A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Republica democrática do congo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Republica democrática do congo"— Transcrição da apresentação:

1 Republica democrática do congo
Trabalho de Geografia Trabalho de geografia África Republica democrática do congo Karolina Righi n 11 8B

2 Índice Introdução Pg. 1 Aids Pg. 2 Fome Pg.3 Pobreza Pg.4 IDH Pg. 5 Condições de vida Pg.6 Noticia Pg. 7 Filme sobre o pais Pg. 8 Bibliografia Pg.9

3 Introdução A República Democrática do Congo está localizada no continente africano e sua população sofre com os inúmeros problemas sociais e conflitos armados, é o terceiro maior país em extensão territorial do continente. A população da República Democrática do Congo apresenta grande diversidade étnica: mais de 200 etnias distintas. A independência nacional foi obtida, mediante a Bélgica, no dia 30 de junho de 1960, adotando o nome de República do Congo e, em 1964, o país passou a se chamar República Democrática do Congo. Após o processo de independência, a República Democrática do Congo passou por uma série de conflitos políticos e civis, promovidos pela disputa de poder. Somente em 1967, com a eleição Joseph-Desiré Mobuto, o país conseguiu uma breve estabilidade política. Mobuto substituiu o nome do país para Zaire. Com a sua morte, em 1997, o novo governo voltou a nomear o país de República Democrática do Congo.

4 Aids A Aids, embora presente em todos os continentes, essa doença atinge com maior intensidade o continente africano, a cada tres pessoas contaminadas no mundo, duas vivem nesse continente . No continente africano, a Aids esta associada, entre outros fatores, a carência de investimentos na saúde, a falta de informações para o povo em algumas comunidades sobre assuntos como sexo, preservativos e homossexualidade. Na África mais de 10 milhões de pessoas já morreram por conta da doença, e há previsões que ela ainda matara mais de 22 milhões de pessoas.

5 Fome O ministro de Saúde Pública da República Democrática do Congo, Victor Makwenge, afirmou hoje que pelo menos 700 crianças com menos de cinco anos morrem de fome a cada dia em cinco das províncias do país. Segundo ele, mais de um milhão de mulheres com idade entre 15 e 49 anos sofriam de subnutrição nessas regiões, que juntas abrigam 51% da população. O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância Pierrette Vu Thi, afirmou que a subnutrição é um problema de saúde pública na República Democrática do Congo, apesar do potencial do país para a produção de alimentos, cerca 76% da população é subnutrida

6 Pobreza A economia nacional sofre as consequências dos conflitos armados no país: redução de investimentos estrangeiros, destruição de infraestrutura, inflação, entre outros aspectos. As principais riquezas nacionais são as reservas minerais – diamantes, ouro, ferro e urânio. A pobreza e tão grande, que a porcentagem de água encanada e de rede de esgoto e muito baixa Domicílios com acesso a água potável: 46%. Domicílios com acesso a rede sanitária: 31%. Com uma população de quase 70 milhões de habitantes, a República Democrática do Congo é o mais populoso país francófono, além de ser o décimo segundo país mais extenso do mundo. Tornou-se independente da Bélgica em 30 de junho de 1960, e é, desde então, considerado um dos mais pobres países do mundo, estando entre um dos países com os menores valores de PIB nominal per capita, atualmente em penúltimo lugar, à frente apenas do Burundi.

7 IDH Indice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,239 (baixo). A Republica Democrática Do Congo e um dos países com o IDH mais baixo da Africa.

8 Condições de Vida As péssimas condições de vida da população africana são divulgadas por todo o mundo através dos meios de comunicação. A baixa qualidade de vida desse povo é proveniente de diversos fatores, é possível apontar como os principais: a dívida externa e a corrupção. A dívida externa consome grande parte da receita das nações, além disso, existe ainda o desvio de verbas, de recursos que deveriam ser investidos em serviços sociais básicos, moradia, saúde, educação, entre outros; por isso, grande parte da população africana não desfruta de políticas assistencialistas. Assim, a qualidade dos serviços públicos é precária, o que resulta no pior IDH do mundo. Em razão da falta de serviços médicos, a expectativa de vida é muito baixa, geralmente um africano não vive mais que 49 anos. Desequilíbrio que afeta diretamente a população economicamente ativa, pois a quantidade de trabalhadores não é suficiente para manter os jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.

9 Noticia ou reportagem Essa noticia fala que 17 pessoas morreram durante um protesto em relação ao atraso das eleições presidenciais, entre esses 17 mortos 3 eram policias.

10 Filme

11 Bibliografia Livro de geografia


Carregar ppt "Republica democrática do congo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google