A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de Zero a Setenta e Dois Meses na UBS Lindolfo Collor, Lindolfo Collor/RS Especializanda: Yaneisis Ballaga Garcia Orientadora: Daniela Seady Pelotas, 2015

2 INTRODUÇÃO A atenção integral à saúde da criança aponta para o compromisso de prover qualidade de vida, de forma que a criança possa crescer e desenvolver todo seu potencial. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança desde seu nascimento é de fundamental importância para promoção da saúde, prevenção de doenças e, principalmente, construção de vínculo entre a Unidade de Saúde da Família e família/comunidade (BRASIL, 2012).

3 INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO:
O município de Lindolfo Collor/ RS possui uma população estimada de habitantes. Dispõe de um único serviço de saúde -uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com plantão 24 horas e uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

4 INTRODUÇÃO Unidade mista (UBS e ESF) Urbana População 2.600 pessoas
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: Unidade mista (UBS e ESF) Urbana População pessoas Tínhamos cadastrados 45 crianças de 0 a 72 meses. Tem Saúde Bucal Não há NASF e nem CEO

5 Antes da intervenção: Apenas 45 crianças (zero a 72 meses) eram acompanhadas na UBS e não se sabia o número real de crianças da área de abrangência. As mães não levavam as crianças às consultas, apenas aos atendimentos de urgência quando ficavam doentes. Desconhecimento sobre a importância da caderneta de saúde da criança. Não havia acompanhamento sistematizado às crianças.

6 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde da criança de zero a setenta e dois meses, na UBS Lindolfo Collor, Lindolfo Collor/RS.

7 METODOLOGIA As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos:
Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

8 METODOLOGIA/ AÇÕES Intervenção de 4 meses.
População alvo: Estimativa de 130 crianças (Planilha Coleta de Dados). Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Qualificação/treinamento da equipe.

9 METODOLOGIA/ AÇÕES Agendamento de consultas;
Identificação de faltosos e busca ativa; Atividade educativa com população; Reuniões de equipe; Monitoramento e Avaliação.

10 METODOLOGIA/ AÇÕES Organização e gestão do serviço:
Monitoramento e avaliação Consultas em dia; Atividades educativas; Orientações sobre prevenção de acidentes; Aleitamento materno; Organização e gestão do serviço: Cadastramento e acompanhamento; Organização da busca ativa; Planejamento dos materiais necessários; Organização dos registros. Exames;                           Busca ativa; Primeira consulta; Registros atualizados.

11 METODOLOGIA/ AÇÕES Engajamento público
Orientação de pais e/ou responsáveis pelas crianças; Orientações à comunidade. Qualificação da prática clínica Qualificação da equipe- capacitações; Registros adequados.

12 LOGÍSTICA Protocolo utilizado: Manual Técnico Protocolo de Saúde da Criança, Ministério de Saúde, 2012. Ficha espelho disponibilizada pelo curso. Ficha complementar (saúde bucal e classificação de risco). Planilha eletrônica de coleta de dados .

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS/ METAS e RESULTADOS

14 Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança
Meta 1.1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Figura 1: Proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da UBS Lindolfo Collor/RS, 2015. Resultados a cada mês: 28 (21,4%), 45 (34,4%), 69 (53,7%) e 131 (100%).

15 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 2.1: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Meta 2.2: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Meta 2.4: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Meta 2.5: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças.

16 Resultado: Meta de 100% alcançada em todos os meses quanto a primeira consulta na primeira semana de vida das crianças.

17 Resultado: No “Mês 2” apenas 28 crianças (62,2%) monitoradas devido as férias do outro médico.
Figura 2: Proporção de crianças com monitoramento de desenvolvimento na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015

18 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança
Meta 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Meta 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Meta 2.8: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Meta 2.9: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida.

19 Resultado: Meta de 100% alcançada em relação a atualização do calendário de vacina; realização da triagem auditiva e do teste do pezinho em até 7 dias de vida.

20 Resultado: Para obter este resultado só foram avaliados os dados das crianças entre 6 e 24 meses de idade, por isso não são todas as crianças que receberam a suplementação de ferro. Figura 3: Proporção de crianças de 6 a 24 meses com suplementação de ferro na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015

21 Meta 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde

22 Resultado: não alcançamos 100% nos meses 2 e 3 por excesso de demanda na agenda da dentista.
Figura 4: Proporção de crianças entre 0 e 72com avaliação de necessidade de atendimento odontológico na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015.

23 Resultado: não alcançamos 100% nos meses 2 e 3 por excesso de demanda na agenda da dentista.
Figura 5: Proporção de crianças de 6 e 72 com primeira consulta odontológica na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015.

24 Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança
Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Alcançamos 100%. Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço.

25 Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência
Meta 5.1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Meta alcançada em 100%.

26 Objetivo 6. Promover a saúde das crianças
Meta alcançada em 100% em relação a: Orientações sobre prevenção de acidentes durante a infância. Na puericultura todas as crianças foram colocadas para mamar. Orientações nutricionais de acordo com a faixa etária. Orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção de cáries.

27 DISCUSSÃO Ampliação da cobertura da atenção às crianças;
Melhoria dos registros; Qualificação da atenção/ Capacitação da equipe; Trabalho integrado dos profissionais; Satisfação da comunidade; Incorporação da intervenção à rotina da Unidade; Ampliação da cobertura para crianças de 0 a 18 anos;

28 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Ampliou conhecimentos da Atenção Básica e saúde da criança. Aprofundamento nos conhecimentos da saúde pública e da clínica médica. Trocas de ideias com colegas- qualificação do trabalho.

29 “Cada um de nós, enquanto cidadão, tem um papel a desempenhar na criação de um mundo melhor para as nossas crianças.” Nelson Mandela

30


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google