A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal."— Transcrição da apresentação:

1 Feito por:Pedro Henrique 5º ano B

2 A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal com a vinda da Família Real Portuguesa em 1808.

3 A abdicação do imperador Esse fato preparou terreno para uma grande eferverscência política e cultural no Brasil, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, o que resultou na ruptura com Portugal, na década de 1820, que marcou, no Brasil, o processo de Independência (realizada em 1822) do país e a consolidação do modelo imperial de governo.

4 A abdicação do imperador Em meio à consolidação do Império no Brasil, D. Pedro I enfrentou muitos focos de resistência e protagonizou situações públicas e privadas que agravaram a sua imagem perante os seus súditos. Os problemas que se avolumaram no Primeiro Reinado acabaram por culminar na abdicação do imperador em 1831.

5 Causas da Abdicação de D. Pedro Os problemas que o reinado de D. Pedro I apresentava eram de variadas ordens, a começar pela oscilação que o imperador (por ser herdeiro do trono português) mantinha entre os interesses brasileiros e portugueses. O exercício do Poder Moderador, que dava ao imperador força política para dissolver a Constituinte e nomear cargos vitalícios, também entrava em choque com a perspectiva política de lideranças liberais.

6 Regentes governam o Brasil O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831.

7 Regentes governam o Brasil Seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade.

8 Regentes governam o Brasil A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).

9 Regentes governam o Brasil Este período foi marcado por muitas revoltas que foram conflitos entre liberais e conservadores. Quando ocorreu a abdicação de D.Pedro I os deputados estavam em recesso. Então até haver eleições eles colocaram uma Regência Trina Provisória (7 de abril a 17 de junho de 1831).

10 Regentes governam o Brasil Após as eleições foi nomeada uma Regência Trina Permanente (17 de junho de 1831 a 12 de outubro de 1835). Com um ato adicional na Constituição se institui a Regência Una (12 de outubro de 1835 a 23 de julho de 1840), para a qual foi eleito primeiramente Diogo Antônio Feijó que renunciou a favor do senador Pedro de Araújo Lima em 1837 pelas fortes pressões políticas.

11 Revoltas As revoltas ocorrem basicamente por dois motivos: más condições de vida de grande parte da população (mais pobres) e vontade das elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo.

12 Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google