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VBA.

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Apresentação em tema: "VBA."— Transcrição da apresentação:

1 VBA

2 Introdução ao VBA - Excel
VB ou Visual Basic – Os elementos de um programa em VB, são armazenados em arquivos distintos e tornam possível gerar um arquivo executável (.EXE), o aplicativo pode ser rodado diretamente no Windows, como um programa qualquer escrito para esse sistema operacional. VBA ou Visual Basic for Applications – Implementação do VB presente nos programas do MS/Office. Em VBA não é possível gerar o executável, pois o aplicativo permanece inserido no programa em que foi escrito, dependendo do mesmo para ser executado. As linguagens para VB e VBA não são iguais, em VBA, o formulário é simplificado, contendo apenas o essencial e a linguagem VBA é orientada à aplicação utilizada.

3 Ou Seja : As estruturas lógicas, estruturas de decisão e repetição e até algumas funções e procedimentos são iguais, mas a sub rotina do código é estruturada de forma diferente. Por esse motivo um código criado em VBA não roda no editor VB, a principal diferença pode ser notada através dos locais que recebem os dados e aplicam os resultados, no VBA células são usadas como input box ou text box, esse simples fato muda referências no código e sua estruturação.

4 Vantagens : - Poupar tempo, substituindo o teclado e mouse em ações. - Reduzir erros e realizar validação de dados de forma mais eficiente. - Padronizar rotinas de trabalho. - Possibilidade de integração do Excel com outros programas com suporte VBA. - Realizar cálculos mais complexos e solucionar problemas de cálculo no Excel.

5 Tela Inicial VB

6 Exibir Project Explorer CTRL + R
Configurar Tela VBA Exibir Project Explorer CTRL + R

7 Exibir Barra de Ferramentas Padrão

8 Exibir Janela de Verificação Imediata CTRL + G

9 Exibir Janela de Propriedades F4

10 Exibir Código F7

11 Inserir Formulário

12 Mensagem de Informação Controles de Formulário
Excel VBA Procedimento SubRotina Evento Declarações Expressões Argumentos Objeto Coleções Propriedade Método Function Estrutura Básica VBA Operadores Aritméticos Comparação Lógicos Concatenação Caixas de Diálogo Inputbox msgbox Mensagem de Informação Mensagem de Decisão UserForm Controles de Formulário Variáveis

13 Procedimento Sub Rotina
Sub Rotina e Macro são duas denominações para a mesma execução. A Sub Rotina é inserida no módulo de código e possibilita estruturar funções e procedimentos. Todas as ações devem estar dentro da Sub Rotina.

14 Procedimento Function Function <Nome da função> (<Parâmetro1> As <Tipo>,...) As <tipo> ... <Nome da Função> = <Valor/Expressão> End Function Funções são rotinas, iniciadas pela palavra chave Function e terminadas por End Function, todas as funções utilizadas pelo Excel são deste tipo de rotina, a função é identificada pelo Nome, Número e Tipo de Parâmetros fornecidos e tem como objetivo executar um conjunto de instruções para produzir um resultado final.

15 Eventos Para um procedimento ser executado, um evento deve acontecer, ou seja é a causa da ação ou método. Exemplos de Eventos: Click DblClick BeforeRightClick Initialize Enter

16 Objetos Um objeto representa um elemento de um aplicativo, como uma planilha, uma célula, um gráfico, um formulário ou um relatório. No código do Visual Basic, você deve identificar um objeto antes de poder aplicar um dos métodos do objeto ou alterar o valor de uma das suas propriedades. Exemplos de Objetos: Workbook <Pasta de Trabalho> Worksheet <Planílha> Range <Seleção>

17 Propriedades Propriedades são características de um objeto, várias propriedades podem coexistir no mesmo objeto. Exemplos de Propriedades: .Font .Color .Count Objeto.Propriedade <Entrando com um valor na célula> ActiveCell.Value = 5 Após selecionar a célula e rodar a macro o valor 5 será escrito.

18 Método é um termo que representa uma ação a ser imposta à um objeto.
Métodos Método é um termo que representa uma ação a ser imposta à um objeto. Exemplos de Métodos: .Select .Clear .Show Objeto.Método <Copiando o conteúdo de uma célula> ActiveCell.Copy Após selecionar a célula e rodar a macro o seu conteúdo é copiado.

