Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
2
Por que esta Formação de Formadores. Por que estamos aqui
Por que esta Formação de Formadores? Por que estamos aqui? NÃO SEJA PRECIPITADO NAS SUAS CONCLUSÕES.
3
FORMAÇÃO DE FORMADORES I
Podemos nos inspirar na II Carta de São Paulo a São Timóteo Objetivo do ministro de formação na SSVP Jesus, o Mestre dos Mestres – 2Tm1,1-3ª.6-14 O ministro de formação – 2Tm2,1-2b A preparação do ministro – 2Tm2, ; 3,10-17 O planejamento da formação– 2Tm1,6-14; 4,1-5 É transmitido ao discípulo o que havia confiado o Espírito.
4
Jesus, o Mestre dos Mestres
Pós-modernidade VERSUS cristãos (6.000 horas) Formar é beber da Fonte – alicerçar na rocha Nicodemos – Doutor da Lei – precisava ir além da fé e do seu conhecimento – Experiência de salvação que só Jesus pode dar. O Mestre era escolhido – Jesus escolhe os seus. Jo 1,35-39 – Vinde e vede Jesus, o Mestre de caminho de vida - Transformação
5
É levar as pessoas a tomarem a forma de Cristo. Ef 4,11-13
FORMAR É levar as pessoas a tomarem a forma de Cristo. Ef 4,11-13
6
Jesus, Mestre, ensinou o que havia vivido.
7
Jesus é a fonte de toda formação.
O ministro de formação Jesus é a fonte de toda formação.
8
O CIC e a Formação "Cristo... exerce seu múnus profético não somente por meio da hierarquia... mas também por meio dos leigos, fazendo deles testemunhas e provendo-os do senso da fé e da graça da palavra“ 906 Os leigos que forem capazes e que se formar para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética e no ensino das ciências sagradas e atuar nos meios de comunicação social.
9
Espiritualidade do formador
que significa o termo Espiritualidade ? Trata-se de uma forma particular ou comunitária de responder ao chamado de Deus, bem como de colaborar no seu plano de Salvação. que é a espiritualidade da SSVP Trinitária. Nosso Deus é uno e trino. Nasce a partir de uma experiência de amor ao próximo. A fé em cristo e vida de graça: Imitar Jesus em nossas ações.
10
Doc. Aparecida nº279 “A formação obedece a um processo integral, ou seja, compreende várias dimensões, todas harmonizadas entre si em unidade vital. Na base dessas dimensões está a força do anúncio querigmático. O poder do Espírito e da Palavra contagia as pessoas e as faz escutar Jesus Cristo, crer nele como seu Salvador, reconhecê-lo como quem dá pleno significado a suas vidas e seguir seus passos. O anúncio se fundamenta no fato da presença de Cristo Ressuscitado hoje na Igreja, e é fator imprescindível do processo de formação de discípulos e missionários.”
11
Doc. Aparecida nº226-c A formação bíblico-doutrinal. Junto a uma forte experiência religiosa e a uma destacada convivência comunitária, nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé, (sobre a SSVP) visto que esta é a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa. Nesse caminho, acentuadamente vivencial e comunitário, a formação doutrinal não se experimenta como conhecimento teórico e frio, mas como ferramenta fundamental e necessária no crescimento espiritual, pessoal e comunitário
12
DÚVIDAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.