A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias renováveis em Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias renováveis em Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 Energias renováveis em Portugal
Trabalho realizado por :António Pedro Ribeiro Silva 6ºB nº4

2 « O Mundo está sedento de energia
« O Mundo está sedento de energia. As Nações Unidas estimam que a população mundial atinja os 9,2 mil milhões de pessoas em 2050, contra os actuais 6,7 mil milhões. Um crescimento substancial. São mais 2,5 mil milhões de pessoas. Isto significa que a população mundial vai crescer tanto em 50 anos como nos últimos milhares de anos. Em 1950, existiam apenas 2,5 mil milhões de habitantes na Terra. Mais 2,5 mil milhões de pessoas implica mais alimentos, mais água, mais cidades, mais transportes, mais comunicações. Em suma, mais energia.» António Mexia, Presidente Executivo da EDP

3 O que é a energia ? Com o desenvolvimento da industria em Portugal é cada vez mais importante a utilização de energia . Energia é « a capacidade de gerar trabalho ». É um recurso natural , que não pode ser criado , necessita ser transformado para se poder fazer uso dela . Há várias formas de produzir energia e esta pode ser classificada de acordo com a sua fonte . Dá-se o nome de energia não renovável àquela que vem de fontes esgotáveis, como a que vem da combustão do petróleo, do carvão ou do gás natural . A energia renovável é infinita, e vem da natureza ,como é o caso da eólica (vento) da solar(sol)…

4 Revolução energética em Portugal:
Portugal possui muitos recursos naturais inesgotáveis ( sol , vento, água , o calor no interior da terra )que lhe permitem investir nas energias renováveis e diminuir a importação de energia de outros países fornecedores .

5 O que é a energia renovável ?
É a energia que vem de recursos naturais como o sol, o vento , a chuva , as marés ,o calor e que são inesgotáveis e naturalmente reabastecidos .

6 Tipos de energias renováveis :
Energia solar Energia eólica Energia hidroeléctrica Energia geotérmica

7 Energia solar: Energia obtida através do sol .

8 Energia eólica: Energia obtida através da força do vento .

9 Energia hidroeléctrica:
Energia obtida através da força da água .

10 Energia geotérmica Energia obtida através do calor da terra

11 Vantagens das energias renováveis :
Podem ser consideradas inesgotáveis. O seu impacto ambiental é menor comparando com o provocado pela combustão do petróleo ,carvão e gás natural ,porque estes libertam dióxido de carbono para o meio ambiente e contribuem para o efeito de estufa do planeta , aquecimento global e alterações climáticas . Permite a criação de novos postos de trabalho . Autonomia energética , pois permite a Portugal ser auto-sustentável em termos energéticos diminuindo as importações de energia . É uma alternativa ás energias não renováveis . Tem menos riscos que a energia nuclear .

12 Desvantagens das energias renováveis :
A principal desvantagem é que algumas têm custos elevados . Impactos visuais negativos no meio ambiente. Poluição sonora .

13 Conclusão: Cada vez mais necessitamos de energia e consumimos energia . Como aumentar a energia sem comprometer a vida na Terra? As energias renováveis são uma resposta , representam o futuro , do nosso pais e do mundo. São fontes de energia inesgotáveis e que protegem o meio ambiente. Mesmo assim ,apesar de inesgotáveis a população deve ser sensibilizada para poupar energia, ser consciente na forma como a utiliza, o que ajudará a responder ao aumento da sua procura. Assim podemos concluir que as energias renováveis são o futuro para Portugal e para o mundo .


Carregar ppt "Energias renováveis em Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google