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Professor: Guilherme Vieira

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Apresentação em tema: "Professor: Guilherme Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Guilherme Vieira
CIÊNCIAS Turma: 7º ano Professor: Guilherme Vieira

2 Módulo 3: Os primeiros eucariontes
Capítulo 9: Reino Protista

3 giárdia clorófita plasmódio tripanossomo paramecium diatomáceas

4 Características: Seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofas ou heterótrofas. Maioria microscópica. Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes (algumas espécies não possuem nenhuma estrutura locomotora). Possuem mitocôndrias no citoplasma.

5 Divisão PROTISTA

6 Algas

7 Características das Algas
São organismos autótrofos fotossintetizantes. Podem ser unicelulares ou multicelulares, cujo corpo é denominado talo. Vivem no mar, em lagos, em rios ou em superfícies úmidas. Responsável pela produção da maior parte de oxigênio disponível na atmosfera. Características das Algas

8 Características das Algas
Possuem pigmento verde (clorofila), mas algumas espécies apresentam outros pigmentos, e são esses que determinarão qual será a cor dos indivíduos, podendo ser vermelhos ou dourados, entre outras cores. Reprodução: maioria assexuada; minoria sexuada. Tamanho variável, algas muito pequenas formadas por apenas uma célula (microscópicas) “fitoplâncton” . Outras, entretanto, são pluricelulares e alcançam dezenas de metros de comprimento. Características das Algas

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10

11 As algas são seres vivos essenciais para o equilíbrio de diversos ambientes aquáticos, como são autotróficas estão classificadas como seres produtores nas cadeias alimentares, servindo de alimentos aos consumidores.

12 Atividade 1 da Página 10

13 Diversidade e classificação das Algas

14 Pertencem ao filo Bacillariophyta são organismos unicelulares ou coloniais, formam os  fitoplâncton.
As diatomáceas são eucarióticas, possuem como pigmento a clorofila  A maioria das espécies ocorre no ambiente marinho. Também existem espécies de água doce e de ambientes terrestres úmidos. As colorações predominantes são marrom-amareladas, verde-amareladas ou marrom-escuras. A parede celular é chamada de frústula , A composição da parede é de sílica, que dá resistência. Reprodução assexuada por bipartição Quando as diatomáceas morrem, as frústulas são depositadas no fundo dos lagos ou mares, pois são muito resistentes (formadas por sílica). Elas se compactam formando camadas originando rochas sedimentares conhecidas como diatomito. 1- Diatomáceas

15 1- Diatomáceas

16 Pertencem ao filo Euglenophyta, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um ou dois flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada. Possui predominantemente o pigmento verde da clorofila, apresenta coloração verde. Ela se reproduz assexuadamente por bipartição, dependendo a concentração desses microrganismos a água pode ter sua coloração esverdeada. Realizam fotossíntese na presença da luz, mas uma curiosidade: na ausência da luz essas algas conseguem ingerir nutrientes do meio onde se encontram, comportando como seres heterótrofos. 2-Euglenas

17 2- Euglenas

18 Pertencem ao filo Dinophyta, a maioria dessas algas é encontrada em água salgada e apenas algumas espécies vivem em água doce. Flutuam na água e fazem parte também do fitoplâncton. Possuem dois flagelos, que fazem a célula rodar como um peão ao se locomover. Apresentam uma parede celular grossa. Reproduzem assexuadamente por bipartição. Algumas espécies possuem pigmento vermelho além da clorofila, essas são chamadas de pirrófitas e são responsáveis por um fenômeno conhecido como maré vermelha. Alguns vivem associados aos corais, realizando o mutualismo, as algas realizam fotossíntese e fornece nutrientes aos corais, enquanto os corais fornece abrigo e nutrientes minerais as algas. Essas espécies são chamadas de zooxantela. As espécies Noctiluca, são bioluminescentes, emitem luz por meio das reações químicas. 3- Dinoflagelados

