A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVELAÇÃO DE DEUS INTRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVELAÇÃO DE DEUS INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A REVELAÇÃO DE DEUS INTRODUÇÃO
Revelar, segundo o Dicionário Aurélio, significa 1) Tirar o véu a; descobrir, desvelar: (...) 8.Fazer conhecer sobrenaturalmente: Deus revelou aos profetas a sua doutrina. (Hb 1:1) (...)

2 Como Deus se revelou a nós?
Deus se revelou de maneira progressiva e diversificada, isto é, na medida do tempo Podemos, didaticamente, dividir a Revelação de Deus em (*): Revelação Geral Revelação Especial (*) Curso de Teologia, Módulo 1

3 Revelação Geral Revelação Geral, é aquela de modo não proposital que Deus faz às pessoas, por meio de várias manifestações, mediante as quais elas podem chegar ao seu conhecimento. Essa revelação se dá de duas maneiras: a) pelo testemunho interno b) pelo testemunho externo (*) Curso de Teologia, Módulo 1

4 Revelação Geral a) Pelo testemunho interno
Pelo testemunho interno, o espírito do homem testifica a existência de um ser divino superior, fazendo com que o ser humano seja um ser religioso por natureza. (*) Curso de Teologia, Módulo 1

5 Revelação Geral b) Pelo testemunho externo
Pelo testemunho externo, a revelação geral apresenta os atributos invisíveis de Deus, porém isto não é suficiente para a salvação. (Curso de Teologia, Módulo 1) “Romanos 1.20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”

6 Revelação Especial Revelação Especial, (*) é aquela por meio da qual o homem reconhece e aceita a revelação que Deus fez de si mesmo, por intermédio da Bíblia, por meio do seu Espírito Santo na pessoa de Jesus Cristo. (cf 1 Coríntios 2:9-16; Gálatas 1:12; 2 Pedro 1:21...) (*) Curso de Teologia, Módulo 1

7 A Revelação de Deus Evangelho de João

8 A Revelação de Deus Objetivos:
- Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a importância de se investir na vida cristã desde o berço. (Refletir) - Tomar a atitude pautar sua convicção nos propósitos de Deus, ainda que a humanidade diga coisas em contrário. (Fazer) - Ter a convicção de fazer parte dos planos de Deus. (Fazer)

9 Texto Áureo: João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

10 A Revelação de Deus (Hebreus 1:1-4)
Hebreus 1:1 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A revelação de Deus é concedida em dois estágios a) através dos profetas do A.T., e b) por meio de Jesus no N.T. Hebreus 1:1,2 declara que Jesus Cristo é a palavra final

11 JESUS, TODO PODEROSO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE (João 1:1-5; Malaquias 3:6)

12 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-11)
“NO PRINCÍPIO” → Antes da Criação João 1:1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Gênesis 1:1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.

13 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
Jesus Cristo é CRIADOR, 1:3; com Salmo 33:6; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:9; Colossenses 1:16; Hebreus 1:1-3... João 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

14 João relata o que era antes da criação.
Gênesis 1.1 Moisés inicia sua exposição da revelação de Deus dizendo que no princípio Deus criou. João relata o que era antes da criação. João 1.1

15 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
1º) Cristo é a Palavra (Verbo, gr logos): Logos para João é uma pessoa, que comunica a realidade de Deus aos homens pela Sua encarnação e sacrifício na cruz. Sendo Deus, o Logos é a perfeita expressão de Deus. A revelação no A.T. era perfeita mas incompleta; no N.T. é perfeita e completa (cf 14:9; Hb 1:1,2). O Verbo era Deus. A falta do artigo no original não quer dizer “um deus”, mas que o Verbo tinha a natureza divina. Nota: comentário de rodapé da Bíblia Vida Nova

16 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
2º) Cristo é Eterno “Hebreus 13.8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”

17 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
3º) Cristo é Divino: João 1:2; 10:30,37,38; Colossenses 2:9... “...Eu e o Pai somos um.”

18 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
4º) Cristo é Preexistente (João 1:2.3 com 8:58; Hebreus 7:3; Apocalipse 22:13...) João 8:58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. “Eu Sou” (Comentário sobre Êxodo 3:14): Este verbo, numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, dá o nome transliterado Jeová (Yahweh), que indica a natureza eterna e imutável de Deus. (grifei)

19 Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia e estava com Deus.
Idéia Central Gênesis 1.1 e João 1.1 Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia e estava com Deus. A presença no Filho é de eternidade em eternidade.

