A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO

2 Mensagem João 4.1-9

3 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

4 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água.
Disse-lhe Jesus: - Dá-me de beber. 8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

5 Mensagem 20 . 1 - Divindade (1.1-9) 2 - Encarnação (1.10-14)
– Revelações sobre Jesus 1 - Divindade (1.1-9) 2 - Encarnação ( ) 3 - Revelação da graça ( ) 4 - Superior ao profeta João ( ) 5 - O cordeiro de Deus prometido ( ) 6 - Filho de Deus ( ) 7- Messias, o ungido ( ) 8 - Maior do que todas as coisas ( )

6 Mensagem 20 . 1 – Crer porque Ele pode resolver problemas (2.1-12)
– Revelações sobre Jesus – Razões não genuínas para se crer em Jesus – confrontando nossas expectativas. 1 – Crer porque Ele pode resolver problemas (2.1-12) 2 – Crer porque Ele pode evitar perseguição ( ) 3 – Crer se Ele corresponder à sua fé ( ) 4 – Conclusão: Jesus é aquele que avalia a fé ( )

7 1 – É uma ação graciosa de Deus (3.1-3)
Mensagem – Revelações sobre Jesus – Razões não genuínas para se crer em Jesus – confrontando nossas expectativas. – Construção de uma fé genuína. 1 – É uma ação graciosa de Deus (3.1-3) 2 – Regenera: É a manifestação da vida de Deus (3.4-8) 3 – É um milagre que causa perplexidade (3.9-15) 4 – Leva a humildade para exaltar um Deus tão amoroso ( )

8 1 – Uma fé genuína constrói-se sob a centralidade de Cristo (3.22-30)
Mensagem – Revelações sobre Jesus – Razões não genuínas para se crer em Jesus – confrontando nossas expectativas. – Construção de uma fé genuína. – Testemunhos de fé. 1 – Uma fé genuína constrói-se sob a centralidade de Cristo ( ) 2 – Uma fé genuína constrói-se sob a descentralidade do homem ( )

9 Mensagem – O que a Fé Centrada em Cristo produz nos seus discípulos. [ Fé centrada em Cristo produz grande compaixão no coração dos seus discípulos!]

10 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

11 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

12 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. A – Amor pelas pessoas. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

13 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação. E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. A – Amor pelas pessoas. Os fariseus Os discípulos de João 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

14 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Purificação no Templo – 2.18 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Que sinal nos mostras, para fazeres estas coisas? 1 – Produz grande compaixão Mensagem Sinais messiânicos – 2.23 Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; I – Saída da Judéia. Fé de Nicodemos – 3.1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Fé de João Batista – 3.30 Convém que ele cresça e que eu diminua. A – Amor pelas pessoas. Os fariseus Os discípulos de João 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

15 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. A – Amor pelas pessoas. Os fariseus IMATURIDADE Os discípulos de João 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

16 Pregar o evangelho é falar! Devemos pregar sempre!
1 – Produz grande compaixão Mensagem Pregar o evangelho é falar! Devemos pregar sempre! O evangelho provoca. As vezes é preciso parar de provocar por amor aos imaturos. “Algumas vezes as pessoas conhecerão cristo por nossas palavras, mas sempre o conhecerão pela nossa bondade”. Testemunhar do evangelho é vivê-lo demonstrando compaixão. Isto não devemos parar nunca. I – Saída da Judéia. A – Amor pelas pessoas. B – O amor o levou a parar. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

17 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

18 Transjordânia 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. Transjordânia Caminho longo Terras gentias 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

19 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. B – Provocou a ida por Samaria. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

20 Foi necessário. Tinha que...
1 – Produz grande compaixão Mensagem Samaria. Capital do Reino do Norte. Durante o cativeiro Assírico se misturaram com estrangeiros. Após o exílio os Judeus trataram os samaritanos como: - Rebeldes políticos - Mestiços – meio judeu - Falsos diante da religião (macularam) 400 a.C. levantaram o próprio templo (Mt Gerizin) Aceitavam apenas a Torah e recusavam os demais livros Negavam Jerusalém e adoravam no Mt Gerizin I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. B – Provocou a ida por Samaria. Foi necessário. Tinha que... 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

21 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. B – Provocou a ida por Samaria. C – Provocou o lugar. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

22 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. B – Provocou a ida por Samaria. C – Provocou o lugar. D – Provocou o ambiente. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

23 “Por amor àqueles que não iriam ouvir, Jesus parou de provocar.”
1 – Produz grande compaixão Mensagem “Ao invés de criticar o que há de diferente lá fora, saia lá fora e faça a diferença.” “Por amor àqueles que não iriam ouvir, Jesus parou de provocar.” “Por amor àqueles que precisavam ouvir, Jesus partiu para provocar.” I – Saída da Judéia. II – Partida para a Galiléia. A – Samaria. B – Provocou a ida por Samaria. C – Provocou o lugar. D – Provocou o ambiente. E – Provocou a hora. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

24 Mensagem – O que a Fé Centrada em Cristo produz nos seus discípulos. [ Fé centrada em Cristo produz grande compaixão no coração dos seus discípulos!]

25 [ Fé centrada em Cristo produz preceitos que quebram preconceitos!]
Mensagem – O que a Fé Centrada em Cristo produz nos seus discípulos. [ Fé centrada em Cristo produz preceitos que quebram preconceitos!]

26 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

27 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. 27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? A – Ele falou ativamente com a mulher. B – Fez um pedido a ela. C – Dialogou com ela. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

28 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. A – Está no monte Gerizin (sagrado para samaritanos) B – Falando com meio judeu. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

29 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. A – Está no monte Gerizin (sagrado para samaritanos) B – Falando com meio judeu. C – Bebeu água em copo samaritano. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

30 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

31 Jesus tratou igualmente.
2 – Produz quebra de preconceitos Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. Nicodemos x Mulher Samaritana II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. Judeu Samaritana Homem Mulher Rico Pobre Alta classe Camponesa Mestre da lei Sem acesso a educação Jesus tratou igualmente. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

32 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. B – Ela é samaritana. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

33 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. B – Ela é samaritana. C – Ela era discriminada na sociedade. - isolada das demais mulheres. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

34 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. B – Ela é samaritana. C – Ela era discriminada na sociedade. - isolada das demais mulheres. - vários casamentos. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

35 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. B – Ela é samaritana. C – Ela era discriminada na sociedade. - isolada das demais mulheres. - vários casamentos. - tinha opinião própria. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

36 2 – Produz quebra de preconceitos - 4.7-9.
Mensagem 11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? I - Jesus quebrou preconceitos culturais. II - Jesus quebrou preconceitos religiosos. III - Jesus quebrou todos os preconceitos. A – Ela é mulher. B – Ela é samaritana. C – Ela era discriminada na sociedade. - isolada das demais mulheres. - vários casamentos. - tinha opinião própria. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.) 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

37 1 – Produz grande compaixão - 4.1-6.
Mensagem – O que a Fé Centrada em Cristo produz nos seus discípulos. 1 – Produz grande compaixão 2 – Produz quebra de preconceitos

38 [ Fé centrada em Cristo produz preceitos que quebram preconceitos!]
Mensagem – O que a Fé Centrada em Cristo produz nos seus discípulos. 1 – Produz grande compaixão [ Fé centrada em Cristo produz preceitos que quebram preconceitos!] [ Fé centrada em Cristo produz grande compaixão no coração dos seus discípulos!] 2 – Produz quebra de preconceitos


Carregar ppt "Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google