Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCláudio Mangueira Arruda Alterado mais de 7 anos atrás
1
Curitiba 2016
2
A teologia representa o saber mais elevado A ciência soberana O saber absoluto Deus é o objeto máximo do saber Entre as ciências é absoluta e desenvolve um diálogo com as outras para transformar seu discurso em realidade
3
Para realizar sua tarefa a teologia lança mãos de todos os recursos do saber humano. Todas as ciências são consideradas por ela como um instrumento de compreensão das realidades da vida. A teologia respeita os limites de cada ciência, mas sem abrir mão de seu absolutismo.
4
A função da filosofia é refletir a respeito dos conceitos teológicos. A filosofia serve a teologia através do dialogo cultural. A filosofia ensina a arte de pensar. A filosofia ensina a critica para a teologia.
5
A teologia nasce na própria fé. – O amor que nasce da fé deseja entender as razões porque ele ama. – A fonte objetiva da teologia é o espirito humano que deseja naturalmente conhecer (Aristóteles) – Na sua essência a teologia nasce da fé, uma experiência sobrenatural como um novo nascimento.
6
A fé e a palavra A fé e a experiência A fé e a prática – Anselmo: Crer para entender
7
1) Deus e depois tudo o mais. 2) A revelação de Deus 3)O método ajuda para interpretação O que faz a ciência não é o assunto, mas a maneira como esse assunto é tratado. 4) A teologia trata de todas as coisas a partir da compreensão de Deus
8
A teologia é ciência na medida que realiza a tríplice caracterização formal de toda ciência. 1.Critica 2.Sistemática 3.Auto-amplificativa
9
Além de se apresentar de forma de ciência, a teologia aparece sobre a forma de sabedoria, na medida em que seu discurso é do tipo Conhecimento Experiência Sobrenatural
10
1) No conteúdo teologia é sabedoria 2)No ponto de vista de sua expressão, só a teologia sapiencial é sabedoria, saber amoroso. 3) A sabedoria virtuosa, vem pelo trabalho como o conceito. Esforço e dedicação
11
1)Fazer teologia é ver tudo a luz da palavra 2)O subjetivo da teologia é a luz da fé 3)A revelação está acima da razão 4)A palavra da verdade está a serviço do amor 5)O ponto de partida conceitual do discursso teológico é a fé. 6)O ponto de partida prático é a realidade, a vida e a práxis.
12
A palavra da fé aponta para a experiência da fé. O conhecimento místico decorrente da fé, leva para a experiência sobrenatural. O intelectualismo mata a fé e a experiência A posição do teólogo deve ser de joelhos, dessa forma obterá: sabedoria, conselho e ciência.
13
Escuta da fé ( hermenêutica) A explicação da fé (teoria) Projetar a fé na vida( prática)
14
As escrituras são a alma de toda a teologia, não é ela que está a serviço da teologia, mas ao contrário é a teologia que está a serviço da palavra de Deus
15
Para compreender as escrituras Escuta obediente da palavra O texto no contexto histórico A compreensão textual do texto e seus desdobramentos Levar em conta a igreja, como se aplica a palavra no ambiente da comunidade da fé.
16
Teologia é o desdobramento teórico da Bíblia Bíblia e Vida Fé e Amor Compreensão do mistério de Deus
17
1)A ordem 2)Assiduidade 3)Complacência 4)Medida ( não saber mais do que convém) (Prov 25,16) S.Boaventura
18
Análise do conteúdo da fé Sistematização do conteúdo A criação que aponta novas perspectivas para fé.
19
Os objetivos para ação A proposta para ação A decisão para ação Quais são os meus motivos...
20
A experiência da fé precisa de uma linguagem adequada. Para falar de Deus, é impossível encontrar os termos adequados. O uso da linguagem analógica O teólogo deve estar vigiante para não usar no seu vocabulário termos que não sejam adequados para Deus, sua pessoa e seus atributos.
21
A vida pede teologia A experiência sobrenatural e a prática da fé, precisam de teologia. Para entender a vida e o modo de vida Social, histórica, política Cotidiano, as relações interpessoais Interior, a vida subjetiva, emoções, espiritual
22
A teologia visa a felicidade suprema. A teologia ajuda a igreja a cumprir sua missão evangelizadora. Para os cristãos acharem sua vocação e serviço. A teologia está a serviço da vida espiritual. A teologia está a serviço da pastoral e para os pastores.
23
A duas espécies de analogias Conceitual e Metafórica A conceitual embora fale dos atributos de Deus, não é adequada com relação ao modo de Deus agir. As metáforas e símbolos são alternativas para compreender o mistério. Metáfora, Antropologia, Cultura Biblica
24
A vida é fundamental para teologia Como origem do conhecimento teologico A experiência espiritual e a prática de fé Como base para a reflexão teológica A vida entra na teologia como matéria prima
25
Estrutural Social, histórica e politica Cotidiano As relações interpessoais Interior A vida subjetiva, emocional e espiritual
26
Uma ação para as seguintes qualificações Subjetiva, um propósito Objetiva, um efeito externo Coletiva,sujeitos sociais Transformadora,muda as estruturas A teologia existe diretamente em função do conhecimento de Deus, ela quer saber a verdade sobre o mistério A teologia existe para amar e servir a Deus
27
Para a igreja e seu conjunto Para os cristãos Para a sociedade A teologia deve servir a vida espiritual A teologia ajuda a discernir a vida espiritual A teologia é uma ajuda a pastoral Toda teologia deve assumir uma função evangelizadora.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.