A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que pesquisa o historiador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que pesquisa o historiador"— Transcrição da apresentação:

1 O que pesquisa o historiador
O TRABALHO DO HISTORIADOR

2 O que é história? História é a ciência que estuda a ação humana ao longo do tempo. Palavra de origem grega.

3 Como recuperar o passado?
Através da analise de fontes históricas. Fonte histórica é todo vestígio deixado por pessoas que viveram no passado. Podem ser escritos oficiais, cartas, depoimentos, construções...

4 Existe uma verdade absoluta?
Não há uma versão única para os acontecimentos. Atenção: nem toda versão pode ser aceita, ela precisa ser comprovada por um depoimento ou documentação. Quem estuda o passado reúne o maior número de informações possíveis.

5 O tempo e a história O tempo é a matéria prima do historiador.
O tempo é indicado por intervalos ou períodos de duração. Para organizar suas tarefas os seres humanos criaram unidades de medida de tempo como hora, dia , mês, ano, século.

6 Mudanças e permanências
Passado e presente. Exemplo de mudança rápida: moda Exemplo de permanência: formas de trabalho. As tradições são exemplos de permanências. O historiador busca compreender como, quando e por que as transformações e as permanências interferem na vida humana.

7 Quanto tempo o tempo tem?
No passado o tempo era marcado através do olhar a natureza. As cheias do rio, a migração das aves, as estações do ano. A partir desta preocupação o homem criou o calendário para poder administrar melhor o seu tempo.

8 Calendário Não existe um único calendário para todos os povos. Cada povo tem a sua forma de marcar o tempo que geralmente se relaciona a um acontecimento importante para sua cultura. Os povos cristão baseiam o seu calendário no ano de nascimento de Cristo. Os judeus adotam como marco inicial de seu calendário a data em que deus criou o universo e os muçulmanos a fuga do profeta Maomé.

9 CALENDÁRIOS

10 Século Século = conjunto de cem anos.
Como descobrir a que século pertence um ano: Se o ano tem menos de três algarismos pertence ao século I. Se o ano acaba em 00, basta eliminar os zeros e temos o século. Exemplo: 1500 = século 15 Quando o ano não termina em 00, retiramos os dois últimos algarismos e somamos um (+1) ao número que sobrar. Exemplo: 1492 = 14 +1= 15, século 15

11 Linha do tempo – Tempo Histórico
A linha do tempo é uma forma de organizar os acontecimentos históricos. A função da linha do tempo é mostrar como os fatos se situam no tempo. Ou seja, o que vem antes, o que acontece ao mesmo tempo, o que vem depois.

12 Divisão da História

13 Tarefa Página 15 – DOC 1, DOC 2 . Atividades 1, 2 e 3. Página 17 – Atividade 1. Trazer uma fotografia antiga que demonstre um processo de mudança. Página 19 – Atividades 1 e 2. Página 21 – DOC 1 , DOC 3 , Atividades 1,2, 3 e 4. Páginas 24 e 25 – Leitura do Saiba Mais : “O tempo transforma a vida do ser humano “ e responda no caderno: 1. O que o historiador considera uma mudança revolucionária?


Carregar ppt "O que pesquisa o historiador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google