História do Cinema Mundial

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Apresentação em tema: "História do Cinema Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 História do Cinema Mundial

2 Precedentes O Cinema deve muito ao surgimento da Fotografia, em especial a fotografia animada, ou seja, a possibilidade de sequenciamento de imagens para gerar movimento. Assim, como a Propaganda, o Cinema surge a partir de referenciais existentes: Teatro, os cartuns, as revistas ilustradas etc.

3 Precedentes Primeira fotografia - Niecéphone Niepce

4 Precedentes O Cinema surge como uma invenção curiosa, com a possibilidade de projetar imagens em grande tamanho. Cientistas passaram a utilizar em palestras com ilustrações (“Data Show” da época). Inicialmente, ninguém sabia ao certo o que fazer com aquela tecnologia. A maioria achava excelente só a possibilidade de assistir imagens em movimento projetadas numa tela.

5 Precedentes Os filmes são uma continuação das projeções de lanterna mágica, que já existia desde o século XVII, apresentando desenhos coloridos projetados numa tela. Tais desenhos eram utilizados também em shows de mágica, pois nesta época, projetar imagens em movimento era algo impensável.

6 Brinquedos ópticos Antes do Cinema, também já existiam no século XIX os “brinquedos ópticos”: taumatrópio (1825), fenaquistiscópio (1832) e zootrópio (1833). Zootrópio

7 GIF ZOOTRÓPICO

8 Invenção Embora alguns historiadores atribuam o Cinema aos Irmãos Lumière, outros consideram que não houve um único descobridor do Cinema. Os aparelhos não surgiram num único lugar. Várias técnicas fotográficas e de projeção de imagens contribuíram.

9 Invenção Cinematógrafo - Irmãos Lumière - 1895
Cinestoscópio - Thomas Edison

10 Thomas A. Edison Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, depois de ter visto uma câmera projetora em Paris trabalhou na construção de máquinas que produzissem fotografias em movimento. Foi criado o quinestoscópio (1891), que possuía um visor individual onde, depois de inserir uma moeda, era possível assistir um rápido filme com imagens em movimento.

11 Irmãos Lumière (((filme)))
No dia 28 de dezembro de 1895, Paris, ocorre uma sessão com 10 filmes de 40 a 50 segundos, cada um, feita pelos irmãos Lumière. Este momento foi um marco, pois foi realizado no Grand Café. Tornando cinema não apenas um momento para assistir filmes, mas para encontrar amigos, beber, ler jornais. (((filme)))

12 Invenção Auguste e Louis Lumière, não foram os primeiros a inventar o cinema, mas os que ficaram mais famosos. Eram negociantes experientes que promoveram o invento no mundo todo. Os aparelhos inventados por Edison eram muito pesados e precisavam de luz elétrica para funcionar. Já a máquina dos irmãos Lumière eram acionados por manivela e mais leves.

13 França Os Lumière tinham dois competidores:
a) a produtora do mágico e encenador George Méliès, que produziu centenas de filmes entre 1896 e Em 1913, a empresa faliu depois que o cinema passou a desenvolver uma narrativa própria. b) A Companhia Pathé que comprou a patente dos Lumière e dominou o mercado mundial até a Primeira Guerra Mundial.

14 Cinema diferente Após 20 anos de tentativas empíricas, limitações iniciais, o cinema começa a delimitar uma linguagem própria. Antes disso predominava a representação primitiva: filmagem frontal, posicionamento distante da situação filmagem, falta de linearidade e personagens pouco desenvolvidos, plano aberto e cheios de detalhes, muitas pessoas e ações simultâneas.

15 Fases O período do estágio inicial do cinema pode ser dividido em duas fases: a) Cinema de “atrações” ( ): pequenas salas de cinemas. Filmes mudos, com piano ao vivo que acompanhava as cenas. b) Cinema de transição (1906 – 1915): filmes começam a se estruturar como quebra-cabeça narrativo, que o espectador tem que montar a partir da narrativa.