19 Todo valor deve ser declarado como variável.
Variáveis Uma Variável é um local na memória do computador reservado para armazenar um ou mais valores, como esses valores variam durante a execução do código, são chamados de variáveis. Cada variável é referenciada por um nome que deve iniciar por uma letra e possuir até 255 caracteres. Variável Local : é válida apenas para o procedimento onde foi declarada. Variável Global: é válida para todo o módulo, deve ser declarada antes da rotina. Todo valor deve ser declarado como variável. Exemplo: Para utilizar um valor para média, declaramos: Dim Média as Double

20 Tipo Alocação Valor Boolean 2 bytes Byte 1 byte Currency 8 bytes Date
True ou False Byte 1 byte De 0 a 255 Currency 8 bytes De ,5808 até ,5807 Date De 01/01/100 até 31/12/9999 Decimal 12 bytes +/ Definido Usuário Varia Double De -1, E308 a -4, E-324 para Negativo e 1, E308 para Positivo. Integer De a Long 4 bytes De a Object Referência ao objeto Single De -3,402823E38 a -1,401298E-45 para Negativos e 1,401298E-45 a 3,402823E38 para Positivos String 10 bytes De 1 a 2 bilhões de caracteres Variant Numérica 16 bytes De -1, E308 a -4,94066E324 para Negativos e 4,94066E324 a 1, E308 para Positivos Variant Texto 22 bytes De 0 a 2 bilhões de caracteres

21 Operadores Aritméticos
Descrição + Adição - Subtração * Multiplicação / Divisão \ Divisão Inteira ^ Exponenciação Mod Retorna o resto da divisão

22 Operadores de Comparação
Descrição = Igual a > Maior que < Menor que <> Diferente de >= Maior ou igual a <= Menor ou igual a Is É – compara duas variáveis Like Como – Compara sequência de caracteres

23 Operadores Lógicos Operador Descrição And Or Not Eqv Imp Xor
E – Acrescenta condições ao teste lógico. Deve respeitar todas as condições para retornar verdadeiro, caso contrário retorna Falso. Or OU – Acrescenta condições ao teste lógico. Deve respeitar pelo menos uma condição para retornar Verdadeiro, caso contrário retorna Falso. Not NÃO – Gera uma negação lógica Eqv Realiza uma equivalência lógica. Retorna Verdadeiro se as duas expressões forem verdadeiras ou falsas, caso contrário retorna Falso. Imp Realiza uma implicação lógica. Xor Realiza uma exclusão lógica. Retorna Verdadeiro se apenas uma expressão for verdadeira, caso contrário retorna Falso.

24 Operadores de Concatenação
& +

25 Precedência entre Operadores
Definição ^ Exponenciação - Negação * / Multiplicação e Divisão \ Divisão Inteira Mod Resto da Divisão + - Adição e Subtração & Concatenação = > < <> >= <= Is Like Comparação And Or Not Eqv Imp Xor Lógicos

26 Caixas de Diálogo Possibilitam a comunicação com o usuário, exibição de mensagens e auxílio a validação de dados.

27 Input Box Inputbox(Prompt, Title, Default, Xpos, Ypos, Helpfile, Context) Prompt: Texto da Mensagem <obrigatório> Title: Título da Caixa <opcional> Default: Texto exibido quando a caixa é carregada Xpos: Posição Horizontal da Caixa Ypos: Posição Vertical da Caixa Helpfile: Identifica o arquivo de ajuda Context: Nº de identificação do Contexto do Tópico de Ajuda em Helpfile Tipo: Especifica o tipo de argumento retornado, se omitido retorna texto.

28 Especificação do Tipo - InputBox
Valor Significado Uma Fórmula 1 Um Número 2 Texto ( uma seqüencia ) 4 Um Valor Lógico ( True or False) 8 Uma referência a células, como um objeto Range 16 Um valor de Erro, como #N/D 64 Uma Matriz de Valores

29 Msg Box Inputbox(Prompt, Title, Default, Xpos, Ypos, Helpfile, Context) Prompt: Texto do corpo mensagem <obrigatório> Buttons: Botões que serão exibidos <opcional> Title: Título Helpfile: Identifica o arquivo de ajuda, quando houver Context: Nº de identificação do Contexto do Tópico de Ajuda em Helpfile

30 Definições do Argumento Buttons - MsgBox

31 Mensagem de Informação
Mensagem de Decisão

32 Estruturas de Decisão If ... Then Se... Então Faça
If <condição/teste> Then Comando 1 Comando 2 ... Comando n End If Executa determinados comandos, caso uma condição seja verdadeira.