19 3- Dinoflagelados

20 Pertencem ao filo Chlorophyta, podem ser uni ou pluricelulares, a maioria das suas espécies vivem em ambientes aquáticos como os mares e a água doce, outras espécies podem viver também em ambientes terrestres úmidos. Reprodução pode ser assexuada ou sexuada, dependendo da sua espécie. Possuem parede celular formada por celulose. Possuem o pigmento clorofila, são conhecidas como algas verdes. As pluricelulares possuem talos. A algas que vivem no ambiente terrestre úmido se juntam aos fungos formando os liquens. 4- Clorófitas

21 4- Clorófitas

22 5 - Feófitas Pertencem ao filo Phaeophyta.
Vivem quase exclusivamente no mar. Podem ser pequenas, com alguns centímetros ou grandes com metros de comprimento. Reprodução pode ser sexuada ou assexuada, dependendo da espécie. Possuem outros pigmentos além da clorofila, sua coloração varia entre o marrom-escuro e o verde-amarelado, são chamadas de algas pardas. Kelps, a maior alga conhecida chegando a 100 m de comprimento, formando grandes florestas subaquáticas. No Brasil, as mais conhecidas são a Padina e o Sargassum ou sargaço. 5 - Feófitas

23 5 - Feófitas

24 6 – Rodófitas Pertencem ao filo Rhodophyta. Maioria pluricelulares.
Podem ser micro e macroscópicas. Vivem principalmente em água salgada, outras em água doce. Possuem celulose. Reprodução assexuada e sexuada, dependendo da espécie. Chamadas de algas vermelhas. Possuem grande quantidade de pigmento vermelho. Devido a esse pigmento conseguem absorver maiores quantidade de raios solares nos fundos dos oceanos em relação as outras algas, por isso conseguem viver em águas mais profundas. 6 – Rodófitas

25 6 – Rodófitas

26 Atividade 2 e desafio da Página 15

27 As algas e os Desequilíbrios Ambientais 1- Despigmentação
Devido à poluição das águas, as algas podem sofrer despigmentação, isto é, a clorofila que possuem é degradada. Dessa forma, as algas não conseguem realizar fotossíntese e produzir p seu próprio alimento e acabam morrendo. Como elas são seres produtores nas cadeias alimentares da qual fazem parte, causarão um grande desequilíbrio, pois os consumidores primários que se alimentam exclusivamente delas não terão mais alimento e morrerão, reduzindo a quantidade de alimento para os consumidores secundários, e assim por diante. As algas e os Desequilíbrios Ambientais Despigmentação

28 2- Eutrofização Fenômeno no qual o ambiente aquático caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos. Este fenômeno é resultante da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam-se na superfície. Desse modo, cria-se uma camada espessa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impedem a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nas camadas mais profundas, o que ocasiona a morte das algas, a proliferação de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos.

29 3- Maré vermelha Maré vermelha é um fenômeno que acontece em todos os mares do planeta, e é caracterizado pelo excesso do aparecimento de algas. Parte do fito plâncton, base da cadeia alimentar aquática, as algas microscópicas aumentam em grandes proporções, fazendo com que o fenômeno aconteça. A floração, como é chamado esse aumento excessivo das algas, vem acompanhado da liberação de substâncias tóxicas que podem ocasionar a morte de animais aquáticos, além da intoxicação de pessoas que se alimentem de animais contaminados. O fenômeno é chamado de maré vermelha devido à coloração das algas que aparecem em maior quantidade nesse tipo de floração – marrons e vermelhas – que acabam por alterar a coloração das águas também. Quando acontece a maré vermelha, é possível a visualização de manchas avermelhadas nas águas.

30 A utilização das algas pelo seres humanos
Importantes para o ecossistema; Construção civil; Alimentação: iogurtes, sorvetes, gelatinas, alface do mar, nori; Cosméticos; Adubo; Creme dental; Medicamentos fitoterápicos; Tintas.

31 Atividades Página 10 (nº 1); Página 15 ( nº 2 e desafio);
Página 17 (Questão invertida); Página 18 ( nº 3); Página 18 a 20 ( 1 a 8); Página 21 (leitura do texto complementar). Atividades


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