A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T A X O N O M I A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T A X O N O M I A."— Transcrição da apresentação:

1 T A X O N O M I A

2 Classificar por quê?

3

4 1,7 MILHÃO DE ORGANISMOS MILHÕES?

5

6 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA
Histórico da classificação biológica Critério de acordo com o ambiente em que vivem: aquícolas, terrícolas e aerícolas. Aristóteles ( a.C.) (Gênesis 2:19)

7 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA
Histórico da classificação biológica Outros: organização e número de células, tipo de nutrição, habitat, porte do corpo, etc. Teofrasto (372 – 287 a.C.) Agostinho ( d.C.) Critério de acordo com o caule: ervas, arbustos e árvores. Critério de acordo com a utilidade ao homem: úteis, nocivos, indiferentes.

8 Carl von Linne ( 1707 – 1778) A classificação dos seres vivos teve um enorme impulso no século XVIII com a obra Systema Naturae de Carl von Linne - um botânico sueco.

9 Helmut Sick

10 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA
Critérios para classificação dos seres vivos Características anatômica e fisiológica Metabolismo Habitat e nicho ecológico DNA celular e DNA mitocondrial Bioquímica

11 Categorias taxonômicas

12

13

14 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA
Nomenclatura binomial científica

15 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA Regras de nomenclatura
OBJETIVO DA NOMENCLATURA - ELIMINAR NOMES MÚLTIPLOS - CADA NOME DESIGNA UMA ÚNICA ESPÉCIE 1) TODO NOME CIENTÍFICO DEVE SER ESCRITO EM LATIM OU LATINIZADO EX: Homo sapiens Trypanosoma cruzi 2) A NOMENCLATURA É BINOMIAL, SENDO O PRIMEIRO NOME IGUAL AO DO GÊNERO ( escrito em maiúsculo) E O SEGUNDO É O EPÍTETO ESPECÍFICO (escrito em minúsculo). Obs.: Os dois nomes juntos formam o nome da espécie! EX: Musca domestica

16 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA Regras de nomenclatura
3) O NOME CIENTÍFICO DEVE SER GRIFADO, SUBLINHADO OU ESCRITO EM NEGRITO ou ITÁLICO Ex: Perna perna (mexilhão) 4) ENTRE GÊNERO E ESPÉCIE PODE HAVER O SUBGÊNERO Ex: Anopheles (Nysorhincus) darling 5) ESPÉCIES PARECIDAS PODEM APRESENTAR SUBESPÉCIES Ex: Crotalus terrificus terrificus (cascavel) 6) O NOME DAS FAMÍLIAS DOS ANIMAIS RECEBE O SUFIXO idae (Felidae), E NAS PLANTAS O SUFIXO É aceae (Rosaceae)

17 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA Regras de nomenclatura
OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao protozoário causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz.

18 Classificação dos seres vivos - TAXONOMIA Regras de nomenclatura
CURIOSIDADE: exemplos de animais recém-descobertos que foram batizados por cidadãos comuns: Espécie - Goodhartzorum (uma espécie pertencente a um novo gênero, cujo nome ainda não foi definido). Quem comprou - O americano Jeff Goodhartz. R$ 7.900 Goodhartzorum

19 Espécie - Mesonerilla neridae.
Quem comprou - O biólogo Greg Rouse. R$ 25 mil Que tal homenagear a sua namorada pegando o nome dela para batizar um verme? Achou absurdo? Pois foi exatamente o que fez Greg ao ficar sabendo que o nome de um verme aquático recém-descoberto estava à venda. Mesmo não sendo lá uma atitude muito romântica, Nerida, a namorada do biólogo, parece ter adorado a surpresa!

20 Beyoncé dá nome a nova espécie de rara mosca australiana
Segundo cientista, batizar a mosca desta forma dá a oportunidade de demonstrar "o lado divertido da taxonomia" Esta cor brilhante faz com que a Scaptia (Plinthina) beyoncea se torne "a diva das moscas de todos os tempos", disse Bryan Lessard, entomologista da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Austrália (CSIRO).

21 Nova espécie de ameba homenageia personagem de O Senhor dos Anéis
Nomeada Arcella gandalfi justamente em homenagem ao personagem criado pelo escritor e filólogo J. R. R. Tolkien (1892 – 1973), a nova espécie de ameba foi descrita em um artigo publicado na revista Acta Protozoologica.

