A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Levítico Aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Levítico Aula."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Levítico Aula

2 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Este não é um sacrifício, mas uma oferta. Era uma oferta que representava Comunhão com Deus.

3 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Havia diferentes modos de oferecer esta oferta, indicando-nos vários tipos de padecimento do Senhor Jesus. Podia ser apresentada apenas como farinha. Lv. 2:1-3 Podia com bolos de farinha. Lv. 2:4-13 Podia ser com espigas verdes. Lv. 2:14-16

4 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
A oferta de manjares nos fala da vida e da morte do Senhor à semelhança do holocausto. Existe porém uma ênfase sobre o aspecto humano do viver de Jesus. Enquanto no holocausto o elemento principal é o animal, para que haja derramento de sangue, na oferta de manjares, o ponto central é a fina flor de farinha, proveniente do trigo.

5 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
No holocausto, o ponto central é mostrar que Cristo é a justiça de Deus. Na oferta de manjares, o objetivo é mostrar que Cristo é justo, que o seu viver na terra foi completamente justo (II Cor.5:21).

6 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
1. A flor de farinha O primeiro ingrediente da oferta de manajares é a flor de farinha. A matéria prima da flor de farinha é o trigo. O trigo, como sabemos, refere-se ao Senhor Jesus. A palavra hebraica é “Solêth” que significa uma farinha fina, pura, sem mistura e perfeitamente moída.

7 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
a. O grão de trigo como semente (Jo.12:24). O Senhor Jesus é esse trigo que caiu na terra e morreu para produzir muitos grãos.

8 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
“É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” (Jo.12:23). O significado de ser glorificado aqui não é ser exaltado e sim que Jesus teria de morrer para, então, ressuscitar. Se não há morte, também não há ressurreição. A glorificação está na vida de ressurreição (II Cor.4:10-12)

9 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Se formos entregues à morte como grãos de trigo, de nós será manifestada a vida. A vida que está no grão de trigo só pode fluir se a semente morrer. A casca deve ser quebrada para que a semente germine. Isto nos fala de quebrantamento. Quando somos quebrados, a vida de Jesus que está em nosso espírito flui para alimentar os outros.

10 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
b. O grão de trigo para ser alimento Mas o grão de trigo nem sempre é para ser plantado, deve ser moído para que se faça a farinha que alimenta os outros. Jesus também viveu uma vida de trigo moído para alimentar as multidões.

11 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Ser moído significa ser quebrantado pela mão de Deus. A nossa estrutura humana e carnal deve ser quebrada, o nosso ego deve ser levado para a cruz, a fim de que possamos transmitir a vida de Deus. A oferta podia ser assada, cozida ou frita. Essas são formas de Deus tratar conosco e nos levar a transmitir sua vida. O sofrimento é o meio de Deus tratar conosco e nos levar a transmitir vida.

12 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hb.2:10 e 5:8). Em seu trabalho conosco, Deus vai nos quebrar, moer, fritar, cozer e tostar, para que possamos ser úteis para alimentar outros.

13 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Não é da vontade de Deus, porém, que a nossa vida seja um constante sofrimento. Quando uma experiência de cruz vier a você aceite-a prontamente. Tome as experiências dos outros como suas.

14 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
2. O azeite (Lv.2:1). O azeite tipifica o Espírito de Deus (I Sm. 10:1-6, I Sm. 16:12-13, II Sm. 23:1-2, Is. 61:1, II Cor. 1:21-22, I Jo. 2:27). Jesus viveu pelo poder do Espírito, e era cheio do azeite, do Espírito. Não basta o trigo moído, precisamos da unção do Espírito. Sem ao azeite a oferta não era aceita. As virgens de Mateus 25 eram boas semente de trigo, mas somente as que tinham azeite foram aprovadas por Deus.

15 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
O azeite tinha muitas utilidades para o povo de Israel e todas elas apontam para o Espírito: Alimento Dele se fazia sabão. Era combustível das lâmpadas. Era usado pelo sacerdote no templo para ungir. Servia para cuidar da saúde.

