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COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-

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1 COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
-PIGMENTO Isabel Lourenço, 2006

2 A cor resulta da existência da luz.
LUZ-COR A cor resulta da existência da luz. Aqui inserir imagens diversas de Monet?- Nas diversas fases e associação ao prob.de vista. Pesquisar mesma imagem com diversas luzes

3 QUANDO NÃO HÁ LUZ APENAS “VEMOS” … PRETO

4 LUZ-COR ISAAC NEWTON Decomposição da luz branca PRISMA ÓPTICO ESPECTRO
(FÍSICO DO SÉC.XVII) Decomposição da luz branca PRISMA ÓPTICO ESPECTRO

5 LUZ-COR vermelho laranja amarelo verde azul celeste azul índigo
violeta A luz é refractada nas gotículas de chuva presentes na atmosfera. DECOMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA O arco-íris aparece devido à dispersão da luz solar.

6 Essa, é reflectida e captada pelos nossos olhos
LUZ-COR Os objectos absorvem todas as radiações do espectro visível… …excepto aquela que corresponde à sua cor. Essa, é reflectida e captada pelos nossos olhos

7 Uma superfície é BRANCA quando reflecte toda a luz que nela incide.
LUZ-COR Pelo contrário uma superfície PRETA absorve toda a luz. Absorve calor Uma superfície é BRANCA quando reflecte toda a luz que nela incide. Torna-se mais fresca Buchinho Galiano

8 COR-PIGMENTO A cor resulta da existência de pigmentos. Melanina
Clorofila O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. É a cor reflectida por uma superfície coberta por determinado pigmento. As pessoas com carências de Melanina são albinas Composição mineral

9 COR-PIGMENTO Pintura - Materiais
Com o tempo o homem percebeu que podia extrair os pigmentos da natureza e utilizá-los em forma de tinta misturando com resina das árvores, com a clara e a gema de ovos e diferentes tipos de óleo para conservar, transportar e fixar as cores. As técnicas de pintura desenvolveram-se, industrializaram-se e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores "artificiais", feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos.

10 COR-PIGMENTO Pintura - Suportes
Pintou sobre pedra, peles de animais e madeira e desenvolveu suportes próprios para a pintura: preparou as paredes com massas especiais, os frescos; modelou cerâmica e fez azulejos decorados; fez mosaicos com vidros coloridos; telas com tecidos para pintar usando pincéis. e continua gostando de pintar as paredes e muros das cidades com a mesma necessidade de se expressar que os homens das cavernas. Já percebeu quantos corantes consumimos nas nossas refeições? É porque a cor dos alimentos também é um atractivo para aguçar o paladar: também se come "com os olhos".

11 COR-PIGMENTO CÍRCULO CROMÁTICO cores primárias cores secundárias
cores terciárias Existem três cores que não podemos obter por mistura - primárias Ao misturarmos agora duas a duas as cores primárias, obtemos novas cores - secundárias

12 COR-PIGMENTO CÍRCULO CROMÁTICO cores complementares ou opostas
equilíbrio e harmonia

13 Cores opostas. Contraste sucessivo
Olhe fixamente para o ponto negro da imagem da tartaruga por 15 seg. Agora fixe o ponto negro da esquerda. O cérebro compensa com cor oposta

14 Exercício idêntico ao anterior

15 COR-LUZ RGB Síntese Aditiva COR- -PIGMENTO CMYK Síntese Subtractiva

16 Tabela de Cores Preto Branco Vermelho Amarelo Azul Verde
Preto Branco Vermelho Amarelo Azul Verde Laranja ou Abóbora Castanho Violeta ou Púrpura Cinza ou cinzento Rosa Ciano Azul-Marinho ou Azul-Escuro Lilás Bege Ocre Carmim Salmão Coral Caqui Pardo Índigo Escarlate, Fúcsia Sépia Vinho Turquesa Magenta

17 ATRIBUTOS DA COR TOM / CROMA Designação da cor VALOR / LUMINOSIDADE
Proximidade do branco ou negro SATURAÇÃO / INTENSIDADE Grau de pureza de uma cor.

18 Transmite sensações de optimismo, pois são estimulantes.
CORES QUENTES RELACIONAMOS COM A LUZ, O SOL, O FOGO. Transmite sensações de optimismo, pois são estimulantes.