22

23 ESPECIAÇÃO

24 Híbrido Espécie X Espécime

25

26 Os cinco reinos dos seres vivos

27 Parasitas intracelulares obrigatórios.
VÍRUS: UMA EXCEÇÃO O único grupo especial. Parasitas intracelulares obrigatórios.

28 De olho no vestibular... Pág. 10
(UNICAMP) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico 'Felis catus' aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem ('Felis silvestris'), o lince ('Felis lynx') e o puma ou suçuarana ('Felis concolor') são espécies relacionadas ao gato. a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados? b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico? c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais. Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? 2. (Vunesp) Em uma mata, encontramos vários animais pertencentes à classe dos insetos. Dentre esses, temos o grilo e o gafanhoto da ordem dos ortópteros, a cigarra e o vagalume, respectivamente, das ordens dos homópteros e dos coleópteros. Com base nestas informações, em qual dos grupos (grilo - gafanhoto ou cigarra - vagalume) você espera encontrar maiores semelhanças? Justifique sua resposta.

29 3. (UFRGS) Considere os quatro táxons a seguir relacionados. 1
3. (UFRGS) Considere os quatro táxons a seguir relacionados. 1. Bufo dorbignyi 2. Lystrophis dorbignyi 3. Didelphis albiventris 4. Didelphis marsupialis Em relação a eles, é correto afirmar que a) todos pertencem à mesma espécie. b) há, entre os quatro táxons, apenas duas espécies diferentes. c) os táxons 1 e 2 são de gêneros diferentes, mas da mesma espécie. d) os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero. e) os táxons 1 e 2 são da mesma subespécie.

30 4. (Unifesp) Amostras de duas plantas chegaram a um centro de toxicologia acompanhadas de um parecer médico e do seguinte laudo técnico: Verificou-se que havia pequenas diferenças na composição química de cada amostra, embora o mecanismo de ação de ambas fosse muito parecido e os sintomas da intoxicação, os mesmos. Tal resultado é a) esperado, pois embora ambas pertençam ao mesmo gênero, trata-se de espécies diferentes. b) esperado, pois embora trate-se da mesma espécie, as plantas provêm de locais diferentes. c) inesperado, já que se tratam de dois gêneros diferentes com o mesmo nome comum. d) inesperado, já que se trata da mesma espécie e, portanto, os resultados deveriam ser iguais. e) inesperado, pois trata-se do mesmo gênero e espécie, com nome comum semelhante.

31 5. (FGV-SP) Na gincana da escola, uma das provas exigia conhecimento sobre os diferentes grupos taxionômicos. Sairia vencedor o aluno que, ao citar três animais, incluísse a maior variedade de táxons (diferentes espécies, gêneros, famílias, etc). Vítor citou: ostra, estrela-do-mar e tubarão. Pedro citou: minhoca, lagartixa e citou a si mesmo. Ana Paula citou: elefante, pulga e bactéria. Um dos alunos foi desclassificado, pois citou um organismo que não se incluía na regra do jogo. O aluno vencedor e o aluno desclassificado foram, respectivamente, a) Ana Paula e Pedro. b) Pedro e Ana Paula. c) Vítor e Ana Paula. d) Vítor e Pedro. e) Pedro e Vítor.

32 6. Na classificação biológica, as ordens
se constituem pela reunião de: Gêneros Classes Filos Ordens Famílias

33 7. E 8. E

34 9. (UFMA) A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. Identifique abaixo o nome científico escrito corretamente: a) charadrius Collaris - Maçarico-de-coleira b) Eudocimus Ruber - Guará  c) Arenaria interpres - Maçarico vira-pedras d) Falco Peregrinus - Gavião-peregrino e) Himantopus Himantopus - Maçarico-pernilongo 

35 10. (UFMG) A partir de conhecimentos sobre as regras de nomenclatura zoológica, responda: com qual das fêmeas citadas o macho de "Anopheles (Nyssorhynchus) triannulatos triannulatos" pode cruzar e produzir descendentes férteis através de várias gerações? a) Anopheles (Nyssorhynchus) aquasalis b) Anopheles (Nyssorhynchus) triannulatus davisi c) Anopheles (Nyssorhynchus) albitarsis domesticus d) Anopheles (Nyssorhynchus) brasiliensis e) Anopheles (Nyssorhynchus) intermedius

36 11. (Fuvest-SP) O quadro abaixo lista características que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao número de células e quanto à forma de nutrição de seus integrantes. Com relação a essas características, os seres vivos que compõem o reino dos fungos estão indicados em: X

