nesse período do ano, evitando a perda de água pela transpiração, já que a quantidade de chuvas nessa época é menor.

8 Página 125 3- a) zona pilífera (3), onde existem pelos absorventes que aumentam a superfície de contato e permitem a passagem de água por osmose. Existem alguns estudos que relatam a ocorrência de absorção de água na zona de ramificação (4), mas de forma reduzida. b) Proteção da zona meristemática e ajuda na proteção da raiz durante o crescimento no solo. 4- C 5- E

9 Página 126 6- C 7- B 8- Não é possível, pois as plantas insetívoras não se alimentam de insetos, elas apenas absorvem deles alguns nutrientes para sua sobrevivência. Como os outros vegetais, elas precisam retirar água e sais minerais presentes no solo para fazer a fotossíntese e, assim, manterem-se vivas.

10 Página 127 9- Pessoal 10- Se não possuísse estômatos, o vegetal morreria, pois as folhas ou os cladódios não conseguiriam realizar trocas gasosas com o ambiente e, devido a isso, não realizariam a fotossíntese ou a respiração. As plantas também não seriam capazes de transpirar e, portanto, não ocorreria a regulação térmica.

11 Página 133 1- C

12 Página 134 Qual é a função do tubo polínico?

13 Página 138 2- VFFV

14 Página 142 1- O agente dispersor da primeira planta é o vento, pois as sementes possuem uma estrutura capaz de ser conduzida por longas distâncias pelo vento. Os animais são os agentes dispersores da segunda planta, pois suas sementes possuem serrinhas que grudam nos pelos, nas penas ou na roupa e, assim, são dispersas pelo ambiente. 2- Essa planta exala o cheiro de carne podre para atrair seu agente polinizador específico (os insetos). Se exalasse um cheiro diferente, talvez não conseguisse atraí-los, inviabilizando a polinização da planta.

15 Página 143 3- Os quadrinhos mostram que o homem utilizou agrotóxicos em suas plantações, e isso matou as abelhas, agentes polinizadores específicos daquela espécie de vegetal. Sem as abelhas para realizar a polinização, todas aquelas plantas morreram sem se reproduzir, deixando os agricultores sem trabalho e sem alimentos. 4- D

16 Página 144 5- B 6- Fruto representa o ovário fecundado e desenvolvido, mas nem toda fruta é um fruto, porque, muitas vezes, a fruta se origina do receptáculo floral carnoso e desenvolvido, como acontece com a maça e a pera; outras vezes, o pedúnculo floral desenvolve-se e trona-se carnoso, como o caju. Nesses casos, as frutas são conhecidas pela botânica como pseudofrutos. Os frutos são estruturas que protegem as sementes e permitem a ampla dispersão dessas estruturas. As sementes originam novas plantas, distantes das plantas-mães, que as produziram, e as novas plantas podem ficar isoladas por obstáculos geográficos, constituindo populações que não trocam genes com as populações de onde surgiram. Com isso, novas espécies podem aparecer, daí a grande diversificação das angiospermas (1+2+8) 8- A

17 Página 145 9- Primeiro, a semente germina em local com condições adequadas. Ela cresce, forma a raiz, o caule e as folhas. Quando atinge a fase adulta, produz flores, que serão polinizadas e terão seus óvulos fecundados, formando sementes. O ovário se desenvolverá, formando o fruto. Através dos agentes dispersores, as sementes serão levadas a locais adequados para o seu crescimento e germinarão. 10- É possível realizara enxertia entre uma laranjeira e um limoeiro, pois eles são vegetais da mesma família. Já a goiabeira e a bananeira não possuem origens próximas, e seus caules são muito diferentes para que essa técnica seja possível. 11- O processo que ocorre nas suculentas é a estaquia. 12- As aves são agentes dispersores de sementes. Quando se alimentam de frutos, ficam com sementes em seus bicos ou em suas penas e as levam para outras regiões longe da planta-mãe, onde caem no solo e germinam. Sem as aves, as sementes não serão tão amplamente dispersas e poderão não encontrar as condições adequadas para se desenvolver e sobreviver. Além disso, as aves, ao se alimentarem de algumas sementes, quebram sua dormência e, ao expeli-las em suas fezes, também auxiliam em sua dispersão e germinação.

18 Página 146 13- D


Carregar ppt "Professor: Guilherme Vieira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google