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QUÍMICA Profº JAISON. QUÍMICA Profº JAISON RELEMBRANDO Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam.

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2 QUÍMICA Profº JAISON

3 RELEMBRANDO Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam a seguinte representação: 10+x 5xA                     11+x4x+8B

4 A MATÉRIA Afinal, o que é matéria?
Chamamos de matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. A madeira, o ferro e o vidro são exemplos de matéria. Imagem: Das Ohr / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

5 Uma porção delimitada da matéria é chamada de corpo
Uma porção delimitada da matéria é chamada de corpo. Por exemplo, um pedaço de madeira ou um caco de vidro. Imagem: Ikescs / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

6 Quando um corpo é usado como utensílio ou ferramenta pelo homem, temos um objeto.
Imagem: Vmenkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

7 Você já deve ter percebido que alguns materiais são mais duros, outros quebram com facilidade, alguns são coloridos e outros não apresentam cores, etc. Tais características são denominadas de Propriedades da Matéria. Imagem: Saperaud / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

8 PROPRIEDADES DA MATÉRIA
CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria PROPRIEDADES DA MATÉRIA As propriedades da matéria que podem ser observadas em um corpo podem ser classificadas em: Propriedades Gerais Propriedades Específicas

9 PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA
CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância da qual é constituído. São elas: IMPENETRABILIDADE MASSA EXTENSÃO ELASTICIDADE INDESTRUTIBILIDADE INÉRCIA

10 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria IMPENETRABILIDADE É a propriedade que os corpos têm de não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Imagem: Norman Bailey / Australian Paralympic Committee / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

11 EXTENSÃO É a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, ou seja, toda matéria ocupa um lugar no espaço, o que corresponde ao seu volume. Imagem: Batty / Domínio Público

12 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria MASSA Corresponde à quantidade de matéria que forma um corpo. Para medirmos a massa, utilizamos, como unidade de medida principal, o quilograma. Imagem: 竹筍弟弟 / The Use of this image is free for any purpose.

13 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria INÉRCIA Naturalmente os corpos têm a tendência de manter seu estado de repouso ou de movimento em trajetória reta. A medida da inércia corresponde à da massa de um corpo, portanto, quanto maior é a massa de um corpo, maior será sua inércia. Imagem: Walter Baxter / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

14 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria ELASTICIDADE É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a força a que estava submetido. Imagem: Angela Seving / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

15 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria INDESTRUTIBILIDADE É a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída, apenas transformada. Imagem: Louis Waweru / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

16 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA
CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA São as propriedades observadas em certo grupo de matéria. São divididas em: ORGANOLÉPTICAS QUÍMICAS FÍSICAS

17 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria ORGANOLÉPTICAS São as propriedades pelas quais certas substâncias impressionam nossos sentidos: cor, sabor, brilho, odor, etc. Imagem: Kitcheen.emm / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

18 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria QUÍMICAS Propriedades químicas são aquelas que caracterizam quimicamente as substâncias. Vale destacar a combustão, a hidrólise e a reatividade. Sebastian Ritter / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

19 CIÊNCIAS, 9º Ano do Ensino Fundamental
Propriedades gerais e específicas da matéria, partindo do conceito de matéria FÍSICAS São as propriedades que caracterizam as substâncias fisicamente, diferenciando-as entre si. As mais importantes são: ponto de fusão, ebulição, solidificação e condensação. Imagem: Victor Blacus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

20 DENSIDADE – uma propriedade física importante e útil
Alumínio Platina Mercúrio 13,6 g/cm3 21,5 g/cm3 2,7 g/cm3

21 Problema Um pedaço de cobre tem uma massa de 57,54 g
Problema Um pedaço de cobre tem uma massa de 57,54 g. Ela tem 9,36 cm de comprimento, 7,23 cm de largura e 0,95 mm de espessura. Calcule a densidade (g/cm3).

22 SOLUÇÃO 1. Coloque as dimensões em unidades iguais.
2. Calcule o volume em centímetros cúbicos. 3. Calcule a densidade. (9.36 cm)(7.23 cm)(0.095 cm) = 6.4 cm3

23 ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

24 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Curiosidades
Por que os vidros dos carros embaçam em dias de chuva? Porque a temperatura do interior do veículo é maior que a temperatura externa e o vapor de água eliminado pela respiração e pelo suor se condensa ao encontrar uma superfície fria (os vidros)

25 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Curiosidades
Que são os rastros deixados pelos jatos? Devido à altitude e a baixa temperatura, os vapores de água dos motores se congelam, formando uma fumaça. Tempo seco, logo o rastro desaparece. Tempo úmido, forma a cauda.

26 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Curiosidades
Em dias frios, sai de nossa boca e nariz uma espécie de fumaça. Como ela é formada? Nosso corpo libera vapor d’água; este, em contato com o ar frio que nos cerca, condensa-se, transformando-se em gotículas de água.

