A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO ACADÊMICA EletroEletronica A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável Referência: Geração de energia elétrica. Lineu Belico dos Reis. Prof. Luis S. B. Marques

2 Fontes Básicas As fontes Básicas de energia são: 1. Hidráulica
2. Eólica 3. Fotovoltaica 4. Reações químicas 5. Combustão 6. Fissão nuclear 7. Geotérmicas.

3 Fontes primárias As fontes primárias podem ser classificadas em:
Renováveis Não renováveis

4

5 Fontes Renováveis

6 A energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica foi a principal fonte de energia elétrica no início do século XXI. Essa condição deve ser mantida por muito tempo. Entretanto, a legislação ambiental e o impacto gerado apontam a necessidade de reflexão quando se pensa em ampliação nesse sentido.

7 Matriz energética Brasileira

8 Crescimento da energia eólica

9 Energia e desenvolvimento sustentável
A questão energética possui muita relevância na busca pelo desenvolvimento sustentável. O fornecimento eficiente de energia é condição básica para o crescimento econômico. Vários desastres ecológicos e humanos possuem relação direta com o fornecimento de energia. Exemplo: aquecimento global.

10

11 Energia e meio ambiente
O setor energético produz impactos ambientais em toda sua cadeia de desenvolvimento. A energia tem participação significativa nos principais problemas ambientais da atualidade.

12 Problemas ambientais da atualidade

13 Problemas ambientais da atualidade

14 Problemas ambientais da atualidade
Ácido sulfúrico Ácido nítrico

15 Problemas ambientais da atualidade

16 Problemas ambientais da atualidade
Desflorestamento devido à poluição, urbanização, agricultura, aquecimento global e outros.

17 Soluções energéticas para o desenvolvimento sustentável
A implementação dos controles e ações previstos na convenção do clima, principalmente relacionado com o aquecimento global. Os acordos estabelecidos a partir do protocolo de Kyoto em 1997, implicam em metas de controle para a emissão de gases que produzem o efeito estufa.

18 Metas do protocolo de Kyoto
Países industrializados se comprometeram a reduzir, até 2012, as suas emissões de dióxido de carbono a níveis pelo menos 5% menores do que os que vigoravam em A meta de redução varia de um signatário para outro. Os países da União Européia, por exemplo, têm de cortar as emissões em 8%, enquanto o Japão se comprometeu com uma redução de 5%. Alguns países que têm emissões baixas podem até aumentá-las. A maioria dos cientistas que estudam o clima dizem que as metas instituídas em Kyoto apenas tocam a superfície do problema.

19 Protocolo de Paris O Protocolo de Paris substituiu o protocolo de Kyoto. Trata-se do maior acordo climático do mundo com 190 signatários. O novo acordo será uma espécie de guia de desenvolvimento para o futuro. Ferretti explicou que, por mais que se trate o protocolo como uma discussão ambiental, ele é, na verdade, uma discussão de desenvolvimento, já que vai estabelecer parâmetros para os países signatários seguirem durante as próximas décadas, “até a metade do século, pelo menos”. O intuito é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), “para que, ao final do século, não ultrapasse aquecimento superior a 2 graus Celsius (°C) em relação ao que havia no período pré-industrial”.

20 O Suprimento da energia elétrica
Por definição o suprimento engloba desde a transformação da fonte primária até a interface com cada tipo de consumidor. Geração Transmissão Distribuição

21 Visão global do cenário Brasileiro de Geração de energia Elétrica
Hidrelétrica Termelétrica Eólica Solar Geotérmica Maremotriz Células cobustíveis

22 Energia Hidrelétrica A energia hidrelétrica pode ser gerada através de grandes usinas e usinas de porte menor (PCHs). Apesar do incentivo para implantação de pequenas centrais hidrelétricas, a crescente demanda por energia elétrica pode necessitar que grandes usinas sejam construídas.

23 Geração termelétrica A energia Termelétrica pode ser do tipo não-renovável e renovável. Ilustra-se o tipo não-renovável pelas centrais nucleares, centrais a vapor e as centrais a diesel. Até o presente momento a energia nuclear no Brasil limitou-se às centrais de Angra dos Reis.

24 Usina de Angra dos Reis

25 Geração termelétrica As termelétricas a vapor tem utilizado principalmente óleo combustível e carvão. A geração a Diesel tem sido aplicada principalmente em sistemas isolados no norte do País. O principal problema consiste na manutenção do sistema.

26 Geração termelétrica O combustível com maiores perspectivas de aplicação no Brasil a curto e médio prazo é o Gás Natural. Fatores positivos: Grande oferta; Preços competitivos; Rapidez de implantação de usinas a gás natural.

27 Geração termelétrica Biomassa Renovável
Sua maior aplicação encontra-se na cogeração industrial a partir de resíduos do processo. Apesar de restrita a pequenos aproveitamentos, possui tendência de aumento. Um exemplo é a utilização do bagaço da cana-de-açúcar no setor sucroalcooleiro.

28 Geração termelétrica Biomassa Renovável
Já existe no Brasil projetos (estudos e implementados) de Geração de energia elétrica a partir de resíduos urbanos. É importante salientar que trata-se de um modelo de geração de energia elétrica que se enquadra na filosofia do desenvolvimento sustentável.

29 Energia Eólica Esse tipo de energia tem crescido muito em termos mundiais devido ao custo atrativo. Países como: EUA, Holanda, Alemanha e Suécia possuem grande fazendas eólicas. No Brasil existe parques eólicos de pequeno porte em funcionamento no Rio Grande do Sul, Paraná, litoral do Ceará e outros.

30 Energia Eólica litoral do Ceará

31 Energia Eólica Usina energia eólica COPEL

32 Energia Eólica Parque eólico de Osório-RS

33

34

35

36 Energia Solar A utilização da energia solar para geração de eletricidade pode se dar de duas formas: Painéis fotovoltaicos. Calor para gerar vapor. Dentre as duas formas, a geração fotovoltaica tem crescido tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.

37 Energia Solar Seu custo ainda é elevado. Entretanto, com o aumento da escala na utilização desses sistemas e com o avanço tecnológico, pode-se afirmar que essa forma de energia é economicamente competitiva.

38 Energia Solar A maior usina solar do Brasil está localizada em Tubarão, no sul de Santa Catarina. Hoje, a energia gerada pelos painéis do projeto Cidade Azul, em uma área de 10 hectares às margens da BR-101, já é utilizada por qualquer consumidor da rede de energia do país. Com capacidade máxima de 3 MWp, o empreendimento da Tractebel Energia pode abastecer 2,5 mil residências por ano. Além de ser a maior usina fotovoltaica do País, ou seja, que gera energia por meio de paineis solares, o projeto faz parte de um investimento de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

39 Energia geotérmica e maremotriz
A geração de energia geotérmica e maremotriz não aparentam ser atrativas a médio prazo devido ao elevado custo e a baixa disponibilidade.

40 Células combustíveis As células combustíveis que são baseadas na tecnologia do hidrogênio poderão ser tornar atrativas a médio ou longo prazo, dependendo da evolução dos custos.


Carregar ppt "A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google