A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação para a obtenção do título de Especialista em Saúde da Família. Titulo: MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE ZERO A SETENTA E DOIS MESES, NA UBS JOÃO AUGUSTO DIAS, GUARIBAS/PI. Autor: Lídice Vázquez Castaneda Orientador: Estela Maris Rossato Pelotas/RS 2015

2 Introdução O projeto de intervenção no Programa de Saúde da Criança cria condições para: Atendimento integrado com a prioridade para os grupos de risco, através de aumento de cobertura e melhoria da qualidade do atendimento, buscando a diminuição da morbimortalidade infantil.

3 Introdução Guaribas localiza-se no sudeste.
A população estimada de (IBGE) É o município com menor PIB per capita do país (IBGE). Aniversário: 24 de Janeiro. Fundação: 24/01/1997. Gentílico: guaribano.

4 Introdução 1 UBS na área urbana, 6 micro-áreas, 1 ESF, 1 equipe Saúde Bucal 1 UBS na área rural, 6 micro-áreas, 1 ESF, 1 equipe Saúde Bucal 1 Equipe NASF

5 UBS João Augusto Dias situada no bairro Centro, na área urbana leva o nome de um antigo povoador que com conhecimentos fitoterápicos ajudava aliviar doenças na comunidade carente de assistência médica. Introdução

6 Introdução Nossa UBS com atuação de uma ESF está ligada ao SUS e acompanha uma população de 2570 usuários. Não são realizadas atividades de ensino. Oferece atendimento de segunda até sexta no horário de 8:00 AM até 5:00 PM.

7

8

9 Situação do programa na saúde da criança antes da intervenção
Dificuldade com a cobertura do acompanhamento e da qualidade do atendimento. Dificuldade com a realização das consultas na primeira semana de vida. Registros insuficientes do acompanhamento. Testes do pezinho realizados depois da primeira semana de vida. Deficientes registros sobre a realização da triagem auditiva. Dificuldade no acompanhamento adequado das crianças pela equipe de saúde bucal.

10 Objetivo Melhorar a atenção à saúde da criança de zero a setenta e dois meses na UBS João Augusto Dias, município Guaribas, estado Piauí.

11 Metodologia Projeto de intervenção, no período de Janeiro até Abril do ano População de zero a setenta e dois meses da área de abrangência. Caderno de atenção básica n0 33 do MS, referente à saúde da criança (BRASIL, 2012).

12 Ações realizadas Monitoramento e avaliação.
Organização e gestão dos serviços. Engajamento público Qualificação da prática clinica

13 Monitoramento e avaliação
Crianças cadastradas no programa. Ingressadas a primeira semana de vida. Avaliação da curva de crescimento, com dificuldades no peso e no desenvolvimento neuro-cognitivo. Suplementação de ferro. Triagem auditiva. Teste do pezinho nos primeiros 7 dias. Avaliação da necessidade de tratamento odontológico e primeira consulta programática.

14 Monitoramento e avaliação
Periodicidade das consultas e o número médio das realizadas. Registros de acompanhamento. Crianças com risco e acompanhadas. Orientações sobre prevenção de acidentes. Crianças colocadas mamar na primeira consulta. Crianças em aleitamento materno menores de 2 anos. Registros das orientações. Atividades educativas coletivas.

15 Organização e gestão dos serviços
Cadastro e priorização do atendimento. ESF e ESB. Busca ativa das faltosas. Visitas domiciliares. Material adequado e protocolos impressos. Sistema de alerta para acompanhamento e encaminhamento. Garantir vacinação com qualidade. Garantir suplemento de ferro. Garantir teste do pezinho. Garantir triagem auditiva. Preencher registros. Responsável pelo monitoramento.

16 Organização e gestão dos serviços
Prioridade de atendimento para alto risco. Definição de todos os responsáveis pelas atividades. Prevenção de acidentes. Promoção de aleitamento materno. Orientação nutricional. Saúde bucal. Atividades educativas em grupo.

17 Engajamento público Orientação da comunidade e família sobre:
Importância do programa, direito a manutenção dos registros e direito a segunda via. Manutenção de registros. Fatores de risco. Prevenção de acidentes. Importância do aleitamento materno. Alimentação adequada. Saúde bucal.

18 Qualificação da pratica clínica
Capacitação da equipe: Acolhimento. Informações que devem ser fornecidas. Importância da primeira consulta. Treinamento técnicas de medição. Preenchimento dos registros. Suplementação de ferro. Triagem auditiva. Teste do pezinho. Avaliação do atendimento odontológico.

19 Logística Reuniões semanais da equipe.
Distribuição das responsabilidades. Capacitação da equipe Planejamento de atividades nas comunidades e na escola.

20 Objetivos, metas e resultados

21 Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança
Meta 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde.

22 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança .
Meta 2 : Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas

23 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 3. Monitorar o crescimento em 100% das crianças

24 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 4. Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Meta 5. Monitorar 100% das crianças com excesso de peso.

25 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 6. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças.

26 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 7. Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade.

27 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 8. Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses.

28 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 9. Realizar triagem auditiva em 100% das crianças.

29 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 10. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida.

30 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 11. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses.

31 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 12. Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde.

32 Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança
Meta 13. Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas.

33 Objetivo 4. Melhorar o registro das informações
Meta 14. Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço.

34 Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência
Meta 15. Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa.

35 Objetivo 6. Promover a saúde das crianças Meta 16
Objetivo 6. Promover a saúde das crianças Meta 16. Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança.

36 Objetivo 6. Promover a saúde das crianças
Meta 17. Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta.

37 Objetivo 6. Promover a saúde das crianças
Meta 18. Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças.

38 Objetivo 6. Promover a saúde das crianças
Meta 19. Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária

39 Resultado Melhorou a atenção à saúde da criança de zero a setenta e dois meses na UBS João Augusto Dias, município Guaribas, estado Piauí

40 Importância da intervenção para a equipe
Qualificação professional Consolidação do trabalho em equipe

41 Importância da intervenção para o serviço
Organização Qualificação da assistência

42 Importância da intervenção para a comunidade
Crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Participação e controle social.

43 Processo pessoal de aprendizagem
Idioma Informática Professional Cultural

44 Expectativas superadas
Integração da equipe Aceitação da comunidade Resultados obtidos

45 Obrigado


Carregar ppt "Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google