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Síntese diagnóstico Poupatempo

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Apresentação em tema: "Síntese diagnóstico Poupatempo"— Transcrição da apresentação:

1 Síntese diagnóstico Poupatempo
Sociologia Aplicada à Administração – 2017 Profa. Dra. Valquíria Padilha FEARP/USP

2 Trabalhadores entrevistados
Março de 2017: elaboração da entrevista em sala de aula Abril de 2017: visitas dos grupos ao Poupatempo para realização das entrevistas 10 grupos de 5 alunos Visitas previamente agendadas sob coordenação do Sr. José Wilson, Gerente do Poupatempo de Ribeirão Preto Trabalhadores entrevistados: 20 Homens: 8 Mulheres: 12

3 Categorias analisadas
Organização do trabalho Relações de trabalho Carga de trabalho Ritmo de trabalho Jornada de trabalho Salários Formas de contrato Rotatividade Formas de controle do trabalho Equilíbrio trabalho-vida privada Saúde física e psíquica

4 Pontos positivos Liberdade para dar sugestões Igualdade de gênero
Maioria relatou boa relação com colegas e superiores Clima organizacional amigável favorece a cooperação O trabalho desempenhado é reconhecido pelos cidadãos Não levam trabalho para fazer em casa

5 Pontos positivos Maioria dos efetivos relatou valorização do trabalho pela família, em virtude de ser um emprego público O volume de trabalho é adequado para a carga horária Liberdade para escolher folgas e férias Maioria pensa que o salário é compatível com a função Estabilidade no emprego (para os efetivos)

6 Pontos a melhorar Unanimidade: não há plano de carreira = desmotivação
Diferença entre salários de efetivos e terceirizados incomoda maioria Confusão e alguma injustiça no banco de horas/ sistema de horas extras Faltam feedbacks formais aos funcionários pelos superiores

7 Pontos a melhorar Alguns funcionários sentem-se entediados com tarefas repetitivas há anos Alguns reclamaram da rigidez em relação aos atrasos Valor do vale alimentação é baixo demais (insuficiente para comer no shopping) Queixas em relação à ergonomia: mobiliário, luminosidade, altura do computador.

8 Pontos a melhorar Alguns funcionários desconhecem o organograma: não sabem quem são seus superiores e a quem devem se reportar Maioria reclamou por ter que pagar as pontes de feriados Apesar da liberdade para dar sugestões, existem algumas queixas de que sugestões não são atendidas Alguns casos de LER/ DORT (Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)

9 Pontos a melhorar Metas imprecisas, com o desconhecimento do seu propósito Ter que trabalhar aos sábados é uma queixa geral Houve reclamação de abuso de poder de supervisor (punições injustas e sem clareza da falha cometida) Terceirizados: renovação anual dos contratos não permite que tirem férias nunca. Como são feitos os contratos com as empresas terceiras?

10 SUGESTÕES Não há plano de carreira = desmotivação PROBLEMA SUGESTÃO
Implantar um sistema de progressão na carreira: Criar um PDC (Plano de Carreira) ou Contratar uma consultoria externa que possa identificar sugestões dos próprios funcionários para resolver tal questão

11 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Diferença entre salários de efetivos e terceirizados incomodam maioria Não há solução enquanto houver trabalho terceirizado no Poupatempo

12 Confusão e alguma injustiça no banco de horas/ sistema de horas extras
SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Confusão e alguma injustiça no banco de horas/ sistema de horas extras - Redimensionar a carga de trabalho (na jornada normal) para reduzir necessidade de horas extras - Deixar claras, para todos, as regras sobre como funcionam as Horas Extras (e o Banco de Horas) no Poupatempo.

13 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Alguns funcionários sentem-se entediados com tarefas repetitivas Fazer um estudo de viabilidade de rotatividade de funcionários em diferentes áreas e trabalhos (desvio de função?)

14 SUGESTÕES Ninguém gosta de trabalhar aos sábados PROBLEMA SUGESTÃO
- Já que não é possível deixar de atendar o público aos sábados, minimizar o impacto dando abertura para que os funcionários escolham em que sábado trabalhar. - Oferecer café da manhã motivacional aos sábados.

15 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Maioria reclamou por ter que pagar pelas folgas que tiram nas pontes de feriados e por saber de última hora se vão ou não trabalhar nas pontes Uma das possíveis sugestões é fazer uma previsão e divulgação antecipada das pontes de feriado no ano planejando a dissolução das mesmas, não descontando do banco de horas, com pagamento diário na jornada (ex. 8 minutos de trabalho a mais por dia).

16 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Valor do vale refeição é baixo demais (insuficiente para comer no shopping) Verificar o que está determinado no Acordo Coletivo das categorias. Fazer convênios específicos com os restaurantes do Shopping

17 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Alguns funcionários desconhecem o organograma: não sabem quem são seus superiores e a quem devem se reportar - Afixar o organograma em locais de acesso dos funcionários. - Enviar organograma para os funcionários por profissional. - Apresentar o organograma a todas as áreas de tempo em tempo, presencialmente.

18 SUGESTÕES Sistema impreciso (confuso) de metas PROBLEMA SUGESTÃO
- Deixar claros quais os critérios do ranking estadual de metas. - Esclarecer como as metas internas do setor contribuem para atingir as metas gerais.

19 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Alguns reclamaram de abuso de poder de supervisor (punições injustas e sem clareza da falha cometida) Fazer treinamentos periódicos com todos os que ocupam cargos de liderança (sobre gestão sem assédio e sobre sistema justo de punição e premiação) Estabelecer um padrão de comportamento para todos os supervisores e líderes Aprimorar o sistema de avaliação de gestores pelos subordinados

20 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Queixas em relação à ergonomia: mobiliário, luminosidade, altura do computador. - Fazer uma avaliação especializada de ergonomia (mobiliário, iluminação etc) e corrigir as falhas eventuais.

21 SUGESTÕES Faltam feedbacks formais aos funcionários pelos superiores
PROBLEMA SUGESTÃO Faltam feedbacks formais aos funcionários pelos superiores Cabe aos supervisores e líderes de cada área fazerem reuniões periódicas com sua equipe para dar feedback de avaliações dos processos de trabalho.

22 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Alguns casos de LER/ DORT (Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) Implantar ginástica laboral no trabalho (início e fim do expediente) Rotatividade de atividades ao longo da semana sempre que for possível (diversificar tarefas)

23 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO Terceirizados: renovação anual dos contratos não permite que tirem férias nunca? - Esclarecimento sobre as formas de contrato e renovação de contrato com empresas terceiras

24 Agradecimentos Agradecemos ao Sr. José Wilson por ter nos acolhido no Poupatempo a fim de realizarmos o diagnóstico da organização do trabalho para a disciplina Sociologia Aplicada à Administração. O relatório final, completo e detalhado, será enviado em julho.


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