16 Cinema de atrações Linguagem e formato de outras áreas, principalmente do Teatro. Os espectadores estão mais interessados no espetáculos visual do que na história em si. Filmes curtos, com truques de mágica, história de fábulas e atos cômicos predominam. De 1894 a 1903: filmes de plano único. Filmes documentais. De 1903 a 1907: filmes de ficção com vários planos. Já nesta fase o cinema começa a se organizar industrialmente. FILME MIELES

17 Cinema de transição Linguagem cinematográfica com enredos autoexplicativos. Maior definição psicológica dos personagens. Tentativa de atrair mais a classe média e menos a classe baixa (período anterior). Filmes mais longos (mais de 1 hora), embora ainda raros. Gênero predominante: melodrama, com tom moralista e defesa da ordem social.

18 Cinema de transição Período em que o Cinema começa a se transformar numa mídia de massa. A indústria francesa era a maior na época e seus filmes eram os mais vistos no mundo. Antes de 1906, os filmes não alternavam ações diferentes que ocorressem em espaços separados. Depois deste período o cinema passou a alternar cenas com montagens paralelas, especialmente com Griffith. ((((FILME GRIFFITH)))

19 EUA vs. Europa A partir de 1913 as produções estadunidenses começaram a se diferenciar das européias. Produções EUA tendiam menor duração de um mesmo plano, mais realistas. Os filmes europeus a encenações dentro de um mesmo plano, com cenários mais elaborados. Em 1913, o cinema tinha mais credibilidade e cada vez mais era uma atividade cara e elitizada. Grande parte dos estúdios dos EUA já estavam em Hollywood. Os filmes já oscilavam entre 60 e 90 minutos.

20 Até este ano foi um período de transição em que o cinema se tornou independente, com padrões e técnicas próprias. Também já aparecia como uma das principais mídias do mundo. Hollywood se consolida cada vez mais. Em 1927 surge nos EUA o primeiro filme sonoro: O cantor de Jazz. Muitos produtores ainda resistiram ao novo estilo. Chaplin, por exemplo, fez filmes mudos até Por exemplo, o premiado “O Circo” (1928).

21 Cinema Mudo ascensão de Hollywood fase áurea do cinema cômico
cinema e vanguardas históricas: futurismo e dada surrealismo expressionismo vanguardas russas

22 Cinema Sonoro (1930 a 1950) O Cinema sonoro gerou uma revolução nas técnicas de produção e nos investimentos econômicos da indústria cinematográfica. Um dos impulsos essenciais para a pesquisa da sincronização de imagens e sons foi a concorrência do rádio. As indústrias do setor telefônico e radiofônico desenvolveram sistemas de reprodução e ampliação do som que tornaram possível o cinema sonoro.

23 Cinema Sonoro (1930 a 1950) Idade de Ouro de Hollywood
gêneros clássicos do cinema dos EUA: Melodrama Noir Western Neorealismo italiano

24 Idade de Ouro de Hollywood
O Cinema americano passa a dominar mais do que nunca o cenário mundial, com algumas exceções. Entre 1932 e 1946, ele se consolida com investimentos cada vez maiores da sua indústria. Na Itália, proibido durante o período do facismo de Mussolini. O Cinema americano retorna a este país logo após o fim da Segunda Guerra como se fosse um grande bem perdido. O status do cinema americano estava baseado em: uma grande infraestrutura de estúdios, uma excelente reunião de atores e a produção de diferentes gêneros. Nesta época, já aparecem a Warner, MGM, Paramount, Fox, Universal, Columbia etc.

25 CINEMA MODERNO Nouvelle Vague
New American Cinema Group e experiências underground Mitos e realidades do cinema direto Tentativas de renovação no leste europeu Situação italiana

26 DEPOIS DO CINEMA MODERNO
Anos 70 e 80 – transicao New hollywood - block busters Cinema novo alemão A imagem eletrônica (o cinema e a tv, o cinema e as tecnologias digitais...)


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