33 Se... Então... Faça Senão Faça
Estruturas de Decisão If ... Then... Else Se... Então... Faça Senão Faça If <condição/teste> Then Comando 1 Comando 2 ... Comando n Else End If Caso a condição seja verdadeira, executa um comando, caso falsa outro.

34 Se...Então...Faça Senão...Faça Ou Então... Faça
Estruturas de Decisão If... Then... ElseIf... Else Se...Então...Faça Senão...Faça Ou Então... Faça If <condição/teste> Then Comando 1 Comando 2 ... Comando n ElseIf <condição 2> ElseIf<condição 3> ElseIf<condição n> Else<caso nenhum anterior seja verdadeiro> End If Trabalha com diversas possibilidades, testa uma condição e em caso de Verdadeiro, executa um comando, em caso de Falso realiza o próximo teste lógico.

35 Permite testar um número ilimitado de possibilidades.
Estruturas de Decisão Select Case Selecionar caso Select Case (Dim) Caso 1 Caso2 ... Caso n End Select Permite testar um número ilimitado de possibilidades.

36 Esta Estrutura pode ser utilizada para repetir um trecho de código
Estruturas de Repetição Do... Loop Esta Estrutura pode ser utilizada para repetir um trecho de código Enquanto uma determinada condição for verdadeira, ou até que uma determinada condição torne-se verdadeira, pode-se usar dois operadores condicionais: While (enquanto) Until (até)

37 Estruturas de Repetição
Do While... Loop Faça Enquanto... (a condição for verdadeira) Do While<condição/teste> Comando 1 Comando 2 ... Comando n Loop Enquanto a condição for verdadeira, o código dentro do laço é executado. Quando a condição tornar-se falsa, o primeiro comando após o final do laço será executado. Quando falsa na primeira vez, o laço não será executado nenhuma vez.

38 Estruturas de Repetição
Do <condição/teste> Comando 1 Comando 2 ... Comando n Loop While Do... Loop While Faça até que... (A condição seja verdadeira) Nesta estrutura, enquanto a condição for verdadeira, o código dentro do laço é executado, quando tornar-se falsa, o primeiro comando após o final do laço será executado. Se a condição for falsa já na primeira vez, o laço será executado apenas 1 vez. Se continuar retornando verdadeiro, o loop será infinito.

39 Do Until<condição/teste> Faça até... (a condição ser verdadeira)
Estruturas de Repetição Do Until<condição/teste> Comando 1 Comando 2 ... Comando n Loop Do Until... Loop Faça até... (a condição ser verdadeira) O código dentro do laço é executado enquanto a condição for Falsa, quando retorna Verdadeiro, a execução da estrutura é abandonada e o primeiro comando após o laço é executado. Caso seja Verdadeira na primeira vez, o laço não será executado nenhuma vez.

40 Estruturas de Repetição
Do Comando 1 Comando 2 ... Comando n Loop Until <condição/teste> Estruturas de Repetição Do... Loop Until Nesta estrutura, o teste fica no final do laço, as instruções dentro do laço são executadas pelo menos uma vez, e enquanto a condição for falsa o laço continua sendo executado. Quando a condição for verdadeira, o primeiro comando após o final do laço será executado. Caso seja verdadeira na primeira vez, o laço será executado uma única vez.

41 Estruturas de Repetição
For contador=início to fim incremento Comando 1 Comando2 ... Comando n Next For... Next Para... De... Até... Passo... Faça No início, a variável contador tem o valor definido, em cada passagem do laço, a variável contador é incrementada pelo valor definido em incremento, caso não seja definido, será utilizado o padrão 1.

42 Estruturas de Repetição
For Each Elemento in Grupo Comando 1 Comando2 ... Comando n Next For Each... Next Para Cada...Faça Nesta Estrutura, o grupo de instruções é executado uma vez para cada elemento do grupo.Quando não houver mais elementos no grupo, o processo de execução sai do laço e continua com a próxima linha de código após a instrução next.


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