16 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
3. O incenso O incenso nos fala da oração (Sl. 141:2, Ap. 5:8 e 8:3-4). Nos mostra a necessidade de sermos para com Deus o bom perfume de Cristo (II Cor.2:15). A massa com esses três ingredientes era então para ser comida (Jo 6:51). Jesus é a consumação da oferta de manjares. Ele é para ser comido por nós.

17 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
4. O vinho Em Números 15:5 se diz que a oferta de manjares também podia ser oferecida com vinho como libação. O vinho simboliza a alegria e a vida plena que o Espírito de Deus faz fluir em nós.

18 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
5. O sal Havia um elemento que não poderia, de forma alguma faltar na oferta: o sal (2:13). O sal significa a aliança de Deus. A aliança é figurada pelo sal porque o sal tem a propriedade de tornar as coisas incorruptíveis, ou seja, não apodresem. Isso nos indica que a aliança de Deus é eterna e imutável.

19 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
6. O fermento Lv.2:11 diz que nenhuma oferta deveria conter fermento. Jesus viveu um vida completamente sem fermento e nós também devemos ter uma vida de asmos de sinceridade.

20 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
O que significa o fermento? O fermento está relacionado com o pecado. (I Cor.5:6-8). O fermento está associado ao viver pelas obras da lei.(Gl.5:8-9). O fermento se refere à hipocrisia. (Mt. 16:12). Toda nossa vida é caracterizada pela pureza e transparência.

21 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
7. O mel O segundo elemento que não poderia haver na oferta de manjares era o mel (2:11). O mel refere-se à doçura natural, àquilo que alcançamos sem depender da ação do Espírito. Não é como o fermento que está ligado ao pecado e à hipocrisia.

22 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Existem pessoas que são naturalmente bondosas, meigas e dóceis. Essas são características naturais que não vieram da ressurreição. Há também aqueles que se esforçam por serem humildes e nesse esforço conseguem por algum tempo uma falsificação de humildade. Isto é mel na vida do crente. Apesar do mel não ser tão facilmente percebido como o fermento, ambos são rejeitados por Deus.

23 Estudo de Levítico - Cap. 2 A Oferta de Manjares
Ocasiões em que era oferecida Era uma oferta diária juntamente com o holocausto. Ex. 29:39-42. Usada na consagração do sacerdote. Lv. 8:26 Na purificação dos leprosos. Lv. 14:20 Na festa das primícias. Lv. 23:13.

24 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
A oferta pacífica não era uma oferta para expiação de pecados, mas uma oferta de gratidão a Deus. A oferta pacífica também é chamada de oferta de louvores ao Senhor (Lv. 22:29). Esta oferta tipifica a nossa justificação e a paz que agora temos com Deus por meio do sacrifício da cruz.

25 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
Na oferta pacífica Cristo é representado tanto pelo cordeiro como pelo sacerdote. Ele não apenas derramou o seu sangue na cruz, mas apresentou no céu, no santo dos santos, o seu próprio sangue, fazendo a expiação pelo pecado eternamente. Cristo fez paz (Cl.1:20). Proclamou a paz (Ef.2:17). Ele próprio é a nossa paz (Ef.2:14).

26 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
1. O motivo ao ser oferecida A oferta pacífica podia ser oferecida por três motivos: Por ações de graças - (Lv. 7:12-15). Votiva - (Lv. 7:16-21). Voluntária - (Lv. 7:16-21).

27 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
2. Os animais As exigências para a oferta pacífica eram menores que a do holocausto. Para as ofertas pacíficas eram aceitos: Tanto machos como fêmea. Bois, carneiros ou cabras. Sem defeito.

28 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
3. Ocasiões em que era oferecida A única ocasião em que era prescrita era na festa das primícias. Lv. 23:19. Quanto ao mais deveria ser sempre voluntária. (Js. 8:31, Jz. 20:26, II Sm. 6:17, I Rs. 9:25) “E, quando sacrificardes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o sacrificareis.” Lv. 19:5 (Versão Rev. Cor.)

