A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo"— Transcrição da apresentação:

1 Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo
BIOMAS aquáticos Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo

2 Quem são os produtores? Não há uma “vegetação” contínua, com estrutura e distribuição definidas, utilizada para caracterizar os biomas terrestres.

3 Biomas terrestre x aquático
Temperatura  Oscila menos no ambiente aquático Pluviosidade  não interfere tanto no ambiente aquático (exceção para ambientes temporários)

4 Caracterização dos ambientes aquáticos
Salinidade  água salgada, salobra ou doce Profundidade  ambientes rasos, intermediários, profundos Mobilidade das águas  ambientes lênticos ou lóticos

5 Ecossistemas marinhos

6

7 Ecossistemas marinhos
Zona litorânea (entre marés)  limites das marés mais alta e mais baixa O que acontece nesta zona? E a biodiversidade?

8 Ecossistemas marinhos
Zona nerítica  vai do limite da maré mais baixa até a aproximadamente 200m (acompanha a plataforma continental) O que acontece nesta zona? E a biodiversidade?

9 Ecossistemas marinhos
Zona oceânica  inicia-se no limite da zona nerítica e se estende até regiões mais profundas O que acontece nesta zona? E a biodiversidade? Esta zona, assim como a zona nerítica, se divide em:

10 Ecossistemas marinhos
Zona bentônica  assoalho marinho

11 Os organismos marinhos - plâncton
Organismos microscópicos, que são incapazes de vencer as correntes, e em geral, flutuam passivamente nas água superficiais Fitoplâncton  Algas unicelulares e cianobactérias. Servem de alimento para Zooplâncton Zooplâncton  larvas microscópicas, protozoários, microcrustáceos, etc.

12 Os organismos marinhos - nécton
Formado por animais capazes de nadar e deslocar-se ativamente, superando as correntezas Geralmente apresentam o corpo fusiforme e nadadeiras Exemplos: Peixes, mamíferos aquáticos, tartarugas, cefalópdes, etc.

13 Os organismos marinhos - bentos
Vivem próximos ao assoalho marinho, fixos a um substrato, enterrados, rastejando ou nadando Algas (Fitobentos) Esponja, Pepino-do-mar, Estrela-do-mar, Corais, lagosta, etc. (Zoobentos)

14 Ecossistemas de água doce
Também chamados de ecossistemas dulcícolas, dulceaquícolas ou continentais, recebem esse nome pela baixa quantidade de sais presentes. Classificação Lênticos: água com pouco movimento: lagos e charcos Lóticos: água em movimento: rios e cursos de água

15 Lagos Massa de água acumuladas em depressões
Em lagos mais profundos, pode ser reconhecida uma zonação vertical, com as águas mais superficiais iluminadas e as mais profundas escuras, sem fotossíntese.

16

17 Lago BAIKAL Com superfície de km², é o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade. Estado de Alagoas: km²

18

19 Lago Ness Lago Ness é um lago de água doce localizado em Highland, na Escócia, de forma estreita e alongada com cerca de 37 quilômetros de comprimento

20 Mar de aral Lago de água salgada. Já foi o 4º maior lago do mundo. Hoje, conta com menos de 10% de seu tamanho original.

21 Rios Velocidade da correnteza: depende da inclinação do terreno
Dividido em três regiões: alto curso, médio curso e baixo curso

22

23

24 Alto, médio e baixo curso... Tem diferenças?
Inclinação Velocidade das águas Temperatura da água Teor de O2 Capac. transportar Sedimentos Fundo do rio Fitoplâncton Biodiversidade Material em suspensão Aspecto da água

25 Alto Médio Baixo Inclinação Mais acentuada Menos acentuada Ausente Velocidade das águas Alta Média Baixa Temperatura da água Maior que no alto curso Variação é bem comum Teor de O2 Elevado Menor que no alto curso Variável Capac. transportar sedimentos Elevada Menor. Há acúmulo de sedimentos Menor (revolvimento) Fundo do rio Coberto por rochas e cascalho Matéria orgânica, sedimentos Areia, lama, silte. Fitoplâncton Pouco desenvolvido Abundante Biodiversidade Baixa. Predominam os bentos (fito ou zoo – capac. de adesão) Plâncton, moluscos, insetos (larvas), vegetação, peixes. Elevada (estuário ou delta) Material em suspensão Água Límpida e transparente Esverdeada, barrenta Salobra (estuário ou delta)

26 Adaptações aos ambientes aquáticos
Plantas aquáticas: raízes presas ao fundo ou suspensas na água. Folhas submersas não apresentam estômatos. Algumas possuem parênquimas aeríferos, contendo ar para ajudar sua flutuabilidade e alcançar melhor a luz.

27 Estuários - manguezais
Estuário: encontro da água dos rios com o mar. Água salobra e forte influência das marés. Manguezais: 12% estão no Brasil. Flora do Manguezal: Mangue-preto, Mangue-vermelho, Mangue-branco e Mangue-de-botão. Espécies adaptadas ao ambiente lamoso e à água salobra: glândulas nas folhas que excretam o excesso de sal; frutos e sementes com coberturas impermeáveis e grande quantidade de reserva nutritiva; caules-escora

28


Carregar ppt "Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google