A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plásticos, Vidros e Novos Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plásticos, Vidros e Novos Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Plásticos, Vidros e Novos Materiais
Química 12ºAno Professora Paula Melo Silva

2 Os plásticos e os estilos de vida das sociedades atuais
Unidade III – Plásticos, Vidros e Novos Materiais Os plásticos e os estilos de vida das sociedades atuais

3 Os plásticos constituem uma parte importante do nosso quotidiano, apesar de muitas vezes não nos apercebermos disso. Isso acontece devido à grande versatilidade que estes materiais possuem. Dos automóveis a peças de bonecos, das garrafas de bebidas não alcoólicas aos frigoríficos onde ficam a refrigerar, os plásticos estão espalhados por toda a nossa atividade diária.

4 Plásticos Polímeros

5 A história dos polímeros artificiais iniciou-se há mais de 100 anos
A história dos polímeros artificiais iniciou-se há mais de 100 anos. No entanto, comparados com outros materiais, são relativamente modernos. O seu uso ao longo do século passado permitiu à sociedade fazer avanços tecnológicos enormes.

6 Polímeros semissintéticos
Polímeros naturais âmbar Carapaça de tartaruga Chifres de animais Celuloses Látex Polímeros semissintéticos Nitrato de celulose (1º plástico semissintético) Acetato de celulose Caseinato de formaldeído Polímeros sintéticos Baquelite (1º plástico sintético registado)

7 Classificação dos plásticos quanto à sua resposta ao aquecimento
Termoplásticos Amolecem e deformam-se quando aquecidos e enrijecem ando arrefecidos Podem ser reciclados Exemplo: polietileno Termofixos ou termoendurecíveis Inicialmente moles nas quando aquecidos solidificam e não é possível voltar a amolecê-los Não podem ser reciclados Exemplo: fórmica

8 Ciclo reciclagem plásticos Códigos dos termoplásticos
Testes físico-químicos de identificação de plásticos

9 Alguns marcos históricos na vida dos plásticos
Unidade III – Plásticos, Vidros e Novos Materiais Alguns marcos históricos na vida dos plásticos

10 A baquelite, um plástico duro e escuro, foi sintetizada pela primeira vez por Leo Baeleland, em 1907, e foi o primeiro plástico totalmente sintético cuja patente foi registada. Em 1914 foi registada a patente do PVC (policloreto de vinilo) e, quase na mesma altura, foi descoberto o celofane. Em 1921 foi inventada a primeira máquina de injeção em molde e com a sua evolução a produção dos plásticos tornou-se massiva. Os fabricantes aprenderam a fabricar plásticos a partir dos derivados do petróleo tendo surgido o poliestireno e os acrílicos

11 Durante a II Guerra Mundial, com o racionamento do petróleo bruto decorrente da estratégia da guerra, as indústrias de polímeros sofreram alguma estagnação. Todavia, a produção de muitos dos materiais plásticos que hoje são indispensáveis no quotidiano tenha surgido quase integralmente durante esse período. Surgiu o polietileno, o poliestireno que pode ser usado compacto ou expandido (esferovite), o poliéster, o PET (politereftalato de etileno) e os silicones.

12 Só após a II Guerra Mundial é que os plásticos referidos passaram a ser materiais disponíveis para o uso do cidadão comum. O ambiente pós-guerra proporcionou o desenvolvimento dos plásticos. Desde esse momento até à atualidade os plásticos têm sido cada vez mais usados em tecnologias de ponta, em particular nas industrias farmacêuticas e de instrumentação médica, etc.

13 Vantagens e Desvantagens dos plásticos face a outros materiais
Unidade III – Plásticos, Vidros e Novos Materiais Vantagens e Desvantagens dos plásticos face a outros materiais

14 Indústria farmacêutica
Os plásticos têm determinado a alteração dos estilos de vida das sociedades, em particular pelo baixo preço, pelos diferentes designs e pelos variados campos de utilização. Têxteis Construção civil Transportes Indústria farmacêutica mobiliário embalagens Eletrodomésticos Telecomunicações Agricultura Cibernética robótica

15 Os plásticos dão resposta a muitas das nossas necessidades melhor do que qualquer outro material
Produto leve e barato Higiénico pois normalmente não são metabolizados pelos microrganismos, o que impede que estes sobrevivam na sua superfície a menos que esta esteja em contato com outro meio de cultura.

16 Permitem o design de peças para serem produzidas em série
Não sendo degradados pelos seres vivos e não sofrendo processos de corrosão a sua durabilidade sem qualquer proteção é enorme comparada com os restantes materiais Existem polímeros fáceis de trabalhar, através dos métodos de moldagem existentes, as mais variadas formas e feitios a temperaturas relativamente baixas Podem ser extrudidos em películas muito finas e no entanto com grande resistência (filmes de polietileno ou polipropileno – sacos de plástico) Permitem o design de peças para serem produzidas em série

17 A grande resistência dos polímeros à corrosão e à biodegradação é também o seu maior inconveniente, pois os seus resíduos são muito difíceis de eliminar. Por este motivo, começou a fazer-se a reciclagem dos plásticos, de modo a recuperar a maior parte deles para a sua utilização inicial ou outras. Outra solução que tem sido desenvolvida é a utilização de polímeros biodegradáveis em materiais descartáveis a curto ou médio prazo (sacos plásticos por exemplo)

18 Unidade III – Plásticos, Vidros e Novos Materiais
A indústria de plásticos em Portugal: perspetiva histórica e importância socioeconómica

19 Celulose na produção de pasta de papel Algodão para a indústria têxtil
Portugal Celulose na produção de pasta de papel Algodão para a indústria têxtil Polietileno e polipropileno PVC e PET

20 Existem mais de 20 empresas diretamente envolvidas na síntese e reciclagem de polímeros em Portugal
Sines é um dos maiores centros produtores de polietileno e polipropileno (empresa Borealis) Estarreja é um dos maiores centros de produção de PVC (empresa Cires) Portalegre é um dos maiores centros produtores de PET (empresa Selenis)

21 Um elevado número de empresas trabalha na transformação de polímeros
Um elevado número de empresas trabalha na transformação de polímeros. Associada a esse setor, uma série de empresas das zonas Norte e Centro do país com particular incidência na região da Marinha Grande, tem-se especializado no fabrico de moldes para polímeros termoplásticos, sendo Portugal hoje em dia um dos líderes de mercado neste setor.

22 Estarreja Sines Marinha Grande Portalegre


Carregar ppt "Plásticos, Vidros e Novos Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google