A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESP – Grupo Espírita de Petrolina Maio 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESP – Grupo Espírita de Petrolina Maio 2016"— Transcrição da apresentação:

1 GESP – Grupo Espírita de Petrolina Maio 2016
CURSO SOBRE PASSE GESP – Grupo Espírita de Petrolina Maio 2016

2 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo- te que venhas e lhe imponha as mãos para que sare e viva (Marcos 5:23)

3 POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O PASSE?
“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.” (Espírito de Verdade)

4 POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O PASSE?
Em qualquer setor de trabalho a ausência de estudo significa estagnação. Esse ou aquele cooperador que desistam de aprender, incorporando novos conhecimentos, condenam-se fatalmente as atividades de subnível. (Nos Domínios da Mediunidade”, cap. 17, p. 195.)

5 POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O PASSE?
“Sem estudo constante da Doutrina, não se faz Espiritismo, cria-se apenas uma rotina de trabalhos práticos que dão a ilusão de eficiência.”

6 ALGUMAS “JUSTIFICATIVAS” PARA NÃO ESTUDAR O PASSE
“Foi fulano que me ensinou assim” “Jesus só impunha as mãos e curava, portanto "Já faz tanto tempo que faço assim e dá bons resultados". "Como a técnica é dos Espíritos, deixo que me utilizem e não atrapalho". (Jacob Melo)

7 CONCEITO DE PASSE “O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular. (...) Na assistência magnética, os recursos espirituais se entrosam entre a emissão e a recepção, ajudando a criatura necessitada para que ela ajude a sim mesma. (...) O passe, como reconhecemos é importante contribuição para quem saiba recebe-lo, com o respeito e a confiança que o valorizam.” (Nos Domínios da mediunidade”, cap. 17)

8 CONCEITO DE PASSE Passe ligado a ideia de cura obtida por meio de transmissão de energias magnéticas ao doente ou necessitado de auxilio. Afinal, o que é saúde?

9 CONCEITO DE PASSE Saúde, segundo a OMS: é um completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.

10 CONCEITO DE PASSE Para a Doutrina Espírita, a doença é sempre o reflexo de certas ações cometidas pelo Espírito nas inúmeras reencarnações.

11 BREVE HISTÓRIA DO PASSE
Na Escola de Alexandria: hebreus, egípcios e gregos utilizavam a imposição das mãos no enfermo. Velho Testamento: ingestão de água magnetizada Novo testamento: imposição de mãos Idade Média: difusão de ideias de magnetismo por Paracelso ( ) Doutrina Espírita (1857): estuda, explica e utiliza os fluidos-magnéticos espirituais.

12 MAGNETISMO “Por meio deste fluido, doenças nervosas são curadas imediatamente e suas virtudes podem estender-se à cura universal e a preservação da humanidade, a um grau tão elevado, que não se sabia quão longe poderia ir. Existe uma influência recíproca entre os corpos celestes, a Terra e todos os organismos animados. O fluido universal é o agente dessa influência. Essa ação recíproca está sujeita às leis da mecânica. Os corpos gozam de propriedades análogas ao ímã. Essas propriedades podem ser transmitidas a outros corpos animados ou inanimados. A moléstia é apenas a resultante da falta ou desequilíbrio na distribuição do magnetismo pelo corpo.” (Mesmer)

13 MAGNETISMO “O Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo” (1858 da Revista Espírita)

14 FUNDAMENTOS DO PASSE ENERGIA E FLUIDOS

15 FUNDAMENTOS DO PASSE ENERGIA
Capacidade de um corpo, substância ou sistema executar trabalho ou ação, produzindo movimento.

16 FUNDAMENTOS DO PASSE TIPOS DE ENERGIA

17 TIPOS DE ENERGIA Sintonia + Afinidade
FUNDAMENTOS DO PASSE TIPOS DE ENERGIA Sintonia + Afinidade CAMPO MENTAL

18 FUNDAMENTOS DO PASSE A lei do campo mental, que rege a moradia energética do Espirito, segundo, segundo a qual a criatura consciente, seja onde for no Universo, apenas assimilará as influência a que se afeições. (cap. 17)

19 FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDOS Substâncias capazes de fluir, escorrer ou expandir e que se modificam continuamente sob a ação de uma força ou tensão. (líquidos e gases)

20 FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDOS. CONCEITO ESPÍRITA No plano espiritual, o homem desencarnado vai lidar diretamente com um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancável, a nascer-lhe da própria alma, uma vez que podemos defini-lo, até certo ponto, por subproduto do fluido cósmico, absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração, pelo qual a criatura assimila a força imanente do Criador, esparsa em todo o Cosmo, transubstanciando-a, sob a própria responsabilidade, para influenciar na criação, a partir de si mesma.”

21 FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDOS. CONCEITO ESPÍRITA Para o Espíritos tem uma aparência tão material quanto a dos objetos tangíveis para os desencarnados e, são para eles, o que são para nós as substâncias do mundo terrestre. Eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os homens com os seus materiais, ainda que por processos diferentes. (Cap. XIV)

22 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL
FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL Princípio único gerador de toda a matéria existente no universo; Matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedades de corpos da natureza. Semelhança com a Teoria de Tudo.

23 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL
FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL DEUS ESPIRITO MATÉRIA FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL

24 FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL “É fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido Universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza, é princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá”. (LE )

25 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL
FUNDAMENTOS DO PASSE FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL ...Esse fluido penetra os corpos como um imenso oceano...Toda criatura, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra...sabe, em virtude desse princípio vital e universal, apropriar as condições de sua existência e duração.


Carregar ppt "GESP – Grupo Espírita de Petrolina Maio 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google