20 João 1.1-5 Jesus não era um homem que foi ensinado a ser Deus, ou convencido que era Deus, ou que buscou ser Deus e por isso se declarou Deus, mas Jesus é Deus. Jesus nasceu na carne, mas não da carne. Jesus está vivo, poderoso, à direita de Deus e intercede por nós.

21 Jesus nasceu, morreu, ressuscitou e intercede por nós
Romanos 1:2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Hebreus 7.25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

22 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
5º) Cristo a VIDA → a Vida esta nele (v 4; 11:25; 14:6) 6º) Cristo a LUZ → a Vida é a Luz dos homens: a verdadeira luz (vv 4,9; 5:35; 8:12; Isaías 9:2...) João 8:12b “... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

23 A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1:1-14)
Cristo a Verdade, v 14; 14:6

24 Portanto... 1:1-5 1º) A presença de Deus no Filho é de eternidade em eternidade 2º) Jesus é Deus: Ele é uma das pessoas da Trindade; 3º) Jesus é Criador: Ele estava presente no ato da criação. 4º) Jesus é Eterno: Ele é o “Eu Sou” 5º) Jesus, o Messias: Ele Já Veio e Voltará.

25 João Batista o todo dependente de Deus 1:6-28; (1:23; Isaías 40:3; Malaquias 3:1; 4:5...)
João Batista: a Voz do que clama no deserto (1:23)

26 João Batista não era Elias
Sobre João Batista, diz Lucas 1.17: E irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. Isto não quer dizer, de forma nenhuma, que João fosse Elias, mas que no seu ministério profético, haveria peculiaridades do ministério de Elias. De fato, a Bíblia não trata de nenhum outro caso de dois homens tão parecidos como João Batista e Elias. Lembra o refrão popular: Tal pai, tal filho. Isto não quer dizer que o filho seja absolutamente igual ao pai, ou que seja a reencarnação do outro, mas sim, que existem hábitos comuns a ambos. (CACP) O próprio João Batista afirmou que não era Elias (João 1:21)

27 Conversão ao Senhor O Propósito de Deus: a conversão do Homem
Próximos slides: O Primeiro e o Segundo destaques

28 João 1.6-28 – João Batista Primeiro destaque:
Ele grande diante do Senhor, converteria muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus e iria adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto (Lucas ).

29 João Batista – Destaques 1. Primeiro Destaque
O Anúncio do nascimento de João – (Lucas 1:5-25) a) muitos se alegrariam no seu nascimento b) Seria grande diante do Senhor c) Converteria muitos dos filhos de Israel ao Senhor d) Iria diante dele no espírito e virtude de Elias

30 Mas, e quanto à vida cristã:
Conexão com a Vida João cresceu sob uma atmosfera de compromisso com Deus e seus objetivos. E quanto a geração atual: Nossos filhos estão sendo criados para serem bons e produtivos e para viverem nesse mundo de maneira honrada e honesta? Investimos a fim de que vençam na vida, obtendo saúde, conforto e realização? Mas, e quanto à vida cristã: Na prática, a vida cristã não tem sido prioridade no ensino de muitos pais. Crianças crescem sem a educação cristã de berço.

31  Nós e nossos filhos somos para glória de Deus
 Nós e nossos filhos somos para glória de Deus. Desde crianças devem entender que suas vidas são para servir a Deus.  Devemos ensinar a nossos filhos a respeito da Grande Comissão deixada por Jesus. Um dia eles ouvirão do próprio Deus a confirmação do que aprenderam e receberão novas instruções e passarão para seus próprios filhos e estes aos filhos dos filhos até a volta de Jesus.

32 João Batista – Destaques 2. Segundo Destaque Introdução
NASCITURO: é o ser já concebido e que está pronto para nascer, mas que ainda está no ventre materno. (Proteção jurídica desde a fase embrionária – Art. 2º, CC/2002) EMBRIÃO: é o nome que o futuro bebê recebe desde a fecundação até a 8ª semana da gravidez. FETO: A partir destas 8 semanas de gravidez, até o dia do nascimento, o bebê é um feto e não mais um embrião

33 O que tem isso a haver com João Batista?
Segundo destaque: Quando um feto é considerado um ser vivo O que tem isso a haver com João Batista? João com três meses de vida uterina, identifica Jesus na barriga de Maria. Isto significa que Jesus estava presente completamente no evento inicial dos primeiros dias de gravidez de Maria.

