A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O APÓSTOLO PAULO EM ROMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O APÓSTOLO PAULO EM ROMA"— Transcrição da apresentação:

1 O APÓSTOLO PAULO EM ROMA
Lição 1 para 7 de outubro de 2017

2 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo –seu autor– e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Paulo e Roma. A epístola aos romanos. O desejo de visitar Roma. A visita a Roma. A igreja em Roma. Chamados a ser santos. Os crentes romanos. Através de suas linhas, aprenderemos também como eram e como viviam os cristãos que habitavam em Roma.

3 A EPÍSTOLA AOS ROMANOS “Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.” (Romanos 15:25-26) A oferta mencionada aqui foi entregue por Paulo em Jerusalém ao finalizar sua terceira viagem missionária. Este dado está na escritura da carta aos romanos nos primeiros meses do ano 58 d.C., durante sua estada em Corinto. O que motivou Paulo a escrever esta carta? Havendo recebido noticias da região da Galácia acerca de uma apostasia relacionada com a salvação pelas obras, Paulo escreveu uma dura carta aos Gálatas. Além disso, achou importante escrever àa igreja em Roma para preveni-la destes mesmos erros.

4 O DESEJO DE VISITAR ROMA
“Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia” (Romanos 15:24) Segundo Romanos 15, o que impedia a Paulo visitar Roma? Seu desejo de evangelizar em zonas onde não houvessem igrejas estabelecidas (v ). Sua viagem a Jerusalém para entregar as ofertas de Macedônia e Acaia (v. 15:25-28). Uma vez evitado estas armadilhas, Paulo esperava ir a Espanha e visitar Roma a seu tempo (v. 28). Também esperava abençoar aos irmãos, e que estes o ajudassem em sua campanha na Espanha (v. 24). Desta maneira, eles também seriam benção para outros. ESPANHA ROMA CORINTO JERUSALÉM

5 A VISITA A ROMA “E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma” (Atos 23:11) Efetivamente, Paulo visitou Roma após sua viagem a Jerusalém. Porém, não como ele havia planejado. Enquanto visitava o Templo, foi preso sob a acusação de haver introduzido gentios no átrio. Para manter sua segurança, foi trasladado a Cesárea onde permaneceu dois anos. Havendo apelado a César, foi levado a Roma para ser julgado. Em sua chegada, foi efusivamente recebido pelos irmãos. Antes de ser julgado e liberto, permaneceu dois anos custodiado por um soldado em uma casa alugada. Ali pode pregar com liberdade a judeus e gentios (Atos 28:11-31).

6 “Durante sua permanência em Corinto, Paulo achou tempo para projetar novos e mais vastos campos de trabalho. Sua projetada viagem a Roma ocupava especialmente seus pensamentos. Ver a fé cristã firmemente estabelecida no grande centro do mundo conhecido, era uma de suas mais caras esperanças e acalentados planos. Uma igreja já havia sido estabelecida em Roma, e o apóstolo desejava conseguir a cooperação dos crentes dali na obra a ser promovida na Itália e em outros países. A fim de preparar o caminho para os seus trabalhos entre esses irmãos, muitos dos quais lhe eram até então estranhos, enviou- lhes uma carta, anunciando seu intento de visitar Roma e sua esperança de plantar o estandarte da cruz na Espanha” E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 299)

7 CHAMADOS A SER SANTOS “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 1:7) Dos crentes que viviam em Roma (e, por extensão, de todos nós) é dito que são: Amados de Deus Deus ama especialmente aos que respondem o seu amor. Chamados [a ser] santos Desde sua aceitação de Cristo e seu batismo, os crentes podem considerar-se como separados do mundo e consagrados a Deus. NOTA: A expressão “a ser” não aparece no original. Deus ama a todos e escolheu a todos para ser salvos. Mas só os que respondem a esta eleição podem alcançar a salvação (Efésios 1:4; Hebreus 2:9; 2 Pedro 3:9).

8 OS CRENTES ROMANOS “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros” (Romanos 15:14) Não sabemos como se fundou a igreja em Roma, mas sabemos que era uma igreja firme. Nas palavras de Paulo, “vossa fé se divulga por todo o mundo” (Romanos 1:8). Além de sua fé, Paulo ressalta três características suas: Cheios de bondade Com suas vidas, davam testemunho do amor de Deus. Cheios de todo conhecimento Estavam firmemente arraigados na Bíblia. Podeis admoestar-vos unos aos outros Eram capazes de encorajar-se uns aos outros.

9 E.G.W. (Testemunhos para ministros, pg. 87)
“O eterno Deus traçou a linha de distinção entre os santos e os pecadores, os convertidos e os não convertidos. As duas classes não se misturam imperceptivelmente uma com a outra, como as cores do arco-íris. São tão distintas como o meio-dia e a meia-noite. A santidade e a verdade, a graça e a justiça, ocupam os pensamentos. Morre o eu, e Cristo vive em seus servos.”


Carregar ppt "O APÓSTOLO PAULO EM ROMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google