19 CORES FRIAS RELACIONAMOS COM AS ÁGUAS PROFUNDAS, OS CÉUS PARADOS, OS CAMPOS, Transmite tranquilidade, ligada com inactividade, solenidade e seriedade. Muito incompleto.

20 AMARELO Vincent Van Gogh Girassóis Características
 É a cor da vivacidade, da alegria, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibição, brilho, alegria espirituosa e espiritualidade. O amarelo é uma cor activa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados de alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. E está relacionada com a originalidade, a mente radiante, a fraqueza, a luz solar e a felicidade.  A pessoa atraída pelo amarelo é irregular em sua actividade, mas não chega a ser irresponsável ou volúvel. Se o verde significa persistência, o amarelo é mutabilidade; se o verde é tensão, o amarelo é relaxamento, é flexibilidade, uma cor infantil e ingénua. Efeitos orgânicos  O amarelo estabelece certo grau de equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Como o vermelho, o amarelo também tende a elevar um pouco a pressão sanguínea, só que com menos intensidade. Reduz levemente a produção de ácidos gástricos. Indicações O que mais atrai os olhos. Grande importância na obra de Vincent van Gogh.Cor-símbolo do Imperador da China, da Monarquia chinesa. O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade. Positivo Optimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade. Negativo Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio. Amarelo - é o símbolo do sol no zénite e é uma cor quente, alegre e clara. Aumenta o nosso intelecto, a nossa coragem e ajuda na coordenação dos pensamentos e melhora a concentração. Estimula a criatividade, a comunicação e o intercâmbio. O amarelo é muito eficiente na apatia e falta de interesse no presente, levando a pessoa a participar de novo activamente da vida. Em terapia, o amarelo é um estimulante motor, fortalece os nervos, estimula a digestão e sua assimilação, é colagogo e anti-helmíntico, aumenta a circulação linfática e ajuda na desintoxicação do organismo. Amarelo fortalece o sistema glandular e é indicado em todas as doenças do fígado, bexiga, rins e estômago. Amarelo em excesso aumenta as tendências para inveja e ciúmes e o desejo exagerado de reconhecimento. Vincent Van Gogh Girassóis

21 LARANJA O laranja ou cor-de-laranja é uma cor intermédia entre o vermelho e o amarelo. Tem a mesma cor da fruto que lhe dá o nome. É uma cor viva que geralmente é associada a uma disposição enérgica, euforia, etc... Possui a luminosidade do amarelo e excitação do vermelho. Representa prosperidade . Sendo uma combinação de vermelho e amarelo, a cor laranja é estimulante e reactivo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico - alimentos, calor, abrigo - e sensualidade. É uma cor divertida. Demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios. Positivo Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento. Negativo Privação, frustração, frivolidade, imaturidade. Laranja - é uma mistura do vermelho com o amarelo. É a cor da alegria e do bem-estar e é a cor mais energética. Ela é expansiva e extroverte. Laranja é indicado no descontentamento, no pessimismo, nas psicoses, depressões e medo (nos casos de medos alternar com a cor azul). É a cor mais importante na melancolia, aumenta a auto-estima, ajuda a nos decidir melhor, aumenta o intelecto e a vitalidade. À nível orgânico todas as escleroses, como artério-, cerebral e coronárias, reagem bem à cor laranja. Em terapia é um estimulante respiratório, antiespasmódico e antiraquítico Laranja aumenta o apetite e deve ser usado na subnutrição e anorexia. Laranja deve ser aplicada em todas as doenças cardíacas, principalmente na insuficiência. Em casos de enfarte e angina peitoral, alternar com azul. Laranja desmancha bloqueios físicos e psíquicos e é bom para caibras e dores musculares. Crianças com dificuldade de concentração para estudar devem fazer o dever de casa com uma iluminação laranja. Laranja em excesso aumenta o apetite, também o apetite sexual, pode levar à confusão mental e à uma vida sem rumo. Aumenta também o desejo exagerado por bens materiais. Seurat - Circo

