A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16
Revisão e Aula – extra Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16

2 A iluminação divina... UFU Leia o trecho extraído da obra Confissões.  Quem nos mostrará o Bem? Ouçam a nossa resposta: Está gravada dentro de nós a luz do vosso rosto, Senhor. Nós não somos a luz que ilumina a todo homem, mas somos iluminados por Vós. Para que sejamos luz em Vós os que fomos outrora trevas. SANTO AGOSTINHO. Confissões IX. São Paulo: Nova Cultural, , l0. p.154. Coleção Os Pensadores  Sobre a doutrina da iluminação de Santo Agostinho, marque a alternativa correta.  A) A irradiação da luz divina faz com que conheçamos imediatamente as verdades eternas em Deus. Essas verdades, necessárias e eternas, não estão no interior do homem, porque seu intelecto é contingente e mutável.  B) A irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o intelecto humano, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas. Essas verdades, necessárias e imutáveis, estão no interior do homem.  C) A metáfora da luz significa a ação divina que nos faz recordar as verdades eternas que a alma possuía antes de se unir ao corpo.  D) A metáfora da luz significa a ação divina que nos faz recordar as verdades eternas que a alma possuía e que nela permanecem mediante os ciclos da reencarnação. 

3 RESOLUÇÃO ALTERNATIVA B

4 A cidade de Deus segundo Agostinho...
A igreja é a detentora do verdadeiro conhecimento das verdades de fé, justiça, amor e mesmo do conhecimento. Submissão do estado político à igreja – condição de existência do Estado. Felicidade na marcha pautada na fé e retidão das ações – cidade de Deus ≠ cidade dos Homens

5 Ser, ente e essência Existência ≠ Essência Ser ≠ Ente

6 DEUS VIAS 1ª NATUREZA SE OBSERVA 2º PRINCÍPIO DE CAUSALIDADE
3º PRINCÍPIO IMPOSSIBILIDADE DE UMA INFINITA DE CAUSAS ( AD INFINITUM) 4º DEMONSTRAÇÃO Atributos de um Ser - Movimento Todo movimento é efeito de um motor Motriz – Princípio do Movente que não pode ser movimentado Primeiro Motor DEUS Causalidade Todo efeito procede de uma causa prévia Eficiente – Todo efeito tem sua causa exterior a si mesmo Causa Primeira Contingencia Todo ser contingente procede de outro prévio Seres contingentes – Todo ser contingente deriva sua existência. Ser Necessário Perfeição Tudo possui um nível de perfeição Seres perfeitos – A ideia de perfeição necessita ter uma matriz. Ser Perfeito Ordem Todo nível inferior na ordem dos seres depende de outro superior. Níveis de ordem – Toda a ordem pressupõe a ação de uma finalidade perfeita que organiza e para qual estão dirigidas todas as coisas. Causa Final ( Fim último)

7 A beleza e sua relação com a criatura...

8 A dimensão eterna do presente no tempo...


Carregar ppt "Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google