A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRATERNIDADE À LUZ DO ESPIRITISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRATERNIDADE À LUZ DO ESPIRITISMO"— Transcrição da apresentação:

1 FRATERNIDADE À LUZ DO ESPIRITISMO
EMERSON ODILON SANDIM Julho/2015

2 Fraternidade: cf (lat fraternitate): 1 Parentesco entre irmãos. 2 Solidariedade de irmãos. 3 União ou convivência como de irmãos.

3 REFLEXÕES SOBRE A FRATERNIDADE NO ESPIRITISMO

4 “Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina”. Cap XI.

5 “Essa doutrina amplia os deveres da fraternidade, porquanto, no vosso vizinho, ou no vosso servo, pode achar-se um Espírito a quem tenhais estado presos pelos laços da consanguinidade.” p. 205.

6 O ESPIRITISMO É CÓSMICO

7 “O Espiritismo não tem nacionalidade e não faz parte de nenhum culto existente; nenhuma classe social o impõe, visto que qualquer pessoa pode receber instruções de seus parentes e amigos de além-túmulo. Cumpre seja assim, para que ele possa conduzir todos os homens à fraternidade. Se não se mantivesse em terreno neutro, alimentaria as dissensões, em vez de apaziguá-las”. (ESE, Introdução).

8 “Deus patenteia por esse modo a solidariedade existente entre todos os seres do Universo, ao mesmo tempo que dá a lei da natureza por base ao princípio da fraternidade”. (Céu e o inferno. cap. VI).

9 “Lá, todos os sentimentos delicados e elevados da natureza humana se acham engrandecidos e purificados; desconhecem-se os ódios, os mesquinhos ciúmes, as baixas cobiças da inveja; um laço de amor e fraternidade prende uns aos outros todos os homens, ajudando os mais fortes aos mais fracos.” (ESE, cap. III).

10 O ESPIRITISMO E OS MUNDOS

11 “Uma mesma família humana foi criada na universalidade dos mundos e os laços de uma fraternidade que ainda não sabeis apreciar foram postos a esses mundos”. (A Gênese, cap. VI).

12 O ESPIRITISMO E AS PESSOAS

13 “Se alguma coisa se pode impor, é o bem e a fraternidade” (LE, p. 841).

14 “Sirva de base às instituições sociais, às relações legais de povo a povo e de homem a homem o princípio da caridade e da fraternidade e cada um pensará menos na sua pessoa...” (LE, p. 917).

15 O ESPIRITISMO E A SOCIEDADE

16 “E que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade”. (ESSE, cap. IX).

17 “Com o auxílio das novas luzes que o Espiritismo e os Espíritos espargem, o homem se reconhece solidário com todos os seres e compreende essa solidariedade; a caridade e a fraternidade se tornam uma necessidade social; ele faz por convicção o que fazia unicamente por dever, e o faz melhor”. (A Gênese, cap. I).

18 O ESPIRITISMO E O INDIVÍDUO

19 “Doravante, ele terá uma finalidade e constituirá uma necessidade; a fraternidade, que não passava de bela teoria, assenta agora numa lei da Natureza”. (A Gênese, cap. I).

20 A FRATERNIDADE E OS DESENCARNADOS

21 “A solidariedade entre vivos e mortos faz- lhe compreender a que deve existir na Terra, onde a fraternidade e a caridade têm desde então um fim e uma razão de ser, no presente como no futuro”. (O Céu e o Inferno. Cap. II).

22 A FAMÍLIA ESPÍRITA

23 “Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã”. (O Livro dos Médiuns – cap. XXIX).

24 O ESPIRITISMO E O MATERIALISMO

25 “Se há doutrina insensata e antissocial, é, seguramente, o niilismo que rompe os verdadeiros laços de solidariedade e fraternidade, em que se fundam as relações sociais”. (Céu e Inferno. cap. I).

26 “Em se tratando de gente dessa espécie, apelar para os sentimentos de caridade e fraternidade é falar a surdos voluntários, porquanto o objetivo de tais criaturas é precisamente aniquilar esses sentimentos, que constituem os maiores obstáculos opostos a seus manejos”. (O Livro dos Médiuns – cap. XXIX).

27 AS PESSOAS E A MORAL EVANGÉLICA

28 “Então, haverá união entre elas, simpatia, fraternidade, em vez de vão e pueril antagonismo, nascido do amor-próprio, mais de palavras do que de fatos; então, elas serão fortes e poderosas, porque assentarão em inabalável alicerce: o bem para todos; então, serão respeitadas e imporão silêncio à zombaria tola, porque falarão em nome da moral evangélica, que todos respeitam”. (O Livro dos Médiuns – cap. XXIX)”.

29 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13; 34 – 35).


Carregar ppt "FRATERNIDADE À LUZ DO ESPIRITISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google