A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da Baixa Idade Média Até Ao Fim Da coroa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da Baixa Idade Média Até Ao Fim Da coroa"— Transcrição da apresentação:

1 Da Baixa Idade Média Até Ao Fim Da coroa

2 A ÍNCLITA GERAÇÃO

3 O Império do Séc. XVI Novo conhecimento do Mundo
Portugal de reino a Império A missão de evangelizar.

4 Cristalização do período alto da expansão marítima
Os Lusíadas Cristalização do período alto da expansão marítima

5 AS armas e os Barões assinalados Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; - In Os Lusíadas, Luís de Camões, Canto I.

6 A Importância do nacionalismo durante o domínio filipino
Insistência em manter a língua portuguesa A negligência do Império A ausência do rei Mais uma vez, a adversidade é um fator determinante na moldagem da identidade

7 Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram: Que eu canto o peito ilustre lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram! Cesse tudo o que a musa antiga canta, Que outro valor maior alto se alevanta! - in Os Lusíadas, Canto I, Luís de Camões. - In Os Lusíadas, Luís de Camões, Canto I.

8 Uma confluência de fatores permitiu uma restauração da independência
1/12/1640 Uma confluência de fatores permitiu uma restauração da independência

9 Paz de Vestefália Consolidação por escrito do conceito de nações como conjunto de um povo que habita um território entre fronteiras fixas e é submetido ao poder de um Estado.

10 Observámos três fases do nacionalismo portugês
O Império Do Mestre de Avis ao Imperador, a segunda dinastia tudo proporcionou. Portugal deixa de ser um reino Europeu para ser o Império de meio mundo. A Opressão Sob domínio espanhol houve quem se rendesse. No entanto, a resistência patriótica tornou-se mais fervorosa do que nunca. A Restauração Com a independência, Portugal arranca sob o novo rei de Bragança esperando reconquistar velhas glórias, porém, o futuro traria novos desafios.

11 Invasões Francesas Em 1810, as tropas francesas invadem Portugal pela primeira vez. A corte desloca-se para o Brasil e começa um processo de transformação na identidade portuguesa que nunca será revertido.

12 Fatores Que Moldam A nova Identidade
Rei Ausente Ideias Liberais D. João VI fica no Brasil O Brasil passa a reino (1815) Liberdade Igualdade Fraternidade Governo autocrata Marechal Beresford D. Miguel Forjaz D. José de Sousa Coutinho (Principal Sousa)

13 Revolução Liberal e Guerra Civil
D. João VI Assina a primeira constituição portuguesa com forte oposição da rainha e do seu filho D. Miguel. Morre durante o processo de implementação da nova ordem. D. Miguel Organiza um conjunto de revoltas absolutistas de cariz violento de forma a evitar a monarquia constitucional. D. Pedro IV Então Imperador do Brasil, redigiu a carta constitucional e assinou o tratado de Evoramonte após rendição absolutista. Inicia-se uma nova era na identidade do país.

14 Monarquia Constitucional
Portugal Monarquia Constitucional

15 As conferências de Berlim
Problema As potências europeias competiam ativamente pelo controlo de pontos-chave nas colónias ultramarinas. D. Carlos Visto como um rei diplomata, deixou enfraquecer a posição portuguesa nas negociações ao sugerir em Berlim o mapa cor-de-rosa As Conferências Organizadas pelo chanceler alemão, tinham como objetivo acalamar as hostes entre as potências europeias. A terrível divisão do território fez o oposto. Ultimatum A Inglaterra reage ao mapa de D. Carlos com um ultimatum: ou o mapa é retirado das negociações ou a Inglaterra avança com uma invasão militar contra Portugal. Impasse D. Carlos cede à pressão inglesa e o povo não se conforma. É a próxima grande machadada no orgulho português que irá marcar a identidade de um povo. A Marca A submissão de Portugal perante os estrangeiros tornou-se uma marca inegável do carácter português, no entanto, a vontade coletiva nunca for a consensual à do rei.

16 A MARCHA CONTRA O MAPA COR-DE-ROSA

17 5/10/1910 1ª República A era dourada do fado e do sentimento nostálgico em relação ao passado. 1ª Grande Guerra Sucessão de Governos


Carregar ppt "Da Baixa Idade Média Até Ao Fim Da coroa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google