A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA

2 O Objetiv o: Compre ender as diferenç as entre as formas de calendár ios e de contage m do tempo dentro das diversas culturas, abordan do especial mente as profecia s e teorias de fim de mundo oriundas da interpret ação do Calendá rio Maia.

3 Temporalidade: De acordo com o dicionário significa característica que existe no tempo.

4 O Exemplos: O Tempo Sagrado: É o tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. O Tempo Profano: É o tempo que está fora do tempo sagrado, é o tempo material, que é marcado por continuidades e descontinuidades, que fornece elementos para análise histórica como os fatores econômicos, sociais, políticos e geológicos que influenciam sua construção e concepção.

5 Calendário: De acordo com o dicionário significa sistema de divisão de tempo

6 O Exemplos: O Calendário Judaico ou hebraico: baseado na observação lunar, ou seja, é formado por doze ou treze meses de acordo com a variação das fases da lua. O Calendário Islâmico ou muçulmano: o sentido das festas religiosas é algo sagrado e não banal. Momento de união e caridade obrigatória.

7 O Calendário gregoriano adotado no Brasil: Enumera o tempo em anos organizado em meses e dias. O Calendário indígena: A ideia de tempo dos povos Tupi eram baseadas na observação das variações dos fenômenos da natureza e das estações como os ventos, as chuvas, etc. Para os indígenas Tupinambás a noção tempo era feita a partir das fases da lua.

8 O Calendário Maia Para os maias seu calendário era sagrado e por meio dele podiam potencializar sua energia pessoal (kin) e manifestar seu talento. O calendário Maia possuía duas formas de contagem:

9 O haab : de 365 dias e mais um pequeno mês com 5 dias, que corresponde à duração de um ano, dividido em 18 meses (uinals) com 20 dias cada e regia a agricultura e as coisas. O tzolk’in: com 265 correspondente ao ciclo biológico humano desde a fecundação até o nascimento. O tzolk’in regia a vida das pessoas, a partir de seu aniversário, fornecendo-lhes preceitos e presságios

10 O Vídeo da History Channel denominado “Profecias Maias” Calendário Maia.wmv

11 O Atividade com os alunos: O Após a leitura com a interpretação dos textos e do vídeo, elaborar cartazes para exposição na escola com painéis explicativos desmistificando a teoria do final do mundo.

12 O Recursos: textos e vídeos O Critérios de avaliação: os alunos deverão ser capazes de compreender as diferentes formas de temporalidade, diferenciar tempo profano de tempo sagrado e as interpretações sobre o calendário maia e a teoria de fim de mundo. O Referências: O Diretrizes Curriculares da Educação Básica O Informativo da ASSINTEC nº 31 O Site www.youtube.com


Carregar ppt "TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google