A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudando para o ENEM de forma invertida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudando para o ENEM de forma invertida"— Transcrição da apresentação:

1 Estudando para o ENEM de forma invertida
E.E.E.F.M Coronel Gomes De Oliveira Nome: Glenda Griffo Turma: 1°V01 Professor: Lucas Xavier Queda livre ENEM: 2011 Questão: 81

2 Competências e Habilidades
Mapa Conceitual Notebook Caminho Percepção Programa Iniciação Ferramenta Instrumento Entendimento Plano Resoluções Pesquisa Avaliar Enviar Orientação Capa Competências e Habilidades Power Point ENEM 2011 QUESTÃO: 81 Microfone Matéria: Queda Livre ENEM DA GLENDA Internet / Caderno Podcast Explicação da Matéria NOTA

3 Competências e Habilidades
III- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema. Habilidade: H20- Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos.

4 Queda Livre É um movimento de direção vertical em que o móvel está sujeito apenas a gravidade; A aceleração é constante. Trata-se , portanto, de M.R.U.V (Movimento retilíneo uniformemente variado). Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade. O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas com um arredondamento podemos usar sem muita perda de valores: g = 10 m/s².

5 Equações V= V°+ A.T V= V°+ G. T V²= V°² +2.A.∆S V²= V°² + 2.G.∆Y
S= S ° + V °. T + 𝐴. 𝑇² Y= Y ° + V ° . T + 𝐺. 𝑇² 2 As equações são as mesmas do M.U.V Apenas substitui-se: “A” por “G” e “S” por “Y” No nosso dia a dia podemos nos deparar com situações em que objetos caem em direção ao solo, como: Uma lápis, borracha, caneta caindo no chão. Embora estejamos rodeados de fenômenos de queda, o movimento de queda livre não está presente no nosso dia a dia, pois ele só é possível de acontecer se desprezarmos a resistência do ar (no vácuo). Isso só poderia ocorrer em laboratórios.

6 ENEM 2011 Questão: 81 Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência: I- Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior. II- A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la. III- Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda. O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação.

7 Distância percorrida pela régua durante a queda (METRO)
Tempo de reação (SEGUNDO) 0,30 0,24 0,15 0,17 0,10 0,14

8 A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a:
A) energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido. B) resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade. C) aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado. D) força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado. E) velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.

9 Resolução Desprezando-se o efeito do ar, a força resultante na régua será o seu peso, que é constante. O movimento de queda da régua terá aceleração constante. g Δs = ––– t² 2 ΔS (distância percorrida) é proporcional ao quadrado do tempo de queda t e por isso ΔS aumenta mais rapidamente do que o tempo t (a velocidade da régua está aumentando durante a queda). A melhor opção é a (d) que cita o movimento acelerado com aceleração constante.


Carregar ppt "Estudando para o ENEM de forma invertida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google