A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.

3 Diferentes tipos de vírus.

4 Tamanho Vírus da varíola (200 nm x 300 nm)

5 De olho no vestibular – Apostila 05, página 26
1. (PUC-RJ) Com relação ao tamanho dos seres microscópicos, é correto afirmar que: Os vírus são menores que os protozoários A maioria das bactérias é maior que as leveduras A maioria dos vírus é maior que as bactérias Bactérias e protozoários têm o mesmo tamanho Protozoários são geralmente menores que as bactérias

6 De olho no vestibular – Apostila 05, página 26
(PUC-RJ) Com relação ao tamanho dos seres microscópicos, é correto afirmar que: Os vírus são menores que os protozoários A maioria das bactérias é maior que as leveduras A maioria dos vírus é maior que as bactérias Bactérias e protozoários têm o mesmo tamanho Protozoários são geralmente menores que as bactérias

7 Propriedades gerais Os vírus são seres diminutos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

8 Capsídeo Capsídeo é o envoltório do vírus, formado por proteínas. Além de proteger o ácido nucléico, o capsídeo tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substâncias presentes na superfície da célula. Alguns vírus podem apresentar lipídio, proveniente da membrana da célula onde se originaram.

9 Capsídeo Proteínas codificadas pelo genoma viral; Proteção e rigidez;
Simetria: Icosaédrica Helicoidal Complexa

10 Vírus Helicoidais

11 Vírus Complexos Capsídeo (cabeça) Bainha Fibra da cauda Base
Pino Base Bacteriófago T4

12 Envelope viral bicamada fosfolipídica e proteínas
bicamada: membrana do hospedeiro glicoproteínas: importantes no reconhecimento do hospedeiro

13 Envelope viral

14 Agora é sua vez – Apostila 05, página 25
1. Relembrando: quais são as características de um ser vivo? Descreva quais delas os vírus apresentam. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________

15 Agora é sua vez – Apostila 05, página 25
1. Relembrando: quais são as características de um ser vivo? Descreva quais delas os vírus apresentam. Os seres vivos têm célula e metabolismo, também apresentam crescimento, reprodução, adaptação. Os vírus apenas se reproduzem e se adaptam.

16 Reprodução A reprodução envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídeo. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína.

17 Reprodução Bacteriófago
Esse vírus (Bacteriófago T4), se reproduz em certas linhagens de bactéria Escheirchia coli. Ao entrar em contato com a bactéria, adere à parede celular por meio de certas proteínas presentes nas fibras de sua cauda. Na cauda desse vírus, estão presentes também enzimas que são capazes de digerir e perfurar a parede da célula bacteriana. O DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma celular.

18

19 Reprodução do bacteriófago
1) Adesão ou absorção: vírus se fixa à bactéria. 2) Entrada: Somente o DNA é injetado na bactéria 3) Controle de metabolismo: união do DNA do vírus ao da bactéria. DNA viral assume comando, ocorrendo duplicação de DNA viral sucessivas à custa de substâncias da bactéria. 4) Montagem de novos vírus: ribossomos bacterianos efetuam síntese de proteínas virais. Agrupamento de proteínas e material genético virais  novos vírus.

20 Representação da morfologia do vírus HIV

21 Representação da morfologia do vírus HIV

22 Retrovírus: vírus da AIDS
Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a receptores CD4 presentes em glóbulos brancos (células de defesa) do sangue. 2. Cópia dos genes: com a ajuda da enzima transcriptase reversa, há a produção do DNA viral a partir do RNA 3. Replicação: molécula de DNA se aloja ao núcleo da célula hospedeira e incorpora ao DNA hospedeiro. Inicia-se processo de transcrição (formação de RNA-m virais que se liga aos ribossomos da célula) e tradução (formação de novas proteínas virais) 4.Novo vírus: lise da célula hospedeira 

23 Ex: gripes e resfriados
Ex: aids e herpes Ex: gripes e resfriados

24 Agora é sua vez – Apostila 05, página 25
2. Relacione os ciclos lítico e lisogênico dos vírus. Verifique se há semelhanças. ______________________________________________________________________________________________

25 Agora é sua vez – Apostila 05, página 25
2. Relacione os ciclos lítico e lisogênico dos vírus. Verifique se há semelhanças. A segunda fase do ciclo lisogênico é exatamente igual ao ciclo lítico.

26 Classificação CLASSIFICAÇÃO DE BALTIMORE:
Vírus são classificados em sete grupos: I: DNA dupla fita (Adenovirus; Herpesvirus; Poxvirus, etc) II: DNA simples fita de senso positivo (Parvovirus) III: RNA dupla fita(Reovirus; Birnavirus) IV: RNA simples fita de senso positivo (Picornavirus; Togavirus, Flavivírus) V: RNA simples fita de senso negativo (Orthomixovirus, Rhabdovirus, etc) VI: RNA simples fita de senso positivo com um ciclo intermediário de replicação DNA (Retrovirus) VII: DNA dupla fita com um intermediário de RNA (Hepadnavirus)


Carregar ppt "Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google