27 PROPRIEDADES FÍSICAS SUBSTÂNCIAS PURAS

28 TEMPERATURAS DE EBULIÇÃO

29 PROPRIEDADES FÍSICAS SUBSTÂNCIAS PURAS
ALOTROPIA

30 PROPRIEDADES FÍSICAS MISTURAS

31 PROPRIEDADES FÍSICAS MISTURAS ESPECIAIS
Mistura Eutética Sólidos especiais. Ex.: Solda 37% Pb, 63% Sn Mistura Azeotrópica Líquidos especiais. Ex.: Acetona 86,5% Acetona, 13,5% Metanol

32 PROPRIEDADES FÍSICAS MISTURAS
FASE E COMPONENTE

33 PROPRIEDADES FÍSICAS MISTURAS
FASE E COMPONENTE GRANITO Pedra composta por três tipos de rocha: Quartzo Mica Feldspato

34 TRANSFORMAÇÕES / FENÔMENOS
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS Não produzem novas substâncias.

35 TRANSFORMAÇÕES / FENÔMENOS
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS Não produzem novas substâncias.

36 TRANSFORMAÇÕES / FENÔMENOS
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS Produzem novas substâncias.

37 SEPARAÇÃO DE HETEREGÊNEAS Métodos Antigos
PENEIRAÇÃO ou TAMISAÇÃO LEVIGAÇÃO CATAÇÃO

38 SEPARAÇÃO DE HETEREGÊNEAS Métodos Antigos
VENTILAÇÃO SEPARAÇÃO MAGNÉTICA

39 Misturas Heterogêneas
FLOTAÇÃO DISSOLUÇÃO FRACIONADA

40 Misturas Heterogêneas
FILTRAÇÃO

41 Misturas Heterogêneas
Exemplo: em fábricas de cerâmica e porcelana, mói-se a argila em suspensão na água e filtra-se a pasta a vácuo, a fim de eliminar o excesso de água.

42 Misturas Heterogêneas
DECANTAÇÃO CENTRIFUGAÇÃO: acelera a decantação

43 Misturas Heterogêneas
Exemplo: óleo (menos denso) da água (mais denso).

44 Misturas Homogêneas DESTILAÇÃO SIMPLES

45 Misturas Homogêneas DESTILAÇÃO FRACIONADA

46 TRATAMENTO DE ÁGUA Coagulação Flocos de sujeira

47 Exercício Uma das etapas do funcionamento do aspirador de pó, utilizado na limpeza doméstica, é a: a) filtração. b) decantação. c) sedimentação. d) centrifugação. e) sifonação.

48 Praticando Quando começaram a ser produzidos em larga escala, em meados do século XX, objetos de plástico eram considerados substitutos de qualidade inferior para objetos feitos de outros materiais. Com o tempo, essa concepção mudou bastante. Por exemplo, canecas eram feitas de folha de flandres, uma liga metálica, mas, hoje, também são feitas de louça ou de plástico. Esses materiais podem apresentar vantagens e desvantagens para sua utilização em canecas, como as listadas a seguir: I. ter boa resistência a impactos, mas não poder ser levado diretamente ao fogo; II. poder ser levado diretamente ao fogo, mas estar sujeito a corrosão; III. apresentar pouca reatividade química, mas ter pouca resistência a impactos. Os materiais utilizados na confecção de canecas os quais apresentam as propriedades I, II e III são, respectivamente, a) metal, plástico, louça. b) metal, louça, plástico. c) louça, metal, plástico. d) plástico, louça, metal. e) plástico, metal, louça.

49 Resposta da questão : [E]
O plástico (termoplástico) tem boa resistência a impactos, mas não poder ser levado diretamente ao fogo, pois pode sofrer fusão. O metal pode ser levado diretamente ao fogo, mas está sujeito a corrosão. A louça (material cerâmico) apresenta pouca reatividade química, mas ter pouca resistência a impactos.

50 O sal de cozinha é usado, muitas vezes, na conservação dos alimentos
O sal de cozinha é usado, muitas vezes, na conservação dos alimentos. Ele pode ser obtido nas salinas, sendo removido da água do mar por evaporação. Se o sal estiver contaminado com areia, a mistura será __________, e um dos métodos para purificá-lo pode ser a __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) heterogênea - filtração b) heterogênea - dissolução fracionada c) homogênea - filtração a vácuo d) homogênea - decantação e) heterogênea - destilação fracionada

51 Resposta da questão: [B]

52 O gráfico representa a curva de resfriamento da água pura à pressão constante de 1 atm.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das seguintes afirmativas: ( ) O fenômeno que ocorre na região B da curva é a solidificação e há duas fases em equilíbrio. ( ) Na região C da curva, há somente a fase sólida. ( ) Nas regiões B e D da curva, a temperatura permanece constante. ( ) Na região D da curva, coexistem em equilíbrio as fases sólida e líquida. A sequência correta é a) V - V - F - V. b) V - F - V - F. c) V - F - F - F. d) F - V - V - V. e) F - F - V - V.

53 Resposta da questão: [E]

54 Bons Estudos GALERA!!!


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