A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
9 ANOS - 2 TRIMESTRE Prof. Ana Cláudia

2 O QUE É CRENÇA RELIGIOSA?
“Sentimento de submissão, reverência, confiança e até medo em relação ao sobrenatural, ao desconhecido. Não supõe compreensão. Seria a aceitação voluntária de uma ordem de coisas que não pode ser provada pela lógica ou pelos sentidos” (MARCONI, 2010).

3 TEOLOGIA Corpo de ideias filosóficas que, por meio de uma discurso racional, procura dar significado às questões relativas à crença e à religião. É a ciência da fé.

4 SURGIMENTO DA TEOLOGIA
Nasceu na Idade Média, através de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, incorporou um discurso que procurava conciliar os mistérios da fé a uma visão racional de mundo. Depois, tornou-se uma área da filosofia (período medieval), se concentrava na “reflexão metódica da revelação divina”. Hoje, religiosos e acadêmicos tem acesso à formação teológica, o que os possibilita entender o impacto da religião sobre a sociedade e suas esferas de relação.

5 LAICIZAÇÃO DA SOCIEADE OCIDENTAL
Transformações na sociedade ocidental a partir do surgimento e expansão do capitalismo: divisão e racionalização do processo de produção e separação entre estado e Igreja. LAICISMO: separação entre Estado e Igreja.

6 TEÓRICOS DO LAICISMO NICOLAU MAQUIAVEL: primeiro pensador a defender o laicismo. Propôs uma nova interpretação da política, igualando-a ao exercício e a manutenção do poder (os fina justificam os meios), assim, o governante não poderia se espelhar nos ensinamentos religiosos (bondade), mas agir de acordo com as circunstâncias.

7 ESTADO LAICO NO BRASIL Liberdade religiosa no Brasil: Constituição de 1891. Catolicismo é predominante na realidade brasileira, e se fortaleceu no início da Primeira República. Constituição de 1934: incorporou o laicismo, mas Vargas foi responsável por garantir a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas. Constituição de 1988: reafirma o caráter laico do Estado brasileiro.

8 A REALIDADE E SUAS INTERPRETAÇÕES
O QUE É A VERDADE? Segundo Descartes: “Para examinar a verdade, é necessário colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”. Para os gregos, busca da verdade se dava através da contemplação filosófica, a verdade não é apenas aquilo que existe, mas aquilo que podemos afirmar com certeza.

9 Para a História, a verdade se apresenta na forma de hipóteses, teorias, e procuram dar um significado a certo evento histórico diante do olhar do historiador. A verdade histórica se altera continuamente, conforme vão se sucedendo as leituras históricas dos acontecimentos.

10 A ORIGEM DO DISCURSO GREGOS: primeiro povo que utilizou a palavra para se organizar coletivamente. DEMOCRACIA GREGA: cada cidadão deveria possuir o dom da palavra, a sua retórica e oratória era exercitada desde a infância, pois deveria ter a capacidade de transformar ideias em palavras, a fim de convencer os demais de sua certeza.

11 OS SOFISTAS Foram os primeiros oradores.
Utilizavam-se do dom do discurso para fazer valer seu ponto de vista, ainda que fosse contraditório ou relativo. PROTÁGORAS: um dos principais sofistas gregos, que teve Sócrates como principal opositor de suas ideias.

12 SÓCRATES E OS SOFISTAS Criticou o discurso vazio e retórico dos sofistas, desmascarava falsos ídolos e defendia a busca da verdade através da maiêutica. Através de alternativas, indagações, perguntas e respostas, ajudava a buscar a verdade. O nome Maiêutica foi uma homenagem a sua mãe que era parteira. Ele dava luz às ideias e sua mãe trazia à luz novos seres humanos a cada nascimento.

13

14 BONS ESTUDOS!!! TORÇO POR Você!!!


Carregar ppt "REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google