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CRIE – Comunidade de Reflexão e Investigação Ética Jomar T. Gontijo.

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1 CRIE – Comunidade de Reflexão e Investigação Ética Jomar T. Gontijo

2 Dimensões da Formação do Engenheiro Conteúdo Específico Lógica/comunicacional Ética-Política

3 Dimensão Ético-Política

4 Como formar esta dimensão? Melhoria qualitativa da sensibilidade crítica Criatividade e capacidade de refletir criticamente Desenvolver habilidades de raciocínio, de investigação, de formação de conceitos e de tradução;

5 A Ética, a crítica, a reflexão são disciplinas tipicamente filosóficas. E diz-se que não se ensina filosofia, mas que ensina a filosofar.

6 A proposta A formação da dimensão Ética-Política é a formação do profissional para filosofar, isto é para o pensar com precisão. É importante entender a Filosofia neste contexto não como o estudo das teorias ou da historia da filosofia mas como a capacidade de realizar análises críticas do mundo e de nós mesmos com rigorosidade e profundidade.

7 Aprendendo a Filosofar (Inspirações) Sócrates– Maêutica (Diálogos Socrático) Aristóteles- Adquirimos a Excelência moral por te-la efetivamente praticada Kant- Imperativo Categórico Habermas – Ética do Discurso Matthew Lipman – Filosofia para crianças

8 CRIE – Comunidade de Reflexão e Investigação Ética Objetivo Geral Desenvolver a competência ‘moral-reflexiva’ ou ‘ética-política’.

9 Objetivos Específicos:  Desenvolver habilidades de raciocínio, de investigação, de formação de conceitos e de tradução;  Capacitar pensar criticamente e metodicamente;  Capacitar a expressão e a argumentação deste pensar crítico;  Melhorar qualitativamente a sensibilidade ética e política;  Identificar e pesquisar soluções aos problemas e dificuldades encontrados no dia-a-dia da profissão;  Exercitar sua capacidade de dialogar, expor seu ponto de vista, ouvir o outro, refletir, argumentar, pensar logicamente e exercitar memória;  Desenvolver o QI (coeficiente intelectual) e QE (coeficiente emocional);  Dissolver as tensões geradas nas relações cotidianas, na sala de aula ou fora dela; Criar novas idéias e soluções; Criar um espaço de sociabilização de idéias, compreensão das relações entre as diversas partes que formam o todo, aumentando a sinergia.

10 Metodologia A Ética da Razão Comunicativa se baseia em três regras práticas: 1) Regra da Inclusão: “Todo e qualquer sujeito capaz de agir e falar pode participar de discursos.” 2) Regra da Participação: “Todo e qualquer participante de um discurso pode problematizar qualquer afirmação, introduzir novas afirmações, exprimir suas necessidades, desejos e convições.” 3) Regra da Comunicação Livre de Violência e Coação: “Nenhum interlocutor pode ser impedido, por forças internas ou externas ao discurso, de fazer uso pleno de seus direitos, assegurados nas duas regras anteriores.”

11 Metodologia Reunião estruturada da comunidade com o objetivo de discutir seus problemas e buscar suas próprias soluções. A Comunidade se reúne periodicamente, para refletir, investigar, propor soluções, verificar o sucesso das soluções propostas, propor novas soluções às questões levantadas pela própria comunidade. A reunião deve ser em forma circular ou oval, para permitir que todos se vejam. O nome de cada membro da comunidade deve estar bem visível a todos os outros membros. Cada membro deve ter papel e caneta ou lápis para anotar a suas idéias. Na reunião da comunidade deve ter um relator e um mediador. O relator deve anotar o problema escolhido para a investigação e reflexão e as soluções deliberadas pela comunidade. Caso seja discutido mais que um problema na reunião o relator deve enumera-los na seqüência cronológica. Na reunião seguinte o relator deve iniciar lendo os problemas e soluções para que a comunidade avalie a eficiência das soluções e, se necessário, rediscuta o problema propondo novas soluções. Já que não é possível a todos falarem ao mesmo tempo, é necessário que fale um de cada vez. Assim, cada membro que deseje falar, deve se inscrever para falar com o mediador e anotar sua idéia para que não a esqueça quando sua vez chegar.

12 Mediador O mediador deve ser se possível externo a comunidade, conhecer Filosofia, Ética e Lógica. Ele deve ser o facilitador da comunicação, deve procurar ser imparcial e não interferir nas decisões da comunidade. Ele controla inscrição para fala e passa a palavra aos membros da comunidade. Ele deve identificar os erros lógicos dos discursos e argumentações, deve também ponderar quando os discursos e soluções tendem a ferir os princípios universais da ética e o imperativo categórico kantiano que preserva a dignidade do homem enquanto sujeito e não objeto das ações.


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