A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração"— Transcrição da apresentação:

1 Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
Estudo do predicado

2 conceituando O que seria a predicação?
Vejamos o poema abaixo de Mário Quintana: Simultaneidade ― Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! ― Você é louco? ― Não, sou poeta.

3 explicando Comparando os enunciados: Você é louco? Eu amo o mundo!
Observe que na primeira oração o predicado indica o estado do sujeito; já na segunda, o predicado informa a ação do sujeito. Os verbos que ligam o sujeito às suas características, ao seu estado ou às suas qualidades são chamados de verbos de estado ou de ligação. Os demais verbos, que indicam ação ou fenômenos meteorológicos, são chamados de verbos significativos ou nocionais.

4 Verbos de ligação Veja estas orações: Você é louco? Eu sou poeta!
Eles não expressam ações, mas ligam o sujeito ao seu atributo, ou seja, a seu estado ou a suas características; daí serem denominados verbos de ligação. Assim, verbo de ligação é aquele que serve como elemento de ligação entre o sujeito e seu atributo. O atributo do sujeito é chamado de predicativo.

5 Verbos significativos
Podem ser transitivos e intransitivos. Ainda sobre os versos de Mário Quintana: “Detrás do muro surge a lua.” “Um samba histérico...” “Na praça a banda toca de repente.” No primeiro verso, a forma verbal surge está 3ᵃ pessoa do singular, porque concorda com o sujeito a lua. Invertendo-se a posição do sujeito, teremos: “Detrás do muro, a lua surge”. A ação expressa pelo verbo surgir se refere apenas ao sujeito e não se estende a outros seres. Nesse caso, dizemos que o verbo é intransitivo.

6 Alguns exemplos verbos intransitivos
A carta e o telegrama já chegaram. O caminhão do gás já passou. Amanheceu. Como determinar a predicação ou transitividade de um verbo? “Somente pode ser determinada no contexto da frase em que ele aparece. Veja que o verbo virar, em contextos diferentes, tem diferentes classificações: “Diante do ocorrido, papai virou uma fera.” (VL) “A canoa virou.” (VI) “Antes de servir, ela virou o assado na travessa.” (VTD)

7 A transitividade verbal
Ainda os versos de Quintana: “Na praça a banda toca de repente um samba histérico”. A forma verbal toca indica a ação praticada pelo sujeito (a banda), mas a ação expressa pelo verbo tocar recai sobre outro ser: um samba histérico. O termo um samba histérico completa o sentido do verbo tocar (quem toca, toca alguma coisa), tornando precisa a informação da frase. Quando isso ocorre, isto é, quando o verbo necessita de um complemento, dizemos que ele é um verbo transitivo. Portanto, “transitividade verbal é a necessidade que alguns verbos apresentam de ter outras palavras como complemento. A esses verbos que exigem complementos, chamamos de transitivos e aos que não exigem complemento chamamos de intransitivos.”

8 Vamos comparar os verbos?
Eu amo o mundo. Eu creio em Deus. VTD Complemento VT complemento Observe que, na primeira oração, o complemento o mundo se liga diretamente ao verbo, sem preposição. Nesse caso, dizemos que o verbo é transitivo direto. já na segunda oração, o complemento em Deus se liga ao verbo por meio de uma preposição (em). Nesse caso, dizemos que o verbo é transitivo indireto.

9 Cont. Além dos verbos transitivos diretos e indiretos, há também os verbos transitivos diretos e indiretos, assim chamados por possuírem dois complementos, um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição obrigatória (objeto indireto). Vejamos o exemplo: “A moça ensinava pintura a meia dúzia de garotos.” VTD OBEJTO PREPOS. OI DIRETO

10 ENTÃO, O QUE SERIA O PREDICADO?
Construindo o conceito... Se o sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número (singular/plural) e pessoa (1ᵃ, 2ᵃ e 3ᵃ pessoa), então o predicado é: “Morangos mofados / ofende o estômago.” Declaração acerca de alguma coisa, não?!


Carregar ppt "Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google