A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS
Lição 1 para 1 de julho de 2017

2 Sua experiência em Damasco. Seu ministério entre os gentios.
Paulo, autor da epístola aos Gálatas, se descreve a si mesmo da seguinte forma: “Todos os judeus sabem como tenho vivido desde pequeno, tanto em minha terra natal como em Jerusalém. Eles me conhecem há muito tempo e podem testemunhar, se quiserem, que, como fariseu, vivi de acordo com a seita mais severa da nossa religião.” (Atos 26:4-5 NVI). Para ele, um Messias crucificado era uma afronta. Ele nunca aceitaria tal coisa. Até que permitiu a atuação do Espírito Santo, e se encontrou face a face com Jesus. Desde então, não pode deixar de falar ao mundo deste Messias crucificado, em quem encontrou a salvação. Seu zelo perseguidor. Sua conversão. Sua experiência em Damasco. Seu ministério entre os gentios. Seu conflito com a igreja.

3 SEU ZELO PERSEGUIDOR “E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.” (Atos 6:9-10) O fato de não poder contestar as palavras de Estevão sobre Jesus, o Messias, irritou grandemente aos judeus –e, especialmente, a Paulo. Não podendo confronta- lo com a verdade, buscaram testemunhas falsas que acusassem a Estevão de falar contra o Templo e contra a Lei (Atos 6:11-14). O jovem Saulo apoiou a sentença do Sanédrio, foi testemunha de seu apedrejamento e consentiu em sua morte (Atos 7:58; 8:1).

4 SUA CONVERSÃO “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.” (Atos 8:3) Com fúria satânica –para ele, zelo religioso– Saulo perseguiu a igreja. O verbo “assolar” que se usa neste verso descreve o comportamento destrutivo de uma fera (por exemplo, de um javali). Sua mente obstinou-se em destruir a heresia, mas sua consciência lhe dizia que Estevão era inocente e seus argumentos corretos. Tudo mudou no caminho de Damasco. Jesus se manifestou e estendeu-lhe sua graça. Toda escusa que sua mente pudesse forjar para rejeitar o Messias crucificado e ressuscitado se desvaneceu. Segundo ele mesmo disse: “não fui desobediente à visão celestial” (Atos 26:19).

5 SUA EXPERIÊNCIA EM DAMASCO
“E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” (Atos 9:17) Durante três dias, Saulo ficou cego, na casa do discípulo Judas. Os irmãos criam, tal como manifestou Ananias, que estava fingindo para surpreende- los. Mas Jesus mostrou a Ananias a sinceridade de Saulo. Uma vez recobrada a vista, Ananias o convidou a entregar sua vida a Jesus, manifestando-o através do batismo (Atos 22:16). No mesmo lugar onde pensava deter o avanço da fé cristã, Saulo foi convertido por Deus no paladino de Cristo para levar o Evangelho ao redor do mundo.

6 SEU MINISTÉRIO ENTRE OS GENTIOS
“E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.” (Atos 11:20) Antioquia era a terceira cidade em importância no século I. Seus habitantes provinham de todas as regiões do mundo. Ali foi que se celebrou a primeira campanha missionária entre gentios, e foi grandemente frutífera. Ao saber em Jerusalém do êxito da missão, enviaram ali a Bernabé. Este, vendo as possibilidades do Evangelho nesta cidade, foi buscar a Saulo para que o ajudasse. Quando a igreja estava bem firmada e havia líderes para apoia-la, o Espírito Santo chamou Saulo a pregar o Evangelho a todo o mundo gentio.

7 SAULO: DE PERSEGUIDOR A MISSIONÁRIO
Conversão em Damasco (Atos 9:1-18) Prega em Damasco (Atos 9:19-22) Passa um tempo na Arábia (Gálatas 1:17) Volta a Damasco e foge pelo muro da cidade (Atos 9:23-25) Aos três anos de sua conversão, vai a Jerusalém (Gálatas 1:18) Prega nas regiões da Síria e Cilícia (Gálatas 1:21) Bernabé o chama para que pregue em Antioquia (Atos 11:25-26) Junto a Bernabé, é enviado como missionário (Atos 13:1-3)

8 SEU CONFLITO COM A IGREJA
“Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.” (Atos 15:1) “Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gálatas 5:2) Segundo anunciou Jesus, os primeiros cristãos não judeus foram os samaritanos a quem Felipe pregou. Logo venho Cornélio. Logo as multidões de Antioquia. Finalmente, Saulo estendeu a fé a atual Turquia e, pouco a pouco, ao resto do mundo conhecido. Mas surgiu o problema: Que fazemos com os gentios? Devem circuncidar-se e guardar a lei de Moisés, ou basta apenas a fé em Jesus? O concílio de Jerusalém (Atos 15) buscou esclarecer as coisas. Não obstante, fariseus obstinados seguiram pregando suas ideias. Este é o tema de fundo da carta aos Gálatas.

9 “Durante as longas horas em que Saulo estivera fechado a sós com Deus, relembrou muitos textos das Escrituras referentes ao primeiro advento de Cristo. Com a memória aguçada pela convicção de que estava possuído, cuidadosamente seguiu o fio das profecias. Ao refletir no significado dessas profecias, ficou pasmado ante a cegueira de entendimento de que estivera possuído… Aquele que fora um orgulhoso fariseu, confiante na justificação por suas boas obras, curvou-se, então, perante Deus com a humildade e simplicidade de uma criancinha, confessando sua indignidade e pleiteando os méritos de um Salvador crucificado e ressurgido. Saulo ansiava por entrar em inteira harmonia e comunhão com o Pai e o Filho; e na intensidade de seu desejo de perdão e aceitação, elevou ferventes súplicas ao trono da graça.… As orações do penitente fariseu não foram em vão… Cristo e Sua justiça passaram a representar para Saulo mais que o mundo inteiro. ” E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 66)


Carregar ppt "PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google