A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012

2 O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina, e que por sua vez enviam informação ao cérebro.

3 Como percebemos a cor? O interior do olho é coberto pela retina. Esta é composta por milhões de células que captam e processam a informação visual a ser interpretada pelo cérebro. Há dois tipos de células fotorrecetoras: - os cones (responsáveis pela captação da informação luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste) os bastonetes, são adaptados à luz noturna e à penumbra. As cores percebidas pelo olho humano dividem-se em três tipos. Temos cones sensíveis aos: vermelhos R (red) verdes G (green) azuis B (blue).

4 Refração da luz Sem luz não há cor. Num ambiente escuro, não conseguimos distinguir a cor. Logo não podemos dissociar uma coisa da outra. O processo pelo qual nos apercebemos das cores foi descoberto por Newton em 1966. Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Anil violeta Luz branca

5 Absorção e reflexão da luz
Ao incidir nos objetos, uma parte da luz é absorvida e a outra refletida. A parte da luz refletida que chega aos nossos olhos é a que determina a cor do objeto.

6 Espetro de luz visível Ultravioletas Infravermelhos Raios-x
Micro-ondas Ondas de rádio Ultravioletas Raios-x Raios gama Espetro de luz visível ao olho humano

7 Síntese aditiva (cor-luz)
Em 1860, Charles Young, descobriu que ao sobrepor a luz projetada por lanternas com apenas 3 cores do espetro luminoso (vermelho, verde e azul) obtinha branco. Descobriu também que sobrepondo estas cores duas a duas se obtinham : amarelo, azul ciano e magenta. Este é o sistema utilizado em todos os suportes digitais para produzir cor, das TV’s, aos monitores dos PC’s, aos telemóveis, etc. G (green) R (red) B (blue)

8 Síntese subtrativa (cor-pigmento)
Quando pintas utilizas pigmentos, ou seja, tintas. Enquanto na síntese aditiva o que se vê é a luz emitida por um objeto, na síntese subtrativa se vê a luz refletida por ele.

9 Síntese Subtrativa – Cores Primárias
As cores primárias na síntese subtrativa são o amarelo, o magenta e o azul ciano. Estas cores não se podem obter por mistura. Azul Ciano Amarelo Magenta

10 Síntese Subtrativa – Cores Secundárias
Amarelo Magenta Vermelho Alaranjado As cores secundárias obtêm-se pela mistura de duas cores primárias em partes iguais. Amarelo Azul Ciano Verde Azul Ciano Magenta Azul Violáceo

11 Círculo Cromático O círculo cromático permite-nos ordenar as cores primárias, secundárias e terciárias. Estas ultimas obtêm-se pela mistura de uma cor primária com a secundária mais próxima.

12 Cores Complementares Cores complementares são aquelas que estão diametralmente opostas no círculo cromático.

13 Cores Quentes / Cores Frias
Cores Quentes: transmitem uma sensação de calor porque as associamos ao fogo e ao Sol. Cores Frias: transmitem uma sensação de frio, porque, pelo contrário, as associamos ao gelo e à água. Cores Quentes Cores frias

14 Cores Quentes

15 Cores Frias

16 Tom da cor O tom de cor é definido como sendo a variação qualitativa da cor. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde.

17 Valor da cor O valor da cor ou luminosidade é determinado pelo grau de proximidade do preto ou do branco. É considerada de valor alto quando é clara (próxima ao branco) e de valor baixo quando escura (próxima ao preto).

18 Saturação da cor Já saturação de cor é definida como o quanto a cor se afasta da cor neutra. Noutras palavras, nós podemos dizer que a saturação de cor diz respeito à pureza da cor.


Carregar ppt "Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google