37 12. (UFSC )  Existe um grupo de seres vivos, exclusivamente heterótrofos, capaz de realizar a decomposição da matéria orgânica no meio ambiente. Esses seres em determinado momento da história humana também foram utilizados na fabricação de pães, bebidas, queijos e outros alimentos. Esse grupo de seres vivos é classificado como... a) procariontes.    b) fungos.    c) bactérias.    d) protozoários.    e) metazoa.    X

38 13. (UEPG-PR - adaptada)  Para facilitar o estudo da Biologia, visto que a biodiversidade é grande, os biólogos dão nomes às espécies descobertas e descritas, ordenando-as em grupos, seguindo certos critérios. Esse trabalho, denominado sistemática, está baseado nas semelhanças entre as espécies, que indicam seus graus de parentesco e, portanto, suas origens evolutivas. Analise os itens. I. Nos animais de nível de organização mais complexo apresentam os sistemas digestório, circulatório, respiratório e excretor, que são mantidos em equilíbrio pela coordenação dos sistemas nervoso e endócrino. O sistema nervoso age por meio de sinais elétricos e o sistema endócrino por meio da ação dos hormônios. II. O reino animal agrupa eucariontes pluricelulares exclusivamente heterótrofos, que se nutrem por ingestão de alimentos. III. A capacidade de locomoção é uma característica obrigatória observada para se classificar um ser vivo como animal. IV. Existem dois tipos básicos de simetria animal: a radial e a bilateral. Essa característica pode ser utilizada como critério para classificação animal. Sobre a sistemática animal, assinale o que for correto. Apenas I, II d) Apenas II, III e IV Apenas I, II e III e) Apenas III e IV Apenas I, II e IV X

39 14. (UFRGS - RS – 2010 - adaptada)  Assinale a alternativa correta sobre fungos.
a) Trata-se de organismos heterotróficos, cuja nutrição ocorre por absorção de substâncias orgânicas. b) Incluem espécies parasitas que podem causar doenças como, por exemplo, a herpes. c)Possuem queratina nas paredes celulares, o que lhes confere maior resistência estrutural. d)Apresentam hifas que, no processo de reprodução assexuada, formam corpos de frutificação. e)As leveduras são exemplos de fungos multicelulares que fazem fermentação. X

40 BONUS (UFRGS) :Os micro-organismos, seres microscópicos, também chamados genericamente de micróbios ou germes, ocorrem em todos os ecossistemas, podendo também viver no interior de outros organismos. Estão representados nos três "domínios" de seres vivos, Archaea, Bactéria e Eucarya. Considere as características de quatro micro-organismos, A, B, C e D, indicadas no quadro adiante, relacionadas à presença (+) ou ausência (-) de estruturas celulares. Micro-organismo Parede Celular Carioteca Mitocôndrias Pigmentos fotossintetizantes A - + B C D De acordo com esses dados, os micro-organismos A, B, C e D são, respectivamente, a) uma ameba, uma levedura, uma euglena e uma cianobactéria. b) uma euglena, uma ameba, uma cianobactéria e uma levedura. c) uma levedura, uma cianobactéria, uma ameba e uma euglena. d) uma cianobactéria, uma euglena, uma levedura e uma ameba. e) uma levedura, uma ameba, uma euglena e uma cianobactéria.

41 (UFP-PE) Para estudar e compreender a variedade de organismos, em todos os ambientes, tornou-se necessário classificá-los e agrupá-los de acordo com suas características semelhantes. Sobre este assunto, analise as alternativas abaixo: 1 ) A estrutura e anatomia dos seres vivos, a composição química das proteínas e dos seus genes são critérios utilizados na sua classificação. 2) A teoria evolucionista estabelece que as diversas espécies de organismos existentes na Terra evoluíram a partir de ancestrais comuns, por modificação. 3) A hierarquia taxonômica é, na seqüência: reino, filo, ordem, classe, família, gênero e espécie. 4) Musca domestica é a grafia do nome científico de uma espécie de mosca. 5) Whittaker propôs a classificação dos seres vivos em 5 reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal. Estão corretas apenas: a) 1, 2, 4 e 5 b) 1, 3, 4 e 5 c) 1, 2 e 5 d) 2, 3, 4 e 5 e) 2, 4 e 5


Carregar ppt "T A X O N O M I A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google