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Prof°: Leandro Penitente

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Apresentação em tema: "Prof°: Leandro Penitente"— Transcrição da apresentação:

1 Prof°: Leandro Penitente
TAXONOMIA Prof°: Leandro Penitente

2 CONCEITO TAXONOMIA grupo ordem/lei
É a ciência que identifica, nomeia e classifica os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco.

3 HISTÓRIA Aristóteles (384 – 322 a.c) criou o primeiro modelo de classificação. Aquícolas Terrícolas Aerícolas Critério: Habitat

4 HISTÓRIA Teofrasto ( a.c) Classificou os vegetais em três grupos: Ervas Arbustos Árvores Critério: Caule dos vegetais

5 HISTÓRIA Vários cientistas contribuíram para o aumento dessa classificação. CRITÉRIO Organização celular Tipos de nutrição Habitat Número de células Porte do corpo

6 PARA SER CONSIDERADO UM ANIMAL
O ser vivo precisa OBRIGATÓRIAMENTE ser capaz de se locomover em alguma fase da vida e depender de outro para se alimentar, ou seja, um ser HETERÓTROFO.

7 PARA SER CONSIDERADO UM VEGETAL
Células revestidas com celulose Produzir seu próprio alimento (Fotossíntese) Ser Autótrofo

8 História Com o avanço da ciência, percebeu-se a necessidade de mais critérios para dividir os vários grupos de seres vivos que existiam no planeta, por isso, a classificação do seres vivos se expandiu:

9 REINO = Todos os seres pluricelulares, que se movem em alguma fase da vida.
FILO = Subdivisão do reino. Dividi os seres mais aparentados entre si. CLASSE = Subdivisão do filo. Dividi os seres mais semelhantes ORDEM = Cada classe possuem várias ordens. FAMÍLIA = Dentro da ordem, vários seres vivos pertencem a família diferente. GÊNERO = Subdivisão da família. ESPÉCIE = Subdivisão do gênero, Dividi os seres com diferenças moleculares.

10 RE FI C O FA G E

11 RE FI C O FA G E REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE

12 POR QUE CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?

13 POR QUE CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?
A ciência cresceu a nível mundial, e com a facilidade de contato entre os países, os cientistas precisariam falar de uma espécie (com línguas diferentes), sem se confundir com outra.

14 EXEMPLOS Falando do nosso país: BRASIL

15 QUAL O NOME?

16 QUAL O NOME? Na região sul do país: Bergamota
no Sudeste e Nordeste: Mexerica, Tangerina Curitiba: Mimosa Outros: ponkan, mexerica, cravo, mandarina e morgote Mundialmente: Citrus reticulata

17 QUAL O NOME?

18 QUAL O NOME? Mandioca Aipi Aipim Castelinha Uaipi Macaxeira
Mandioca-doce Maniva  Maniveira Mundialmente: Manihot esculenta

19 QUAL O NOME?

20 QUAL O NOME? Fruta do conde Pinha Ata Graviola
Mundialmente: Annona squamosa

21 EXEMPLOS Comparando com outros países

22 FEIJÃO Inglês: Bean Espanhol: Haba Alemão: Bohne Italiano: fagiolo
Japonês: 豆 Grego: φασόλι Mundialmente: Phaseolus vulgaris

23 ABACATE Inglês: Avocado Espanhol: Aguacate Alemão: Avocado
Japonês: アボカド Grego: αβοκάντο Mundialmente: Persea americana

24 POR QUE OS NOMES ESTRANHOS?

25 POR QUE OS NOMES ESTRANHOS?
Os nomes científicos são derivados do LATIM Língua “morta” Língua inalterável Mais apropriada para taxonomia

26 TUDO FAZ SENTIDO “PARA O LATIM”
Nome científico: Crotalus terrificus (Latim) = Tradução: Chocalho terrível (Português)

27 TUDO FAZ SENTIDO “PARA O LATIM”
Nome científico: Pulex irritans (Latim) Tradução: Pulador irritante (Português) Pulga

28 TUDO FAZ SENTIDO “PARA O LATIM”
Nome científico: Lumbricus terrestres (Latim) Tradução: Lombriga da terra (Português) Minhoca

