A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido."— Transcrição da apresentação:

1 OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO

2 O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido do grego Hê Kainê Diathêkê que tinha como significado comum “último desejo ou testamento”. No entanto, o seu significado não se exauri por aqui. A palavra trata de um arranjo construído por um grupo que pode ser aceito ou desprezado por outro grupo, embora este não possa alterá-lo. “O Novo Testamento é o registro do caráter e do estabelecimento de um novo trato de Deus com os homens por intermédio de Cristo” [ver Ex 24:1-8 (“aliança” = diathêkê – Septuaginta) e Lc 22:14-20]. Aqui Deus estabelece os termos e os homens podem ou não aceitá-los, mas não podem modificá-los.

3 O conteúdo - No Novo Testamento encontramos a revelação da nova aliança por intermédio das palavras de Jesus e de seus seguidores. * 27 fragmentos ; * 9 autores diferentes [Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, Pedro e Judas] – se considerarmos Paulo como o escritor de Hebreus teremos 8 autores diferentes; * Documentos escritos por um período de meio século – o mais antigo, provavelmente, de 45 d.C. [texto mais antigo seria Tiago?] até 100 d.C. [Apocalipse]. O conteúdo do Novo Testamento pode ser classificado de três formas: pelo caráter literário, pelo autor e pelo período.

4  Caráter Literário Os 5 primeiros livros [Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos] são históricos, pois todos narram uma história. Os 3 primeiros são chamados de sinópticos, pois apresentam três pontos de vista distintos sobre a vida e obra de Jesus Cristo. Sinóptico deriva do grego “synoptikos”, forma adjetividade de “synopsis” = syn (com) e opsis (vista). Romanos, 1e2 Coríntios, Gálats, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1e2 Tessalonicenses, Hebreus, Tiago, 1e2 Pedro, 1 João e Judas são considerados doutrinais. * Características : escritas em forma de carta; para instruir na crença e prática cristã.

5 1e2 Timóteo, Tito, Filemos, 2e3 João são chamadas de escritos pessoais. Consideradas assim porque foram dirigidos a indivíduos específicos e não a grupos (igrejas). Visavam instruir e aconselhar particularmente os destinatários. Por fim, temos o Apocalipse, o último livro do Novo Testamento que é chamado de profético. Lida com o futuro e com o presente. Uma literatura apocalíptica. Características: muita simbologia, visões [com símbolos estranhos e até enigmáticos], revelações sobrenaturais. É evidente que essa classificação não é definitiva nem única. Ela apenas relaciona-se com o conteúdo geral dos fragmentos neotestamentários.

6  Autores Com a exceção de Lucas, todos os demais escritores do Novo Testamento eram judeus. Mateus, Pedro e João eram membros do grupo apostólico. Marcos, Judas e Tiago tinham contato com o grupo apostólico e foram bastante ativos na igreja primitiva. Lucas e Paulo não foram testemunhas oculares do ministério de Cristo, mas eram bem conhecidos daqueles que o foram. Sobre o escritor aos Hebreus, nada se sabe conclusivamente.

7 Tabela de Autoria do Novo Testamento AutorLivro MateusMateus MarcosMarcos Lucas Lucas e Atos João João, 1,2e3 João e Apocalipse TiagoTiago JudasJudas Paulo Romanos, 1e2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1e2 Tessalonicenses, 1e2 Timóteo, Tito e Filemon ?Hebreus Pedro 1e2 Pedro

8 Períodos  Períodos Os livros do Novo Testamento não foram escritos na ordem que aparecem na Bíblia. Uma possibilidade: é provável que haja diferenças entre o período em que foi escrito um livro e o período em que ele circulou. Exemplo: Marcos descreve os acontecimentos relacionados a vida de Jesus Cristo que aconteceram na última parte da terceira década do século I, mas é possível que o Evangelho não tenha circulado publicamente até 65 a 70 d.C.

9 Para facilitar o estudo da história do século I, ele pode ser dividido em três períodos de duração distintos, em que cada um marca um estágio definitivo em seu desenvolvimento. Para facilitar o estudo da história do século I, ele pode ser dividido em três períodos de duração distintos, em que cada um marca um estágio definitivo em seu desenvolvimento. 1)Fundação Cobre o período de vida de Cristo de 6 a.C. a 30 d.C. São os Evangelhos que cobrem esse período: * com graus distintos de detalhes; * fatos relevantes na carreira de Jesus; * referências casuais a outros eventos históricos.

10 2)Expansão Cobre os anos de 30 a 60 d.C. * Testemunha o desenvolvimento dos empreendimentos missionários; * Fala de pregadores que iam e vinham pelas estradas romanas pregando o evangelho e fundando igrejas; * Em Atos encontramos uma narrativa que foca principalmente o esforço missionário de Paulo junto aos gentios; * O evangelho progride de Jerusalém até Roma; * Nesse período a maioria das cartas de Paulo são compostas.

11 3)Consolidação O início desse período está relacionado às epístolas pastorais de Paulo e aos escritos de Pedro. Ele vai de 60 a 100 d.C. Lucas-Atos e Mateus foram provavelmente publicados entre 60 e 70 d.C. Marcos pode ter sido escrito em uma data anterior, mas não divulgado amplamente até esse período. Hebreus e Judas provavelmente foram escritos antes de 70 d.C. Os escritos joaninos, o 4° evangelho e as epístolas, podem ter aparecido tão tardiamente quanto 85 a 90 d.C. Apocalipse, deve ser atribuído ao reinado de Domiciano, em 90 d.C. ou por volta desse período.

12 Essa cronologia do Novo Testamento objetiva demonstrar aproximadamente como os livros se relacionam à época que eles descrevem e em que foram escritos. Mas outras discussões sobre os problemas cronológicos serão apresentados em conexão com cada um dos escritos.


Carregar ppt "OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google