22 ENCARNADO Norman Rockwell Características
É uma cor activa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a gloria e a liderança. É activo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autónomo e móvel. Sua contemplação estimula à acção, à luta, à conquista. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos. O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos. Mas é rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis. Estes sintomas podem aparecer mesmo quando há carência de energia, como nos casos de cansaço extremo. Efeitos orgânicos  Aumenta o pulso, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a actividade nervosa e glandular, e produz contracção da musculatura estriada (músculos comuns). O vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo. Positivo Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo. Negativo Desafio, agressão, impacto visual, perturbação. Vermelho - é a cor da vida, do sol incandescente, do fogo, do amor, da raiva, do ódio e da alegria. Vermelho é a cor da maior penetração e faz o sangue circular, sendo indicado para problemas circulatórios e favorece a hemoglobina. Vermelho é a cor do coração, do pulmão e dos músculos. Nos casos de feridas e inflamações sem infecção, em problemas de pele, tosse crónica, asma, garganta, anemia e eczemas a cor vermelha é indicada. Vermelho deixa a pessoa mais activa, estimulada, alegre, rápida e emotiva. Vermelho estimula a sexualidade e aumenta a energia em geral. Crianças lerdas e preguiçosas deveriam fazer seu dever de casa sob uma luz vermelha. Vermelho em excesso provoca: agressividade, combatividade, deixa a pessoa irritada, pode provocar insônia, intestino preso, sobrecarrega o organismo, aumenta processos infecciosos purulentos e pode levar a vícios. Norman Rockwell

23 AZUL “Ouro sobre Azul” Kandinsky, Jazz, 1947
O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, ternura, afectuosidade, paz e segurança. Ela favorece as actividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, e unificadora.  A contemplação do azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimónia, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.  Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho, quando presente em paredes, cortinas, luminárias, etc. daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atrito e desavenças.  Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível. Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade de psicomental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho, rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional. Efeitos orgânicos  Redução do pulso, redução leve da frequência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tende a recarregar-se energicamente. O azul é a cor da mente e é essencialmente tranquilizante. Azuis fortes estimulam pensamentos claros e os azuis suaves mais claros acalmam a mente e ajudam à concentração. É a cor da comunicação sem obstáculos. No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável. Positivo Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma. Negativo Frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia. Azul - é a cor mais fria, mais limpa e mais profunda e simboliza a fidelidade. É a penúltima freqüência do espectro visível das cores, sendo considerada a cor da intuição. Azul significa distanciamento, introversão e profundeza da alma. Ativa a epífise (pineal) aumentando a sua actividade. É a cor do supra sensível, aumentando o efeito da meditação. Ajuda a concentrar-se e perceber a nossa voz interior e aumenta o fluxo de energia entre consciente, subconsciente e supraconsciente. É a cor calmante por excelência, substituindo qualquer medicamento para relaxar ou dormir. Em terapia o azul é diaforético, febrífugo, antiálgico, acalma pruridos e irritações da pele. Acalma uma tiróide hiper ativa, harmoniza a respiração irregular, abaixa a pressão sangüínea e diminui a produção exagerada de leite na amamentação. Azul é adstringente, faz parar hemorragias nasais e ajuda na formação de fagócitos, com conseqüente cura mais rápida de feridas. É um adstringente e antiálgico por excelência para qualquer tipo de dor. Azul em demasia leva à perda da realidade e pode impedir o fluxo de pensamentos lógicos, podendo também provocar pesadelos. Kandinsky, Jazz, 1947

24 ROSA “Vida cor de rosa” Vasarely
O rosa afecta-nos fisicamente mas acalma em vez de estimular. A cor rosa é, psicologicamente, uma cor poderosa. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie. No entanto, demasiado rosa é esgotante, em termos físicos e pode ser um tanto ou quanto desmasculinizante. Positivo Tranquilidade física, alimento, calor, feminilidade, amor, sensualidade, sobrevivência da espécie. Negativo Inibição, claustrofobia emocional, fraqueza física, desmasculinização (castração).

