A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017

2 Teoria do Conhecimento ► Epistemologia: Estudo do conhecimento. “O habitual é o mais difícil de conhecer” Nietzsche Até que ponto conhecemos aquilo que dizemos que conhecemos?

3 Céticos ► O Conhecimento é relativo e não absoluto; ► Nós nunca conhecemos nada verdadeiramente; ► Não somos capazes de desvendar a realidade como ela é de fato.

4 PRÉ-SOCRÁTICOS ─ Se esforçaram para entender a natureza, sem levar em conta as explicações dadas pela mitologia. HERÁCLITO E PARMÊNIDES ► Podemos conhecer tudo. “A realidade que engloba a natureza é racional”.

5 HOMENS ═ RACIONAIS ►Temos condições de compreender a totalidade das coisas que existem; ►Se a realidade é racional e nós também somos racionais, então somos capazes de conhecer a realidade como ela é.

6 No entanto, há filósofos que dizem: Que a observação e a experiência que temos sobre o mundo físico É a chave para conhecer a realidade total do universo. Que as mudanças que captamos pelos sentidos não são tão relevantes quanto as coisas que permanecem eternas Só poderíamos alcançar com o pensamento.

7 PARMÊNIDES Conhecer é atingir pelo pensamento, aquilo que é idêntico e imutável; Exemplo: Abacaxi, Maçã, etc. Conhecer é aquilo que é permanente, o que é estável.

8 HERÁCLITO A Verdade é como uma mudança contínua (devemos estar atentos a estas mudanças, se quisermos conhecer a realidade); ► REALIDADE: Harmonia dos contrários que nunca param de se transformar uns nos outros (Dialética). Ex: FRIO/QUENTE, NOVO/VELHO, etc...

9 HERÁCLITO ► Estamos sendo enganados pelos sentidos, quando acreditamos que alguma coisa permanece estável. (tudo está em movimento). “O homem nunca poderá se banhar duas vezes no mesmo rio”. Heráclito

10 Conhecimento ► Debate entre Sócrates e os Sofistas: Para os Sofistas, era impossível conhecer a verdade das coisas ( pois existiam tantos, muitos conhecimentos.); Tudo o que falamos que conhecemos, não passa de meras opiniões.

11 SÓCRATES ► Fez oposição aos Sofistas: Disse que a verdade pode ser conhecida por nós (para isso, o primeiro passo era abandonar duas coisas): 1)As ilusões causadas pelos sentidos: 2) As palavras não passam de opiniões. Verdade: alcançada com o uso do pensamento, que tem o poder de nos afastar do erro e da mentira.

12 PLATÃO: QUATRO GRAUS DE CONHECIMENTO. 1)Crença 2) Opinião 1)Racionalismo 2)Intuição intelectual Condenadas por Platão, pois são graus inferiores de conhecimento: conhecimentos ilusórios ou das aparências. Exercício que nos faz alcançar a pureza intelectual para captar as ideias da realidade.

13 PARA PLATÃO Através do raciocínio e da intuição intelectual, podemos alcançar o conhecimento verdadeiro; Quanto mais se concebe a razão, mais se chega ao conhecimento; Conhecimento puro: Matemática ( as ideias da matemática não dependem dos órgãos do sentido).

14 ARISTÓTELES Achava importante o conhecimento por meio da experiência ou dos sentidos. Para Aristóteles, não são meras ilusões, como afirmava Platão; ► Aristóteles afirmava existir 6 graus de conhecimento: 1)Sensação; 2) Percepção; 3) Imaginação; 4) Memória; 5) Raciocínio; 6) Intuição

15 INTUIÇÃO ● Ato do “Pensamento Puro”. A Intuição é puramente intelectual, pois não depende dos nossos sentidos, da imaginação e do raciocínio; ●Quanto mais longe ou distante dos sentidos ou sensações, mais próximo do conhecimento.

16 QUANTOS ÀS ORIGENS DO CONHECIMENTO. RACIONALISMO : Existem ideias inatas das quais se origina o conhecimento (conhecimento é obtido apenas no pensamento); EMPIRISMO: Todo o conhecimento tem origem na experiência sensorial (só podemos chegar ao conhecimento verdadeiro por meio da experiência).

17 QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO. CETICISMO: Afirma a impossibilidade de um conhecimento da verdade; DOGMATISMO: Afirma a possibilidade de um conhecimento da verdade.

18 GRANDES CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS. IDEALISMO: O sujeito é predominante no processo de conhecimento (IDEALISTA); REALISMO: O objeto é determinante no processo do conhecimento (MATERIALISTA). Sujeito Objeto Ser que pensa O que é pensado


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google