A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olimpíada Brasileira de astronomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olimpíada Brasileira de astronomia"— Transcrição da apresentação:

1 Olimpíada Brasileira de astronomia
Prof. Kauê costa 2017

2 O Sistema sOLar Constituído por 8 planetas e seus satélites naturais, além de estrelas e outros corpos celestes. Estrelas: corpos celestes que produzem e emitem luz própria. Planetas: corpos celestes iluminados com órbita exclusiva. Satélites: corpos celestes iluminados que orbitam outros corpos celestes (geralmente planetas).

3

4 Planetas Planetas rochosos: constituídos por substâncias pesadas, possuem superfície sólida. São os menores planetas do Sistema Solar. São eles: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA e MARTE, os planetas mais próximos do Sol.

5 MERCÚRIO Menor planeta rochoso. É coberto por muitas crateras.
Altíssima variação de temperatura (vai de –170 °C até 430 °C). Não tem satélites naturais. Seu dia dura 1407 horas (quase 59 dias terrestres). Seu ano dura aproximadamente 3 meses terrestres.

6 VÊNUS É o planeta mais brilhante do Sistema Solar – sua atmosfera reflete a maior parte da luz solar. Seu tamanho é um pouco menor que o da Terra. Não possui satélites naturais. Seu dia dura 243 dias terrestres, e seu ano pouco mais de 7 meses terrestres  dia maior que o ano! Tem muito gás carbônico em sua atmosfera  elevado efeito estufa (460 °C).

7 TERRA Planeta rochoso cuja temperatura permite a existência de água no estado líquido  ¾ do planeta são formados por água! O gás nitrogênio da atmosfera (78%) é o responsável pela cor azul do planeta quando visto de fora. O dia dura aproximadamente 24 horas e o ano pouco mais de 365 dias. Possui um satélite natural: a Lua.

8 MARTE Sua superfície avermelhada é por causa da poeira, rica em ferro.
A maior montanha do Sistema Solar está aqui: 25 km da base ao topo  seu nome é Monte Olimpo. Possui dois satélites naturais (duas luas): Fobos e Deimos. Seu dia dura pouco mais de 24 horas e seu ano dura 686 dias terrestres.

9 PLANETAS Planetas gasosos: também chamados de planetas gigantes, possuem muita massa. Não possuem superfícies sólidas. São os maiores planetas do Sistema Solar. Todos possuem sistemas de anéis que giram ao seu redor. São eles: JÚPITER, SATURNO, URANO e NETUNO, os planetas mais distantes do Sol.

10 JÚPITER Maior planeta do Sistema Solar.
Seu dia dura quase 10 horas e seu ano quase 12 anos terrestres! Tem fortíssimo campo magnético e um anel fino e escuro. Possui manchas em sua superfície – nuvens de diferentes movimentos, temperaturas e composição química. Tem 63 satélites naturais conhecidos. Destacam- se Io, Ganímedes, Europa e Calisto.

11 SATURNO Planeta gasoso com o mais lindo sistema de anéis.
Seus anéis são finos e constituídos por gelo e poeira cósmica. Seu dia dura pouco mais de 10 horas e seu ano corresponde a 29,5 anos terrestres! Tem mais de 60 satélites naturais, dentre eles Titã – com núcleo rochoso e temperatura máxima de –110 °C.

12 URANO Primeiro planeta a ser descoberto na era moderna (1781).
Tem núcleo rochoso e superfície coberta por gelo. Seu sistema de anéis é observado de frente, provavelmente por causa de um impacto que mudou sua posição dentro de sua órbita. Seu dia dura quase 18 horas e seu ano equivale a 84 anos terrestres! Tem 27 satélites naturais, sendo Miranda o mais próximo.

13 NETUNO Sua existência foi prevista antes de ser descoberta – influência na órbita de Urano. Tem núcleo rochoso e superfície coberta por gelo. Tem um sistema de anéis e 13 satélites, dentre eles Tritão, que possui vulcões de gelo. Seu dia dura 19 horas e seu ano atinge aproximados e incríveis 165 anos terrestres!

14

15 A LUA: NOSSO SATÉLITE NATURAL
O único satélite natural do planeta Terra. Realiza órbitas ao redor do planeta, sendo atraída pela localização do centro de massa do sistema Terra-Lua. Apresenta quatro fases: cheia, minguante, nova e crescente. Ora sua órbita pode alinhar-se entre a Terra e o Sol (eclipse solar) ou alinhar-se após o Sol e a Terra (eclipse lunar).

16 FASES DA LUA NO DIA DA PROVA DA OBA (19/05/2017), A LUA ESTARÁ EM SUA FASE QUARTO MINGUANTE. Identifique essa fase na figura do slide seguinte.

17

18 Eclipse solar SOL // LUA // TERRA Eclipse solar total: ocorre quando o tamanho da Lua, vista da Terra, é grande o suficiente para encobrir totalmente o Sol. Eclipse solar anular ou semi-total: ocorre quando o tamanho da Lua, vista da Terra, não é grande o suficiente para encobrir totalmente o Sol, ficando um anel de claridade ao redor da projeção lunar frente ao Sol.

19

20 constelações Agrupamentos de estrelas que, na história da humanidade, foram associados a objetos, animais ou pessoas. Têm posição fixa no céu. Sua localização pode ser diferente devido aos movimentos planetários, modificando o ponto de observação. Exemplos: cruzeiro do sul, cão maior, órion, Carína, ursa maior, baleia, touro, escorpião etc.

21 CRUZEIRO DO SUL Constelação que guiava navegantes quando não havia cartografia. Possui quatro estrelas posicionadas na forma de uma cruz, e uma quinta estrela “intrometida”, que não faz parte da cruz.

22 ÓRION Diz a lenda que foi um grande caçador, íntimo da deusa da caça, Diana. O marco da constelação são as três marias, um grupo de 3 estrelas que representam o cinto que Órion usava.

23 ASTRONÁUTICA Navegação em meio aos astros.
Aborda assuntos referentes a objetos produzidos pela tecnologia que ocupam o mesmo espaço dos astros. Foguetes Satélites artificiais

24 OUTRAS FORMAS DE IR AO ESPAÇO...

25

26 FOGUETES São máquinas que podem ser usadas para diferentes fins:
Levar astronautas ao espaço; Colocar satélites em órbita. São movidos por tipos diferentes de combustíveis propelentes: Combustível sólido  mistura de alumínio em pó e substância formada por cloro e oxigênio. Combustível líquido  querosene, hidrogênio ou oxigênio líquidos.

27 LANÇANDO UM FOGUETE - Deve ser lançado no sentido diagonal. - Quanto mais pesado, menos longe ele irá. - A ponta deve ser leve, caso contrário ela provocará a queda do foguete. - Quanto maior a força de propulsão, mais longe ele irá.

28 SATÉLITES ARTIFICIAIS
São equipamentos que capturam imagens em um local do planeta e as transmitem para um destino. São usados para diversos fins: Satélites de monitoramento: detectam problemas pontuais em uma região específica do planeta, como queimadas e guerras. Satélites geoestacionários: capturam sinais de transmissão e os repassam a outros locais do planeta. Assim funciona a TV fechada. Satélites meteorológicos: detectam os fenômenos climáticos em uma região específica do planeta.

29

30

31

32


Carregar ppt "Olimpíada Brasileira de astronomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google