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Curitiba 2016.  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.

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1 Curitiba 2016

2  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências é absoluta e desenvolve um diálogo com as outras para transformar seu discurso em realidade

3  Para realizar sua tarefa a teologia lança mãos de todos os recursos do saber humano.  Todas as ciências são consideradas por ela como um instrumento de compreensão das realidades da vida.  A teologia respeita os limites de cada ciência, mas sem abrir mão de seu absolutismo.

4  A função da filosofia é refletir a respeito dos conceitos teológicos.  A filosofia serve a teologia através do dialogo cultural.  A filosofia ensina a arte de pensar.  A filosofia ensina a critica para a teologia.

5 A teologia nasce na própria fé. – O amor que nasce da fé deseja entender as razões porque ele ama. – A fonte objetiva da teologia é o espirito humano que deseja naturalmente conhecer (Aristóteles) – Na sua essência a teologia nasce da fé, uma experiência sobrenatural como um novo nascimento.

6 A fé e a palavra A fé e a experiência A fé e a prática – Anselmo: Crer para entender

7  1) Deus e depois tudo o mais.  2) A revelação de Deus  3)O método ajuda para interpretação  O que faz a ciência não é o assunto, mas a maneira como esse assunto é tratado. 4) A teologia trata de todas as coisas a partir da compreensão de Deus

8  A teologia é ciência na medida que realiza a tríplice caracterização formal de toda ciência.  1.Critica  2.Sistemática  3.Auto-amplificativa

9  Além de se apresentar de forma de ciência, a teologia aparece sobre a forma de sabedoria, na medida em que seu discurso é do tipo  Conhecimento  Experiência  Sobrenatural

10  1) No conteúdo teologia é sabedoria  2)No ponto de vista de sua expressão, só a teologia sapiencial é sabedoria, saber amoroso.  3) A sabedoria virtuosa, vem pelo trabalho como o conceito.  Esforço e dedicação

11  1)Fazer teologia é ver tudo a luz da palavra  2)O subjetivo da teologia é a luz da fé  3)A revelação está acima da razão  4)A palavra da verdade está a serviço do amor  5)O ponto de partida conceitual do discursso teológico é a fé.  6)O ponto de partida prático é a realidade, a vida e a práxis.

12  A palavra da fé aponta para a experiência da fé.  O conhecimento místico decorrente da fé, leva para a experiência sobrenatural.  O intelectualismo mata a fé e a experiência  A posição do teólogo deve ser de joelhos, dessa forma obterá: sabedoria, conselho e ciência.

13  Escuta da fé ( hermenêutica)  A explicação da fé (teoria)  Projetar a fé na vida( prática)

14  As escrituras são a alma de toda a teologia, não é ela que está a serviço da teologia, mas ao contrário é a teologia que está a serviço da palavra de Deus

15  Para compreender as escrituras  Escuta obediente da palavra  O texto no contexto histórico  A compreensão textual do texto e seus desdobramentos  Levar em conta a igreja, como se aplica a palavra no ambiente da comunidade da fé.

16  Teologia é o desdobramento teórico da Bíblia  Bíblia e Vida  Fé e Amor  Compreensão do mistério de Deus

17 1)A ordem 2)Assiduidade 3)Complacência 4)Medida ( não saber mais do que convém) (Prov 25,16) S.Boaventura

18  Análise do conteúdo da fé  Sistematização do conteúdo  A criação que aponta novas perspectivas para fé.

19  Os objetivos para ação  A proposta para ação  A decisão para ação  Quais são os meus motivos...

20  A experiência da fé precisa de uma linguagem adequada.  Para falar de Deus, é impossível encontrar os termos adequados.  O uso da linguagem analógica  O teólogo deve estar vigiante para não usar no seu vocabulário termos que não sejam adequados para Deus, sua pessoa e seus atributos.

21  A vida pede teologia  A experiência sobrenatural e a prática da fé, precisam de teologia.  Para entender a vida e o modo de vida Social, histórica, política Cotidiano, as relações interpessoais Interior, a vida subjetiva, emoções, espiritual

22  A teologia visa a felicidade suprema.  A teologia ajuda a igreja a cumprir sua missão evangelizadora.  Para os cristãos acharem sua vocação e serviço.  A teologia está a serviço da vida espiritual.  A teologia está a serviço da pastoral e para os pastores.

23  A duas espécies de analogias  Conceitual e Metafórica  A conceitual embora fale dos atributos de Deus, não é adequada com relação ao modo de Deus agir.  As metáforas e símbolos são alternativas para compreender o mistério. Metáfora, Antropologia, Cultura Biblica

24  A vida é fundamental para teologia  Como origem do conhecimento teologico  A experiência espiritual e a prática de fé  Como base para a reflexão teológica A vida entra na teologia como matéria prima

25  Estrutural  Social, histórica e politica  Cotidiano  As relações interpessoais  Interior  A vida subjetiva, emocional e espiritual

26  Uma ação para as seguintes qualificações  Subjetiva, um propósito  Objetiva, um efeito externo  Coletiva,sujeitos sociais  Transformadora,muda as estruturas  A teologia existe diretamente em função do conhecimento de Deus, ela quer saber a verdade sobre o mistério  A teologia existe para amar e servir a Deus

27  Para a igreja e seu conjunto  Para os cristãos  Para a sociedade  A teologia deve servir a vida espiritual  A teologia ajuda a discernir a vida espiritual  A teologia é uma ajuda a pastoral  Toda teologia deve assumir uma função evangelizadora.


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