A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

tempo Colégio Maria Imaculada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "tempo Colégio Maria Imaculada"— Transcrição da apresentação:

1 tempo Colégio Maria Imaculada
Luana knabe nº21, Sophia Coates nº17, Victor Rafael nº19 e Vitor Rangel nº20

2 sumário Introdução Passado, presente e futuro Unidades de Medida de Tempo Dia, mês e ano Instrumentos de medida de tempo Bibliografia

3 introdução Este trabalho apresentará um estudo sobre grandezas e medidas, realizado pelos sextos anos, na disciplina de Matemática, com o objetivo de aprofundar nossos conhecimentos em relação à grandeza tempo e às suas unidades de medidas. Também apresentaremos a importância do tempo em nossos vidas e para o mundo, pois a partir dele podemos medir as atividades do cotidiano. Esperamos que gostem de nosso estudo e que aprendam junto conosco!

4 passado, PRESENTE E futuro
A todo momento, medimos o tempo, sem percebermos! Passado é uma parte do tempo e refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente, sendo objeto da História, por nos apresenta o que já aconteceu. Presente é um termo para designar o tempo do agora, que não é nem passado nem futuro. Como o tempo é algo que flui constantemente sem pausas, é impossível “marcar” o presente já que a cada intervalo de tempo que passa, o presente vira passado. Assim, o presente é constante e infinito. Futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. É o que ainda não aconteceu, ou seja, o que está por vir!

5 .

6 UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO
O homem foi percebendo, ao longo do tempo, que precisava criar unidades padrões para calcular o TEMPO. Com isso, relações foram sendo criadas. Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas frações de tempo corresponderá a exatamente uma hora. Assim, sabemos que um dia equivale a 24 horas. Da mesma forma, se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos. Em um dia há minutos. Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo. Com isso concluímos que um minuto equivale a 60 segundos. E em um dia há segundos.

7 DIA, ANO E MÊS O dia é o período mais curto do calendário. Juntando sete dias, formamos uma semana. Um mês é formado por 30 ou 31 dias, exceto o mês de fevereiro, que contém 28 ou 29 dias, quando o ano é bissexto. O ano é formado por 12 meses e 6 horas, logo 365 dias. E quando o ano é bissexto, há 366 dias. Este fato ocorre justamente para equiparar a “sobra” dessas horas. Por isso, de 4 em 4 anos, acrescenta-se um dia ao mês de fevereiro.

8 .

9 INSTRUMENTOS DE MEDIDA DE TEMPO
Relógio de areia Relógio de sol Instrumento mais antigo de medição do tempo. Nele, as horas são indicadas pela sombra do sol. Essa sombra se move conforme a Terra vai girando em torno do sol, mostrando a passagem do tempo. Mais conhecido como ampulheta, marca o tempo pela passagem de areia, de cima para baixo.

10 Relógio digital Relógio de pêndulo
O relógio digital foi criado recentemente e, geralmente, usa uma bateria para funcionar. O relógio de pêndulo é muito antigo. Utiliza pesos para fornecer a energia necessária para mover os ponteiros.

11 BIBLIOGRAFIA Livro Araribá Plus- 6º ano- Matemática; Wikipédia


Carregar ppt "tempo Colégio Maria Imaculada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google