29 REGRAS PARA ESCREVER OS NOMES CIENTÍFICOS
Todo o nome científico: O primeiro nome é escrito SEMPRE com letra MAIUSCULA e o restante da palavra com letra minúscula. O nome precisa ser escrito em Itálico ou sublinhado. Regra atribuída por Carlos Lineu

30 EXEMPLOS Lumbricus terrestres = Minhoca Pulex irritans= Pulga
Crotalus terrificus = Cascavel Persea americana = Abacate Phaseolus vulgaris = Feijão Annona squamosa = Graviola Manihot esculenta = Mandioca Citrus reticulata = Mexerica Lumbricus terrestres = Minhoca Pulex irritans = Pulga Crotalus terrificus = Cascavel Persea americana = Abacate Phaseolus vulgaris = Feijão Annona squamosa = Graviola Manihot esculenta = Mandioca Citrus reticulata = Mexerica

31 CONCLUSÃO Com esse método (Taxonomia) os cientistas tinham a facilidade de discutir, independentemente da língua, a mesma espécies, sem se confundir.

32 EXERCÍCIOS Páginas 111, 113, 117.

33 CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA

34 REINOS DIVIDIDO EM: Reino Animal (Animalia ou Metazoa)
Reino Vegetal (Plantae ou Metaphyta) Reino do fungos (Fungi) Reino Protista Reino Monera

35 REINO ANIMAL Todos os seres pluricelulares.
Vertebrados ou Invertebrados. (Definição) Precisam se locomover em algum estágio da vida.

36 REINO VEGETAL Seres pluricelulares Autótrofos e Fotossintetizantes
Células revestidas de celulose

37 REINO DOS FUNGOS Seres Heterótrofos Alimentam-se de matéria morta
EX: Todos os tipos de fungos

38 REINO PROTISTA Seres unicelulares ou pluricelulares Eucariotos
EX: Protozoários, amebas, algas

39 REINO MONERA Bactérias e cianobactérias Cianobactérias
Seres heterótrofos, capazes de realizar a fotossíntese.

40 EXERCÍCIOS PÁGINA 113

41 ATIVIDADE PARA CASA No caderno, faça uma pesquisa de qualquer ser vivo (Busque algum desconhecido para não sair igual a do seu colega), e escreva um resumo de no máximo 15 linhas sobre o indivíduo. Classifique detalhadamente usando a taxonomia científica. Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie Data de entrega:

42 FILO DIVIDIDO EM: Poríferos Cnidários Platelmintos Nematelmintos
Anelídeos Moluscos Artrópodes Equinodermos Cordados

43 PORÍFEROS Corpo cheio de pequenos furos. EX: Esponja do mar

44 CNIDÁRIOS Corpo com filamentos urticantes (queimam) EX: Água viva

45 PLATELMINTOS Possui o corpo achatado. EX: Solitária

46 NEMATELMINTOS Corpo alongado em forma de tubo. EX: Lombriga

47 ANELÍDEOS Corpo alongado e dividido em anéis. EX: Minhoca

48 MOLUSCOS Corpo mole, geralmente coberto por conchas. EX: Caramujo

49 ARTRÓPODES Patas articuladas e com exoesqueleto de quitina.
EX: Cigarra

50 EQUINODERMAS Espinhos externos na pele. EX: Estrela do mar

51 CORDADOS Sistema nervoso presente dentro da coluna vertebral.
EX: Peixes, anfíbios, aves e mamíferos.

52 CLASSE Insetos: Possui três pares de patas
Aracnídeos: Possui quatro ou mais pares de patas.

53 ORDEM Carnívoros: Possui os dentes caninos bem desenvolvidos.
Roedores: Possui o dente incisivo em constante crescimento. Primatas: Apresentam o cérebro maior do que os outros seres vivos.

54 FAMÍLIA Terminação sempre em (ae) EX: Família Ursidae: Ursos
Família Canidae: Cães, lobos e raposas. Família Felidae: Gatos, leões, tigres e onças

55 GÊNERO e ESPÉCIE Sempre uma ramificação da família.
Gênero Canis: Cães e lobos

56 EXERCÍCIOS Páginas: 113, 117 e 118


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