A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015

2 ENERGIA É a capacidade de produzir algum tipo de trabalho ou pôr algo em movimento. A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no Universo.

3 Lei da Conservação de energia A Lei de Conservação de Energia em Física descreve que a energia pode ser convertida ou transformada, mas não pode ser destruído. A perda de energia devido a uma reação química em um sistema normalmente é executado pela liberação no meio ambiente, talvez através do formulário de luz ou calor.

4 Energia Química O que é? É uma energia baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas, presente na matéria que forma tudo que esta à nossa a volta, inclusive o nosso corpo. Ou seja, é a energia que nos mantém vivos.

5 Energia Química Uso de energia química Aplicação da energia química Energia química no cotidiano Energia química Humana Energia química na Respiração Energia química dos motores Energia química da bateria (pilhas)

6 Uso de Energia Química O uso de energia química é visto praticamente em tudo que nos cerca, ou seja, a comida, o ar puro, o transporte de veículos, e também os dispositivos alimentados por bateria. É um formato de energia gerado através de uma reação química que produz as cargas elétricas.

7 Aplicação da Energia Química Na atualidade, a energia química permite a mobilização dos automóveis, navios, aviões e de qualquer outra máquina.

8 Energia Química no cotidiano Petróleo, gas natural e carvão. Alimentos; Madeira e hulha; Biomassas Bicombustíveis; Impactos ambientais de combustíveis fósseis; Energia nuclear; Lixo atômico. Seres vivos; as pilhas; as baterias motores, entre outros.

9 Energia Química Humana O Corpo humano, os chakras, as linhas de meridiano de energia e a AURA: a “árvore da vida”… A forma mais básica que o corpo humano utiliza para gerar esta energia é a quebra de cadeias de moléculas em meio a processos celulares. No momento em que as moléculas são quebradas os átomos se liberam, liberando assim energia atômica. Bioeletromagnetismo

10 Energia química na Respiração: São armazenada em nosso corpo provenientes dos alimentos que ingerimos é convertida em energia para a manutenção da vida. Hábitos até inconscientes, como respirar ou nos alimentar, têm o fenômeno da energia química envolvida. A alimentação acontece para obter energia, para abastecer o corpo nas atividades que exercemos e para seu bom funcionamento dele. RESPIRAÇÃO Exercício físico/ movimento

11 Energia química dos motores a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. Uma vez que os combustíveis são queimados produzem violentas reações químicas que geram trabalho ou movimento de maneira instantânea e brusca no caso da gasolina dentro dos cilindros dos motores; as misturas de gases inflamadas se dilatam e em apenas um instante sua energia se comunica com os pistões do motor.

12 Energia química da bateria (pilhas) As baterias são dispositivos que se aplicam ao uso de várias substâncias químicas que reagem entre si para produzir energia elétrica. Como o zinco é mais reativo que o cobre, ele tem a tendência de doar elétrons para o cobre. Assim, se ligarmos esses dois eletrodos por meio de um fio condutor externo, ocorrerá a transferência dos elétrons e conseqüentemente a passagem de corrente elétrica. Funcionamento :baseia -se em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxidorredução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.

13 Conclusões Conclui-se de forma geral que a energia é imprescindível para a vida, bem como para o desenvolvimento socioeconômico a nivel mundial. Sabe-se que existem vários tipos de energia, todas provenientes dá matéria, mas cada tipo de energia é utilizado de acordo com o que cada país tem. Devemos então optar por novas fontes de energia limpas, pois ainda existem muitas fontes prejudiciais ao planeta.

14 Referências http://fontesdeenergiadomundo.blogspot.com.br/2013/04/conclusao _30.html; http://fontesdeenergiadomundo.blogspot.com.br/2013/04/conclusao _30.html http://www.culturamix.com/cultura/ciencia/o-que-e-o-uso-de-energia- quimica; http://www.culturamix.com/cultura/ciencia/o-que-e-o-uso-de-energia- quimica https://valdir1000.files.wordpress.com/2009/06/01-energia1. https://valdir1000.files.wordpress.com/2009/06/01-energia1 www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/255.pps. www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/255.pps LIVRO: Energia e Meio Ambiente de Roger A. Hinrichs, Merlin Kleinbach e Lineu Belico dos Reis – Disponivel : http://www.cengage.com.br/ls/energia-e-meio-ambiente- traducao-da-4a-ed-norte-americana/#sthash.Y3v9PL7d.dpuf

15 FIM OBRIGADO A TODOS!


Carregar ppt "ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google