34 Não é incomum encontrarmos pessoas defendendo o aborto porque alguém provou que só é considerado vida após quantidade “X” de semanas. O crente deve pautar sua convicção nos propósitos de Deus, ainda que a humanidade diga coisas em contrários.

35 LEI CIVIL Lei nº , de 10 de janeiro de 2002, institui o Código Civil Aquele que ainda não nasceu possui direitos? A partir de quando ele possui direitos? DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE (...) Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (...) Nota: Releia, caso queira, a definição de nascituro, embrião e feto, constante do slide nº 32.

36 Quanto ao aborto: Definição
aborto (ô) [Do lat. abortu.] Substantivo masculino. 1.Med. Ação ou efeito de abortar (1); abortamento, amblose, móvito; mau sucesso. [Sin. fam.: desmancho.] 2.Jur. Interrupção dolosa da gravidez, com expulsão do feto ou sem ela. (...) (cf o Dicionário Eletrônio Aurélio)

37 LEI PENAL Decreto-Lei nº 2
LEI PENAL Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, institui o Código Penal O Que diz a Lei Penal sobre Aborto ? Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento  Art Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque:  Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos.  Aborto provocado por terceiro  Art Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:  Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos.  Art Provocar aborto com o consentimento da gestante:  Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.  Parágrafo único - Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante não é maior de 14 (quatorze) anos, ou é alienada ou débil mental, ou se o consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.  (...)

38 CÓDIGO PENAL Decreto-Lei nº 2
CÓDIGO PENAL Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Aborto (continuação) Forma qualificada  Art As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em consequência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.  Art Não se pune o aborto praticado por médico:  Aborto necessário I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;  Aborto no caso de gravidez resultante de estupro  II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. 

39 Com efeito salvo exceções, aborto é assassinato
ABORTO: Você pode chamá-lo ESCOLHA mas ainda é ASSASSINATO Portanto, diga NÃO ao aborto

40 A Convicção do Plano Redentor de Deus – A Importância das Pessoas – (1:29-51)
A Convicção de João Batista: Para ele, JESUS CRISTO é “...O Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo”1:29 com Êxodo 12:3; Isaías 53:7; Atos 8:32; 1 Pedro 1:18,19; Apocalipse 5:6, etc)

41 João não compreendeu tudo
João não compreendeu tudo. Sabia apenas o necessário para cumprir sua missão Ele não tinha todas as respostas, mas tinha convicção da missão de fazer a vontade de Deus. “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”! Essa declaração de João deve ter confundido muitos que o ouviram. Pois o cordeiro tirava o pecado do indivíduo, ou da família ou do judeu. Mas, tiraria de todos? João Dois binômios: A convicção do plano redentor de Deus e a importância das pessoas.

42 Obediência ou Questionamento?
OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL a) Devemos ser mais obedientes, do que questionadores I Pedro 1.14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; b) Deus deseja a salvação de todos I Timóteo 2.4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

43 Conexão com a Vida  Precisamos de muitos na semelhança de João, o Batista, mais obedientes que questionadores.  Hoje reunimos mais respostas que todos os apóstolos somados com João Batista. Temos às mãos muito mais que o necessário para cumprir com a vontade de Deus.  Querem seguir o Cristo sem deixar a carne e as coisas da carne.

44 Conexão com a Vida  Deus quer conduzir o homem de volta à intimidade no Éden, o homem quer ver aquilo que lhe traz proveito próprio, na semelhança de Adão.  Deus quer comunhão com o homem. Apesar do pecado, o Senhor agracia a humanidade com a possibilidade de elevá-lo à condição de criatura a serem filhos de Deus.

45 CONEXÃO COM A VIDA COMUNHÃO COM DEUS POR MEIO DE JESUS CRISTO
Deus deseja ter comunhão conosco Nós devemos ter comunhão com Ele Coríntios 5.18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

46 CONEXÃO COM A VIDA COMUNHÃO COM DEUS POR MEIO DE JESUS CRISTO (João 1:11,12; Mateus 20:28; Lucas 19:10; Filipenses 2:4-10; 1 Timóteo 1:15; Hebreus 4:15; 1 João 3:1,2...) Hebreus 4.15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

47 Compartilhar Cristo participou do ato original da criação. Mas no tempo próprio foi também enviado a terra como o Verbo – a Palavra Divina. Deus se expressou na única forma com que realmente podíamos compreendê-lo, tornando-se um de nós.


Carregar ppt "A REVELAÇÃO DE DEUS INTRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google