25 VERDE “Verde esperança” Matisse Risca Verde- Srª Matisse
O verde é a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência, esperança. E também da segurança, do amor-próprio, da auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder da vontade, estimula o amor próprio e até a arrogância. Não é uma boa cor para pessoas apegadas à rotina e que sejam muito metódicas. Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica. Determina impulsos de orgulho, superioridade, maior auto-controle, contribuindo para um temperamento austero e despótico. Estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação.  A escolha do verde revela uma pessoa com força de opinião, reformadora, conservadora e criativa, dentro de um critério fechado de opções. Já a aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de resistência a situação adversas, redução da auto-estima e da auto-afirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal de capricho excessivo e de teimosia. Efeitos orgânicos  Leve contracção dos músculos involuntários. O verde é calmo, repousante, ele equilibra as emoções. É a cor que menos fadiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul. O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio - muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. Quando o ambiente que nos rodeia contém muito verde, tal indica a presença de água e, consequentemente, um risco de fome diminuto - por isso, o verde tranquiliza-nos a um nível primário. Positivo Harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz. Negativo Aborrecimento, estagnação, malícia, enervamento. Verde - é a cor da natureza e é considerada cor neutra. O verde simboliza a esperança, é calmante, relaxante e sedante. Protege contra influências externas e neutraliza problemas psicossomáticos, equilibra o emocional e recolhe e harmoniza energias dispersas devido ao stress, trazendo satisfação e paz. Verde é a cor mais importante na cura. Trabalhos delicados são melhor feitos sob uma luz verde. Verde nos protege da influência de pensamentos indesejados. Em terapia o verde é anti-séptico, desintoxicante, bactericida, favorece a musculatura, e é estimulante e harmonizante da hipófise (pituitária). A hipófise é, junto com o hipotálamo, a nossa glândula mais importante, uma vez que ela regula todo o nosso sistema endócrino. Verde também é indicado na bronquite, coqueluche, tumores, furúnculos, quistos e nas inflamações das juntas e em doenças crônicas. Também é bom para a visão, principalmente para os diabéticos. Verde em excesso pode diminuir o sentimento amoroso altruístico, pode aumentar a hipervalorização material e pode agir no sentido de abafarmos (enterrar) problemas emocionais não resolvidos, que tenderão voltar sob outra forma.

26 PRETO / BRANCO Escher Características
 O preto transmite a sensação de renúncias, entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbologicamente com a idéia do nada, do vazio. Por isso expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não (o branco dá a idéia do sim). Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ômega, do princípio e do fim.  O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade em seu sentido mais profundo: a não existência.  As pessoas que preferem o preto ou têm atração por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a cor predileta de monges e outros tipos de religiosos, pois permitem um maior contato com o inconsciente e com a vida interior. Indicações  O preto tem o efeito de isolar; por isso, muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência das outras cores. Também pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor. Tem ainda o curioso efeito de aumentar a capacidade de ação de outras cores, quando é aplicada simultaneamente a essas cores. Nesses casos, a técnica de aplicação da cor preta é simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente sem luz. Preto é a junção de todas as cores - totalmente absorvidas. O preto cria barreiras de protecção, uma vez que absorve toda a energia que vem na sua direcção e cobre a personalidade. Positivamente, comunica clareza absoluta, sofisticação e excelência sem cedências. Cria uma percepção de peso e de seriedade. O preto é essencialmente uma ausência de luz e pode, por isso, ser assustador. Positivo Sofisticação, "glamour", segurança, segurança emocional, eficiência, substância. Negativo Opressão, frieza, peso. O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores.  Comunica uma sensação de 'não me toques'. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o facto de as fazer parecer extremamente coloridas. Positivo Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.   Negativo Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.   O cinzento puro é a única cor que não possui propriedades psicológicas directas. No entanto é bastante supressora. Uma ausência virtual de cor é deprimente e quando o mundo se torna cinzento, somos instintivamente condicionados a introvertermo-nos e a prepararmo-nos para a hibernação (o sono do Inverno). A menos que a tonalidade seja a correcta, o cinzento tem um efeito humidificante sobre as outras cores utilizadas em conjunto com ele. A utilização massiva de cinzento indica geralmente falta de confiança e medo da exposição. Positivo Neutralidade psicológica. Negativo Falta de confiança, humidade, depressão, hibernação, falta de energia. Escher

27 O mundo é… a cores! Inacabado.
Colocar vários trabalhos em que a cor seja determinante no resultado ou trabalhos de alunos


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