Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Centro de Memória CEP CEP
2
Histórico Projeto teve início em 2016;
objetivo era analisar o tratamento dado, na trajetória histórica do CEP ao arquivo escolar e ao Museu Guido Straube: relevância, conservação e uso; Necessidade de uma reorganização do acervo; Composta uma comissão gestora (CEP + SUDE/SEED + UFPR) Participação professor Ernani Straube Em 2009 mudou-se para a criação do CENTRO DE MEMÓRIA do CEP que abrange o entendimento de todo o Colégio como espaço de memória.
3
Estrutura CENTRO DE MEMÓRIA Seção de Proteção do Patrimônio Histórico
Museu Prof. Guido Straube Seção de Documentação Histórica
4
Centro de Memória Deve ser entendido como uma organização fundamental para a preservação da memória das instituições e do patrimônio cultural do CEP
5
Centro de Memória Engloba a relação entre memória e história;
A definição dos lugares da memória e sua importância; O estudo das especificidades dos serviços de informação (arquivo, biblioteca e museu); Tem como base a relação interdisciplinar que mantêm com a educação.
6
Centro de Memória Seu serviço objetiva não só a preservação da memória da instituição, como também, e principalmente, a disponibilização dos dados de forma clara e eficaz, Contribui para a produção de conhecimento, Para o desenvolvimento da instituição e, Para a transformação do indivíduo e da sociedade.
7
Seção de Documentação Histórica
Abriga documentos considerados de relevância para pesquisa bem como para a preservação da memória institucional; Deverão existir instrumentos de pesquisa que facilitarão o acesso à documentação; Os documentos do âmbito da Secretaria-Arquivo Geral continuarão sob responsabilidade dos respectivos.
9
Museu Professor Guido Straube
Preservar a memória do CEP; Coletar informações e elementos materiais sobre a Educação, no Estado, referentes ao CEP; Oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos seus objetivos; O Museu Professor Guido Straube está vinculado ao Sistema Estadual de Museus Necessita de documentação própria, que atenda as diretrizes gerais estabelecidas pelo IBRAM. 9
11
Seção de Proteção de Patrimônio Histórico
A Seção de Proteção do Patrimônio Histórico do CEP será responsável pelo assessoramento das ações relativas à preservação da estrutura física da instituição. Caberá a esta seção o inventário dos espaços e objetos distribuídos pelo colégio, considerados importantes para a preservação histórica, bem como orientar a utilização dos mesmos.
12
12
13
Considerações Para se preservar não há necessidade de se tombar tudo, o tombamento é apenas a garantia de sobrevivência de determinados bens. A preservação é fundamentalmente assegurada pela própria comunidade, sendo fruto do seu sentimento.
14
Higienização de Documentos e Livros
O procedimento de higienização é fundamental para eliminar elementos que causam danos aos documentos, tais como: poeira, ovos de insetos, sujidades, etc. Nesse procedimento também são retirados clipes e grampos enferrujados.
15
Higienização de Documentos e Livros
Para evitar problemas de saúde, a pessoa que faz a higienização dos documentos deve proteger-se vestindo jaleco, luvas, máscara e óculos, preferencialmente
16
Higienização de Documentos e Livros
Na limpeza de capas e lombadas de livros pode ser utilizado o aspirador de pó. Os documentos devem ser higienizados de forma sistemática. Uma higienização mais detalhada deve ser feita em cada folha do livro utilizando trincha macia;
17
Realidade Prática
23
Fotografias
26
Luzinete Pereira da Silva
Ana Lygia Czap Luzinete Pereira da Silva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.