29 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
4. O ritual de ações de graças A oferta pacífica de ações de graças era semelhante a oferta de manjares (Lv. 7:11 a 13): Era feita com bolos de flor de farinha Não podia ter fermentos nos bolos Os bolos eram amassados com azeite Uma parte era queimada e outra comida pelo sacerdote. Possuia porém uma diferença: havia pães levedados junto com os bolos. Lv. 7:13

30 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
Os pães levedados Já mostramos que o fermento simboliza o pecado e a hipocrisia. O fato de Deus permitir o pão levedado junto com o bolo sem fermente era para mostrar que nós ainda somos pecadores. Mesmo pecadores como nós podem ter comunhão com Deus e sentar-se à sua mesa.

31 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
5. O ritual da oferta pacífica voluntária ou votiva O ritual era muito semelhante ao do holocausto: O animal era apresentado O ofertante impunha as mãos sobre o animal. O animal era imolado. O sacerdote aspergia o sangue sobre o altar, ao redor dele.

32 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
Adicionado a esses pontos está o ponto alto da oferta pacífica: toda a gordura era queimada no altar ao Senhor e o ofertante com os seus convidados comiam o resto do animal. A coxa direita era dada ao sacerdote.(Lv. 7:15-16 e 19).

33 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
a. A gordura era queimada Tanto o sangue como a gordura eram oferecidos sobre o altar ao Senhor. Isto nos mostra que tanto a vida, simbolizada pelo sangue, quanto o melhor da vida, simbolizada pela gordura pertencem ao Senhor. A gordura era proibida de ser comida e hoje nós podemos compreender a preocupação de Deus também com a nossa saúde (Lv. 7:23).

34 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
b. O animal era comido pelo ofertante Uma mesa era colocada para Deus e o ofertante, e a maior parte daquilo que já estava sobre o altar é comido pelo ofertante, o sacerdote e seus convidados. O altar é o lugar onde onde ministramos a Deus, mas a mesa é o lugar onde Deus ministra a nós. O ato de comer junto com alguém para os judeus, significa comunhão e amizade chegada.

35 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
É por isso que Jesus era criticado pelos fariseus, por comer junto com pecadores e publicanos. A paz com Deus é algo que desfrutamos junto com ele, na relação e na intimidade. Esta oferta aponta a reconciliação perfeita que tivemos com Deus. II Cor. 5:19. No Holocausto fomos perdoados e redimidos, mas na oferta pacífica somos reconciliados.

36 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
6. A oferta movida Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer ao SENHOR o seu sacrifício pacífico trará a sua oferta ao SENHOR; do seu sacrifício pacífico as suas próprias mãos trarão as ofertas queimadas do SENHOR; a gordura do peito com o peito trará para movê-lo por oferta movida perante o SENHOR. Lv. 7: Rev. Cor. O peito do animal era oferecido como oferta movida diante do Senhor.

37 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
O peito é o lugar do nosso amor e afeto. Em Jo 13:23-25 se diz do dicípulo amado que estava reclinado sobre o peito de Jesus. Essa oferta era exclusivamente para o sacerdote. Com certeza o Senhor quer dar uma medida especial do seu amor para aqueles que ministram para que eles possam ministrar ao resto do rebanho.

38 Estudo de Levítico - Cap. 3 A oferta Pacífica
7. A oferta alçada A oferta alçada era feita ao sacerdote. O ofertante trazia a coxa direita do animal e a levantava diante do Senhor. A coxa direita representa a parte mais forte do animal. Nós os que ministramos precisamos ser fortalecidos numa medida maior para acudir as necessidades do rebanho. “Também a espádua direita dareis ao sacerdote por oferta alçada dos vossos sacrifícios pacíficos.” Lv. 7:32


Carregar ppt "Estudo de Levítico Aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google