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Estudando Para O Enem de Forma Invertida

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Apresentação em tema: "Estudando Para O Enem de Forma Invertida"— Transcrição da apresentação:

1 Estudando Para O Enem de Forma Invertida
Escola: EEEFM Coronel Gomes de Oliveira. Nomes: Poliana Rodrigues e Silvana Macedo. Professor: Lucas Xavier. Questões: e

2 Gravação com microfone
Orientação Entendimento Busca Ferramenta Programa Começando Organização Iniciando Estrutura Compreensão Concluindo Analisar Competências e Habilidade Matéria Computador Capa Site Slide PowerPoint Questão ENEM 2011 Questão 81 Gravação com microfone Explicação da questão Avaliação Envio NOTA

3 ENEM 2016 Questão 54

4 Competência e Habilidades
III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema. Habilidade H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos.

5 Queda Livre No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre, como já foi dito, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra

6 Questão Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência: I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior. II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la. III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda. O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação. Distância percorrida pela régua durante a queda (metro) Tempo de reação (segundo) 0,30 0,24 0,15 0,17 0,10 0,14

7 A distância percorrida pela régua aumenta mais rápidamente que o tempo de reação porque a:
a) energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido. b) resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade. c) aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado. d) força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado. e) velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.

8 Resolução Desprezando-se o efeito do ar, a força resultante na régua será o seu peso, que é constante. O movimento de queda da régua terá aceleração constante. Δs (distância percorrida) é proporcional ao quadrado do tempo de queda t e por isso Δs aumenta mais rapidamente do que o tempo t (a velocidade da régua está aumentando durante a queda). A melhor opção é a d que cita o movimento acelerado com aceleração constante.

9 Competência e Habilidades
I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema. Habilidades H19 - Reconhecer características físicas e parâmetros de movimentos de veículos, corpos celestes e outros objetos em diferentes linguagens e formas de representação. H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos.

10 Movimento Uniforme Variado
Movimento Uniforme Variado é aquela em que velocidade escalar varia e a aceleração permanece constante e diferente de zero, independente do tempo. Existe 2 tipos de movimentos: acelerado e retardado. Equação de Torricelli: V2 = V α.Δs

11 Questão Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um erro que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do erro e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

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13 Solução Durante o tempo de reação a velocidade escalar é constante. Durante a freada o movimento é uniformimente variado e a função velocidade escalar x distância tem a forma de um arco de parábola cujo eixo de simetria é o eixo das distâncias (Equação de Torricelli).


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