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Arts and Crafts e Art Nouveau

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Apresentação em tema: "Arts and Crafts e Art Nouveau"— Transcrição da apresentação:

1 Arts and Crafts e Art Nouveau
Profa. Consuelo Holanda crimideia

2 Artes e Ofícios (Arts and Crafts)
*Movimento precursor da Art Nouveau • Governo britânico incentivava colaboração entre as artes e a indústria artesanal • 1835: criação das escolas de desenho, com o objetivo de aprimorar o design para compatibilizar a arte com a industrialização • Mesmo com a indústria ainda nascente alguns artistas e críticos pregavam a volta da tradição artesanal. • John Ruskin – Crítico, teórico e historiador da arte. Creditava à Revolução Industrial todos os problemas sociais e econômicos da época.

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6 William Morris – arquiteto e sociólogo – acreditava na renovação artesanal para melhorar o design.
• Sofre influência das ideias de Ruskin e cria a Morris & Co, para produzir em maior escala mas com rigor e acabamento artesanal. • Projeta a Red House: todos os móveis e detalhes foram planejados e executados artesanalmente. • Suas ideias consagraram a prática de os artistas desenharem objetos para produção em série pela indústria. • Gráfica, tecido, papel de parede

7 1888 Arts and Crafts Exhibition Society • Objetivo: divulgar o desenvolvimento do mobiliário • Tendência é a funcionalidade • Nestas exposições aparecem participantes que realizam pesquisas formais e começam a trabalhar com formas mais fluidas, curvilíneas. • Esse movimento dá origem ao Art Nouveau. • Outras influências: gravuras e arte japonesa.

8 Art Nouveau • Europa e Inglaterra 1890 – 1920 • Art Nouveau: marchand Bing, loja especializada em venda de móveis e objetos avant-gard • Liberty: loja em Londres, 1875 • Jugendstil: Alemanha, revista Jugend (1896) • Reuniu tendências: industrialização, arte oriental, artes decorativas, iluminuras medievais, artes aplicadas (processos industriais) • Rejeita as formas meramente funcionais dos objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas.

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11 Caracterizado pela ruptura com as tradições na arte e na arquitetura.
Estilo novo, voltado para a originalidade da forma, destituído de preocupações ideológicas e tradições estéticas. • Teve principal influência nos objetos decorativos e na arquitetura (Machintosh, Gaudi) • Integração das artes: mesmo princípio passou a ser utilizado na arquitetura, decoração, pintura, móveis, jóias • Queria fugir da opressão da indústria, da linha reta, da igualdade • Propunha uma linguagem formal inspirada na natureza, caracterizada pela linha sinuosa e dinâmica e decoração floral. • Design foi adaptado ao modo de produção industrial

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13 Aplicado em jóias e demais objetos decorativos
• “O artista não deveria pretender criar uma única “obra de arte”, mas sim um complexo harmonioso e integrado de partes e elementos que propiciasse um ambiente adequado para a vida social.”

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15 Arquitetura: Art Nouveau
• Características: Motivos fitomórficos, inspirados na natureza Ritmo baseado nas curvas e na cor Não existe mais simetria perfeita Busca comunicar agilidade, movimento, leveza • O elemento decorativo perde o caráter de acréscimo, de sobreposição. Elemento ornamental se adequa ao objeto transformando-se de superestrutura em estrutura. • Funcionalidade se identifica com o belo

16 intenção de basear sua arte na realidade presente
intenção de basear sua arte na realidade presente. Por isso os termos aplicados fazem referências à modernidade, à inovação. • Podem utilizar elementos do passado mas o faziam de estilos tão distanciados no tempo (medievais) ou no espaço (japoneses) que o resultado parecia original e moderno. • Rejeitavam o naturalismo puro e simples. Não se deveria imitar a natureza mas sim sintetizar suas formas e projetá-las de maneira mais livre e imaginativa.


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